sexta-feira, 26 de março de 2021

Invasão Napoleônica.

 

Porque o Duque de Wellington escreveu que nunca na história mundial haverá crimes piores do que os cometidos pelos franceses em Portugal?

O duque de Wellington escreveu sobre o assassinato, roubos e coisas piores: “O povo britânico, tenho certeza, não acreditaria nos comportamentos indecentes dos franceses após sua retirada. Nunca vi, nem ouvi, nem li sobre tal comportamento e estou convencido de que suas ações não têm igual na história mundial. Você ouvirá várias histórias chocantes que deveriam ser contadas ao mundo em geral. Eles mataram todas as pessoas que encontraram. Todos os dias, encontramos corpos de mulheres, jovens e velhas, que foram esfaqueadas ou baleadas. Como estávamos perto de Condeix

a, eles regularmente mandavam patrulhas para buscar todas as garotas com mais de 10 anos para o acampamento para satisfazer os soldados ... Todas as crianças que encontramos choravam, lamentando a morte de um dos pais. As casas foram sistematicamente queimadas ... Eles desenterraram e saquearam as sepulturas. Dois dias atrás, uma de nossas patrulhas entrou em uma aldeia onde encontraram 36 cadáveres, a maioria dos quais estavam em suas camas ... ”

É importante notar que o público britânico e o Parlamento já estavam bem motivados contra Napoleão como uma ameaça à Grã-Bretanha. O medo de invasão era tangível, especialmente em Londres e ao longo da costa sul. Wellington não era propenso a exageros, nem costumava escrever descrições gráficas da guerra que testemunhou (por exemplo, o rescaldo de Waterloo o aborreceu tão profundamente, que ele se recusou a falar sobre isso), portanto, podemos assumir (presumir neste sentido não existe em português, mas sim em inglês) que sua escrita é factual.

A estrategia de Wellington em Portugal foi não deixar nada para os franceses, nada para comerem, nem para usarem, assim ou se retiraram os bens alimenticios, ou se queimou o restante para que nada servisse aos franceses, mas as consequencias dos actos dos soldados contra a população civil Portuguesa foi a pior que a Europa já tinha visto e que só por muita hipocrisia é que alguem poderia chamar a França a terra das liberdades e direitos, porque nem sequer assumem nenhuma das suas terriveis atrocidades, pelo contrario tem orgulho delas!

No dia 11 de Setembro de 1810, o corpo de tropas de Reynier abandonou os concelhos do Sabugal, Alfaiates e Vilar Maior, onde estavam instaladas há 14 dias, iniciando, sob o comando de Massena, a manobra da terceira invasão de Portugal. Para trás deixavam aldeias saqueadas, homens mutilados e assassinados e mulheres violadas. Portugal e os portugueses viveram o período mais pavorosos da sua história.

Imobilizados nas linhas de Torres, sem meios de abastecimento, os Franceses pilharam sistematicamente uma vasta região. Como depois relatou Marbot, um “regimento, organizando a pilhagem a grande escala, enviava para longe numerosos destacamentos armados e bem comandados, que, empurrando à sua frente milhares de burros, voltavam, carregados com provisões de toda a espécie.... Mas como as regiões próximas ao nosso acantonamento ficaram mais ou menos esgotadas, os nossos soldados que andavam a pilhar afastaram-se mais. Houve quem tivesse levado as suas excursões até às portas de Abrantes e de Coimbra, muitos até atravessaram o Tejo”.

Em Março de 1811 os Franceses iniciaram a retirada. Desesperados pela fome,

buscando mais a sobrevivência do que o combate, levaram as atrocidades ao último grau, apanhando as populações em fuga, a quem torturavam e matavam para lhes extorquir víveres. Coimbra foi poupada, pois Massena não conseguiu entrar na cidade. Conduziu então os seus homens para Espanha pela margem sul do rio Mondego, onde a carnificina prosseguiu.

Coimbra... que contém 290 paróquias, apenas contará 26 delas onde não entrasse o inimigo. O terreno de todas as outras foi por ele calcado, desde o dia 21 de Setembro de 1810 até ao meio de Março de 1811”. A miséria é geral, diz o provisor. Segundo os seus cálculos, morreram violentamente às mãos dos soldados 3.000 pessoas e em consequência da epidemia que se seguiu, teriam falecido, no mínimo, 35 mil habitantes da diocese.

Uma descrição que Luís Soares Barbosa, médico da Câmara e do Hospital de Leiria redigiu em Janeiro de 1813, é particularmente esclarecedora. Diz este médico, testemunha directa e envolvida nos acontecimentos, na sua longa memória:

“Pode-se marcar o princípio da epidemia no fim de Novembro de 1810. Os habitantes tendo-se retirado para as montanhas e outros lugares, principiaram a experimentar os incómodos, as inquietações e os sustos, que o retrocesso e a vizinhança do inimigo lhes causava; e então o terror e a consternação se tornou geral. O incómodo das fugidas, a desabrida exposição ao ar húmido e frio, a penúria de alimentos e a sua má qualidade, a amontoação de fugitivos em casas apertadas e baixas das aldeias, a falta de limpeza nelas, a sordidez dos vestidos por falta de mudança e lavagem excitaram a epidemia. A continuação das mesmas causas, as excreções e imundícies amontoadas, a multidão de enfermos, as exalações dos mortos a propagaram e a fizeram mais grave, perigosa e contagiosa”.

