Milo de Crotona?
1.º Crotona? O que e isso?
Era (é) uma cidade grega da Sul de Italia.
Da wikipédia (doce ajuda dos apressados!):
:-)
«Fundação
Crotona (em grego: Κρότων; em latim: Crotona) foi fundada por um aqueu corcunda de nome Micelo, com ajuda de Árquias, o fundador de Siracusa. Crotona foi fundada depois de Síbaris. A cidade foi fundada no terceiro ano da 17a olimpíada.
O nome de Crotona se deve a um habitante local, que hospedou Héracles. Micelo, filho do argivo Alemon, teve um sonho em que Héracles o mandava fundar a cidade. A cidade foi fundada onde havia o túmulo de Croton.
Cidade estado
Foi importante centro cultural e político e disputou a hegemonia da região com sua cidade rival, chamada Síbaris. A cidade de Crotona também foi importante para a filosofia: Pitágoras passou um tempo razoável na cidade e parece ter influenciado na vida política e Filolau, que revelou aspectos secretos do pitagorismo em um livro, também era desta cidade.
Há indícios de que um grande atleta grego, conhecido como Mílon de Crotona tenha nascido nesta ilha. Ele competiu em várias edições dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, sendo campeão por cinco vezes consecutivas na luta livre. Segundo a lenda, ele treinava carregando um bezerro amarrado sobre seus ombros, que crescia à medida que o tempo passava, levando Milo a desenvolver sua força para carregar um bezerro cada vez mais pesado. E assim teria sido até que, na idade adulta, ele teria sido visto várias vezes carregando nada menos do que um touro nas costas.»
Bom, Milo era um homem muito forte e um campeão.
«Mílon ganhou popularidade por possuir uma força acima dos padrões normais e, principalmente, por histórias envolvendo suas habilidades físicas.
A principal história de Mílon de Crotona é usada atualmente para ilustrar alguns princípios do treinamento desportivo. Diziam que ele, durante a preparação de um dos jogos, passou a carregar diariamente um bezerro nas costas, estabelecendo uma rotina metódica de treinamento. Eram feitos diariamente 120 passos não importasse as condições climáticas.
A medida que o bezerro crescia, Mílon ganhava força e resistência chegando a um dia carregar um enorme boi (o bezerro cresceu!) em suas costas.»
in A história de Mílon de Crotona
Segundo consta das lendas, ele teve uma morte estranha…
«Se conta que um dia, passeando por um bosque, encontrou uma árvore parcialmente derrubada pelos lenhadores que haviam posto uma cunha em uma rachadura.
Querendo partir a árvore com suas mãos, removeu a cunha, quando então as partes do tronco se uniram deixando presas suas mãos e assim foi devorado por lobos selvagens.» (Mílon de Crotona – Wikipédia, a enciclopédia livre)
Para ficar ainda mais claro:
«Os gregos antigos atribuíam mortes notáveis a pessoas famosas de acordo com seus personagens. A data da morte de Milo é desconhecida, mas segundo Estrabão (VI, 1, 12) e Pausânias (VI, 14, 8), Milo caminhava por uma floresta quando se deparou com um tronco de árvore partido por cunhas. No que provavelmente pretendia ser uma demonstração de força, Milo enfiou as mãos na fenda para rasgar a árvore. As cunhas caíram da fenda e a árvore se fechou sobre suas mãos, prendendo-o. Incapaz de se libertar, o lutador foi devorado por lobos. Um historiador moderno sugeriu que é mais provável que Milo estivesse viajando sozinho quando foi atacado por lobos . Incapaz de escapar, ele foi devorado e seus restos mortais encontrados ao pé de uma árvore.>»
in Milo de Croton - Milo of Croton
Bem, o que se aprende disto?
- Nunca sobre-estime as suas vantagens. Milo era muito forte, mas mesmo assim conseguiu meter-se numa situação em que a sua prodigiosa força de nada valeu.
- Nunca agir sem saber bem o que está a fazer, muito especialmente quando estiver sozinho não poder contar com a ajuda de ninguém. Milo, ao querer partir a arvore, acabou por ficar numa situação muito má (preso), ao remover a cunha que impedia a árvore de fechar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário