sexta-feira, 26 de março de 2021

Cadeiras da morte.

 

Quais são alguns dos fatos mais perturbadores da história?

Cadeiras da Morte das Clarissas

Assentos de pedra no putridarium no cemitério Clarisse, Castello Aragonese (Castello Aragonese d'Ischia)

Para algumas culturas, a morte é o começo de um processo de purificação que começa com a decomposição e termina com a esqueletização. Essas pessoas acreditam que quando um ente querido toma seu último suspiro, é o começo de uma jornada para a terra dos antepassados, e o cadáver deve decair completamente antes que uma alma seja considerada purificada e possa subir para a vida após a morte.

O castelo aragonês de Ischia já é único em si, localizado em uma ilhota vulcânica de maré conectada à ilha principal de Ischia apenas por uma calçada. Mas, um dos muitos quartos dentro do castelo tem uma história particular digna de um romance gótico ou filme de terror.

Construídas por Hiero I de Siracusa em 474 aC, duas torres foram construídas para driblar as frotas etruscas de atacarem Cumaea, situada no continente oposto a Ísquia. Erupções vulcânicas próximas do Monte Epomeo forçaram as guarnições de Hiero da ilha, que permaneceram parcialmente povoadas por décadas. Em 326 aC, a fortaleza foi capturada pelos romanos e mais tarde pelos Parthenopeans (os antigos habitantes de Nápoles). Nos séculos seguintes, a ilhota foi ocupada por vários povos, incluindo bizantinos, árabes, normandos e angevinos.

O Castelo Aragonês

O castelo como está hoje foi construído em 1441 por Alfonso V de Aragão, que ligou a rocha à ilha com uma calçada de pedra em vez da ponte de madeira anterior. Os empreiteiros fortificaram os muros para defender as quase 2.000 famílias que ocuparam a ilha durante os séculos 16 a 18 contra ataques devastadores de piratas gregos e turcos.

Foi durante o século XVI que as infames cadeiras da morte do castelo entraram em existência. Entre 1575 e 1810 (quando os 16 Claires restantes deixaram a ilha), o Castelo Aragonês abrigava uma comunidade de freiras pertencentes à Ordem de Santa Clara (também conhecida como Clarissas Pobres). As freiras tinham um convento no castelo (que era chamado de "Convento delle Clarisse") e praticavam uma prática funerária bastante incomum.

Santa Clara de Assis

As Clarissas Pobres foram fundadas por Clara de Assis no ano de 1212. Pouco se sabe sobre a infância de Clare, embora a tradição popular indique que ela veio de uma família bastante abastada de Assisi. Aos dezoito anos, inspirado pela pregação de Francisco na Catedral de Assisi, Clare fugiu de casa para se juntar à sua comunidade de frades em Portiuncula, nos arredores da cidade.

Embora, segundo a tradição, sua família quisesse recuperá-la à força, a dedicação de Clare à santidade e à pobreza inspirou os frades a aceitar sua resolução. Ela recebeu o hábito de uma freira e foi transferida para vários mosteiros beneditinos, primeiro em Bastia e depois em Sant 'Angelo di Panzo, para seu treinamento monástico.

Em 1216, Francisco pôde oferecer a Clare e seus companheiros um mosteiro adjacente à capela de San Damiano, onde ela se tornou abadessa. A mãe de Clare, duas de suas irmãs e algumas outras mulheres ricas de Florença se juntaram à sua Ordem. Clare dedicou sua ordem aos rígidos princípios de Francisco, estabelecendo uma regra de extrema pobreza muito mais severa do que a de qualquer ordem feminina da época.

Sempre que uma freira morria, seu cadáver era levado ao cemitério, o 'Cimitero delle Monache Clarisse', uma cripta subterrânea sem janelas esculpida em pedra calcária, e colocada em posição sentada em uma 'cadeira da morte'. Os cadáveres eram deixados nessas cadeiras de pedra para se decompor. Cada cadeira da morte tinha um orifício em seu assento, sob o qual era colocado um vaso especial. Estes foram feitos para coletar os fluidos que foram produzidos durante o processo de decomposição.

Um olhar mais atento a uma cadeira de morte individual.