“Grande parte dos que restaram no país foram vítimas da miséria, da fome, do

desamparo e da infecção, não falando dos que morreram às mãos da tropa cruel e desumana... Eu me lembro ainda do horroroso quadro, quando voltei para este desgraçado território: aldeias desertas, todo o território ficou sem ser cultivado, uma solidão espantosa, não aparecendo nem quadrúpedes nem voláteis, casas incendiadas ou derrotadas, imundícies amontoadas, vivos agonizantes, esqueletos ambulantes formavam então um espectáculo estranho, pavoroso, e mortificante”.

Os relatórios elaborados por outros médicos da região corroboram as palavras de Soares Barbosa. Francisco José Lima, de Ansião, inicia o seu texto de Janeiro de 1813 dizendo que as doenças que ainda grassavam no concelho eram resultado da “debilidade e outras causas nascidas das moléstias contagiosas que começaram, quando os Franceses evacuaram esta província”. Aludindo a essa época, afirma: “foi este país, esta região, por eles ocupada por muitos meses, roubando, assassinando e maltratando os povos; destes uns se retiraram para os desertos, expondo-se aos rigores da estação húmida e fria; e a maior parte para o norte do Mondego, onde viviam em diversos lugares como em montões”.

Sobreviventes mas espoliados

Como o exército aliado vencera a batalha do Buçaco a 27 de Setembro de 1810, em Coimbra comemorou-se efusivamente. Mas Wellington decidiu rumar a Lisboa, abandonando aquela cidade, onde só na madrugada do dia 29 de Setembro se percebeu que o exército inimigo se encontrava às suas portas. Foi ordenada a total evacuação da urbe e a destruição de tudo o que não pudesse ser transportado. Em pânico, pobres e ricos, padres e freiras, velhos e novos, fugiram em direcção a Lisboa e ao porto da Figueira da Foz ou embrenharam-se por matos e pinhais, mas muitos foram capturados e violentados na estrada real. Outros, impossibilitados de caminhar por doença ou velhice ou esperançados na clemência do invasor, permaneceram e sofreram as consequências. Igrejas, conventos, colégios, recolhimentos, câmara municipal, seminário, misericórdia, lojas, casas particulares... tudo foi saqueado. A pilhagem de Coimbra, de 1 a 3 de Outubro de 1810, foi absolutamente devastadora e não tem sido devidamente valorizada pelos historiadores, não obstante ter sido cabalmente comprovada já em 1944 por Maria

Ermelinda Fernandes Martins34. Só a Universidade escapou parcialmente, protegida pelos cuidados dos oficiais portugueses que agiram diplomaticamente junto das tropas invasoras. As residências das populações humildes também não foram poupadas. Quando regressaram não possuíam uma peça de mobiliário ou um fato com que se cobrissem.

O exército francês usou o assassinato e o medo como arma, sob ordens e espontaneamente.

Um tópico difícil e muitas vezes "rejeitado", ou melhor, "escondido" pelos historiadores francófilos, o que é muito comum, pois adoram acusar e exagerar as atrocidades doutros países, mas não há uma unica terrivel atrocidade que os franceses assumam, o que em tribunal significa sem margem para duvidas, que o criminosos, nem sequer se arrepende dos seus crimes! Tal como o comportamento do Exército francês em relação à população civil quando invadiu o país.

O Exército Britânico não se comportou angelicamente, a retirada para a Corunha em 1809 "permanece um capítulo sombrio na história do exército britânico" (Charles Esdaile), e o saque de Ciudad Rodrigo, Badajoz e San Sebastian foram incidentes abismais, que causaram Wellington explodiu em fúria e ordenou o enforcamento dos criminosos no local. O fator diferencial é que os franceses foram obrigados a usar o assassinato (e pior) e o medo como arma, bem como crimes individuais e, em geral, o Exército britânico pelo menos tentou condenar os presos e Wellington foi claro quanto a punições severas para qualquer crimes cometidos contra seus aliados.

No outono de 1807, Napoleão ordenou ao General Jean-Andoche Junot, juntamente com mais de 24.000 homens, invadir a nação neutra de Portugal, para encerrar seu comércio com a Grã-Bretanha, que se recusou a cessar (esta foi uma aliança com a Grã-Bretanha que remonta ao Século 14). Nenhuma resistência militar foi oferecida (a única resistência foi oferecida pelo governador de Valença, que se recusou a abrir seus portões para a coluna do norte. Ele só cedeu ao descobrir que Lisboa havia caído e a família real já havia fugido para o Brasil)

Junot foi instruído a confiscar a propriedade das 15.000 pessoas que fugiram para o Brasil e a cobrar uma multa de 100 milhões de francos à nação. Acontece que os refugiados levaram quase metade da espécie em Portugal e os franceses mal conseguiram levantar dinheiro suficiente para manter o exército de ocupação. No entanto, os impostos pesados ​​causaram ressentimento amargo entre a população. Em janeiro de 1808, houve execuções abertas de civis que resistiram às duras exigências dos franceses.

Há muito menos detalhes dados nas memórias francesas, sobre como eles cumpriram ordens para saquear aldeias e não poupar ninguém (às vezes com entusiasmo, pois o saque fornecia uma chance para os soldados ganharem grandes valores). Joseph de Naylies, um oficial francês (que mais tarde por ser um capitão dos Eclaireurs da Guarda Imperial) escreveu: “entramos na cidade ... que foi imediatamente pilhada e reduzida a cinzas ... Queimamos e matamos todos que encontramos lá ”

Maurice de Tascher, outro oficial francês, mas que era parente da Imperatriz Josephine, escreveu:

“A Catedral e as vidas sagradas lá dentro não foram poupadas, o que os fez olhar para nós ainda com mais horror, nós violamos as suas mulheres e as suas igrejas." Vive la France!













Nenhum comentário:

Postar um comentário