segunda-feira, 22 de março de 2021

Prédios Romanos.

 

Existem prédios romanos em Roma que não estejam em ruínas?

Sim. Engraçado, estou trabalhando em um novo livro e ontem fiz uma cena que se passa aqui:

Esta é a Cúria Julia, a assembleia do Senado Romano.

Todos imaginam a reunião do Senado naquela sala semicircular com o orador em destaque, onde Júlio César foi assassinado. Isso é, por sinal, até verdade, mas era o Teatro de Pompeu, que é onde o Senado se reunia enquanto César estava construindo a Cúria Julia ("Assembleia Juliana"). O Teatro de Pompeu estava em ruínas e foi demolido no ano 1150, mas a Cúria Julia sobreviveu.

A construção foi iniciada em 44 a.C. e concluída em 29 a.C. O Senado se reuniu lá por mais de 650 anos. (Para alguma perspectiva, os Estados Unidos não têm exatamente 250 anos, e as primeiras colônias inglesas na América do Norte foram fundadas há pouco mais de 400 anos.) É bastante inexpressivo para um lugar onde tanta história foi feita - talvez fosse César sutilmente lembrando o senadores de sua relativa insignificância sob sua ditadura, e os subsequentes imperadores, idem? - pode ser por isso que ele sobreviveu em vez de ser destruído nos vários sacos de Roma que aconteceram ao seu redor.

Em vez de formar um semicírculo, o Senado ficava ao longo de uma parede em três degraus largos, de frente para o outro lado. A câmara tem cerca de 25 metros de largura e provavelmente pode acomodar cerca de 100 senadores em cada nível.

Interior da Cúria Julia. OK, poderia ser necessária uma pequena renovação, mas não está em ruínas.

Restos de um afresco romano no interior. Eu vou admitir, este já viu dias melhores.

A Cúria Julia foi restaurada várias vezes durante o tempo do Império. O Senado ainda se reunia lá muito depois da Queda de Roma, quando o Império Ocidental era governado por reis ostrogodos. Com o tempo, as portas originais, muito do mármore interno e muitas das decorações foram removidas para uso em edifícios mais modernos.

A Cúria Júlia e o Arco de Septimus Severus, por volta de 1575.

Em 630 d.C., o edifício foi abandonado até que o Papa Honório I o converteu na Igreja de Sant'Adriano. Em 1923 - quase 1.300 anos depois - a igreja foi desconsagrada e o governo italiano comprou a propriedade por cerca de $ 21.500 (cerca de $ 325.000 hoje). *

Este edifício tem mais de dois milênios. Tinha cerca de 60 anos quando Cristo morreu. **

Restos do Fórum Romano, com a igreja de Santa Martina e Luca ao centro e a Cúria Júlia à direita, parcialmente escondida atrás do Arco de Septímio Severo.

* Sim, no caso seria o governo Mussolini. Ele fez os trens andarem no horário certo também, mas isso não tem nada a ver com a resposta. Quaisquer comentários sobre fascismo e Antifa serão excluídos com extremo preconceito, e o comentador será considerado um idiota.

** Suspiros.. Aquele não é um comentário sobre religião, apenas uma referência de lugares para os interessados. Chamas levantadas em torno de religião vs. fato histórico estrito também serão excluídas, e o comentador será considerado herético. Dá um tempo, pessoal.

EDIÇÃO: Caramba! Eu estava relendo isso e de repente me dei conta do cálculo.

2021 será o aniversário de 2.050 anos da Cúria Julia.

Quoranoss italianos, se o seu governo não está planejando nada especial, é hora de começar uma campanha por correspondência!

Todas as imagens: Wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário