Apresentação
Cérbero, também conhecido como Cerberus, é um cão de três cabeças e cauda de serpente. Sua história tem origem na Mitologia Grega. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela.
Cerberus - também conhecido como o “cão de Hades ” - era o cão com várias cabeças que guardava os portões do Mundo Inferior, evitando que os mortos saíssem e garantindo que aqueles que entravam nunca saíssem. Filho de Typhon e Echidna , ele fazia parte de uma família monstruosa, que incluía Orthus , a Lernaean Hydra e a Chimaera também.
Apenas em três ocasiões Cérbero foi enganado por visitantes de Hades : Hércules o fez com sua força, Orfeu com sua música e a Sibila de Cumas com um bolo de mel.
Retrato
Quanto ao número de cabeças de Cerberus , temos testemunhos contraditórios.
O poeta grego Hesíodo, por exemplo - depois de apontar que a monstruosidade de Cerberus era quase indescritível - também acrescenta que ele, “o cão de voz descarada de Hades ”, é uma criatura de “cinquenta cabeças, implacável e forte” que se alimenta de carne crua.
Píndaro dá um passo adiante, afirmando que Cerberus tem duas vezes mais, ou seja, cem cabeças.
Porém, possivelmente por razões práticas, na arte ele é quase exclusivamente mostrado com três cabeças, e às vezes até com duas ou apenas uma. Autores posteriores, tentando conciliar as descrições, começaram a afirmar que Cerberus tinha três cabeças de cachorro, o resto delas sendo cabeças de cobras jorrando de suas costas, com uma venenosa também servindo como sua cauda.
Décimo Segundo Trabalho de Hércules
O último - e, portanto, o mais difícil - dos Doze Trabalhos de Hércules definidos para ele por Euristeu foi trazer Cérbero do Mundo Inferior. Hades permitiu isso, mas apenas com a condição de que Hércules conseguisse fazer isso sem usar nenhuma arma.
Hércules enfrentando o Cérbero
Mesmo tendo sido mordido pela cauda de serpente de Cérbero , Hércules conseguiu colocar o cão em um estrangulamento e perseverar por tempo suficiente até Cérbero finalmente desmaiar. Depois disso, Hércules o acorrentou com correntes de adamantium e arrastou o cão até Euristeu , que ficou tão horrorizado com a visão que se escondeu instantaneamente em seu grande jarro.
Antes de deixar o Submundo, Hércules também conseguiu resgatar Teseu , que havia sido preso a uma Cadeira do Esquecimento por ousar ajudar Pirithous a sequestrar Perséfone . A terra tremeu de pavor quando Hércules tentou levantar Pirithous também de sua cadeira, então ele não teve escolha a não ser deixá-lo ir e deixá-lo amarrado para sempre.
Aparições do Cérbero na cultura popular
- Cérbero aparece no clássico filme da Disney 'Hércules' de 1997
- No jogo Assasin's Creed Odyssey (2018) o Cérbero aparece como um boss para enfrentar
- Cérberus também é um dos inimigos no God Of War do PS2
- Tem uma carta de Yu-Gi-Oh que chama Flame Cerebrus, um monstro baseado no Cérbero
- No Naruto existe uma espécie de Quimera com várias cabeças, assim fazendo a alusão ao Cérbero relatado pelo poeta Hesiodo, onde o mesmo possuía várias cabeças e não três
Nenhum comentário:
Postar um comentário