Depois de um ano ou dois, os cadáveres se transformavam em pilhas de ossos. As Claras vivas ou um membro da família sobrevivente da freira falecida coletavam e limpavam os ossos, cuja brancura foi considerada um símbolo de pureza. Os ossos eram eventualmente armazenados em um ossuário. O ossuário se tornou seu local de descanso final, representando a alma do purgatório em paz e liberando os enlutados de seu dever de lamentar. De fato, o ossuário era frequentemente exibido em uma parte pública da igreja ou pelo menos era visível através de uma grade, servindo como um lembrete das almas no céu.

Essa prática não era exclusiva do Castelo Aragonês, outros monges e monjas do norte até Milão e da Sicília no sul praticavam o mesmo ritual na área conhecida como putridário. A prática fazia parte de uma tradição mais ampla e antiga, conhecida como "morte dupla" ou "enterro duplo", onde o momento da morte era apenas um descanso durante uma jornada mais longa para a salvação.

Cripta em Chiesa Madre em Fiumedinisi

As freiras sobreviventes visitavam suas irmãs mortas diariamente, orando e meditando sobre a morte e a vida terrena e efêmera. O processo era uma alegoria para a morte. O tempo que o cadáver passava no putridário era considerado análogo ao tempo que uma alma passava no purgatório (um inferno temporário), antes de ser permitida no céu. Acreditava-se que, enquanto a alma de um membro da família estivesse no Purgatório, os vivos poderiam expiar os pecados dos mortos para garantir uma viagem segura para a vida após a morte. Eles também acreditavam que, se cuidassem bem dos restos em decomposição, os mortos olhariam favoravelmente para os vivos e retribuiriam essas boas ações.

Quando os ossos eram removidos, limpos e branqueados, sua brancura foi considerada prova da pureza recém-descoberta da alma, pois a natureza pecaminosa da humanidade havia sido queimada no fogo do inferno.

Putridarium em San Sebastianello

Embora isso possa ter sido uma boa forma de exercício espiritual, quase certamente teria sido prejudicial à sua saúde física. Passando várias horas em um lugar tão insalubre, as freiras freqüentemente contraíam doenças graves, que em alguns casos eram mortais. A Putridaria começou a cair em desuso no final do século XVII até sua extinção no início do século XX. Principalmente porque as pessoas acreditavam que eram insalubres e que os cadáveres emitiam eflúvios ou miasmas mortais.

Castelo aragonês. A prisão de Bourbon

Em 1809, o castelo aragonês foi bombardeado pelos britânicos durante as guerras napoleônicas. Os prédios danificados foram abandonados, e o convento era presumivelmente um deles, quando as Clarissas deixaram o castelo no ano seguinte. Em 1823, por ordem do rei Fernando VI da dinastia Bourbon, o castelo foi apropriado como prisão até 1860. Enquanto o convento não são mais o lar de uma comunidade de freiras, as 'cadeiras da morte' são um lembrete sombrio de sua presença no castelo aragonês.

Notas de rodapé

[1] Morbid Monday: Resurrection through Decomposition

[2] Castello Aragonese d'Ischia

[3] "Hiero I of Syracuse" on Revolvy.com

[4] Global Volcanism Program - Wikipedia

[5] A History of Ischia

[6] The Aragonese Castle

[7] Aragonese Castle

[8] Poor Clares — Cloistered Life

[9] St. Clare of Assisi - Saints & Angels - Catholic Online

[10] Poor Clare Sisters

[11] History of the Poor Clare Order in Britain

[12] http://Bellucci, Gualtiero (2005...

[13] Inside the Cloister

[14] Le suore non sepolte e la meditazione sulla morte

[15] Consider the Putridarium | The Order of the Good Death

[16] http://Antonio Fornaciari, Valen...

[17] symbolism of ossuaries christianity

[18] The Aragonese Castle and Porto Ischia

[19] Consider the Putridarium | The Order of the Good Death

[20] Double Death

[21] The Aragonese Castle and Porto Ischia

[22] Consider the Putridarium | The Order of the Good Death

[23] Morbid Monday: Resurrection through Decomposition

[24] Apocalyptic Midnight Death Cult

[25] http://Monte Epomeo

[26] https://www.google.com/url?sa=t&...

[27] Death Chairs of Poor Clares Cemetery

[28] Aragonese castle. The Bourbon prison




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