Undines são elementais da água e, como tal, espíritos do mundo da água. Poderíamos dizer que um Undine é uma personificação da água. Muitas escolas de pensamento comparam os Undines a sprites, ninfas e sereias.
Derivado das figuras gregas conhecidas como Nereidas, atendentes do deus do mar Poseidon, Undine foi mencionado pela primeira vez nos escritos do autor suíço Paracelsus, que apresentou sua teoria de que existem espíritos chamados "undines" que habitam o elemento da água.
Suas origens podem ser rastreadas até a Grécia antiga, onde a mitologia cita um clã de ninfas chamado Oceanides, que reivindicou as águas do mundo como seu lar. Esses seres eram as filhas de Titã e sua esposa Tétis. A presença deles, nos oceanos era lendária entre os marítimos. Principalmente beneficente. Os oceanos ajudariam os viajantes aquáticos na navegação e proporcionariam rotas marítimas seguras.
Na tradição europeia, os Undines são os espíritos errantes das mulheres apaixonadas. Imagino que suas lágrimas de tristeza compuseram os mares salgados enquanto choravam, tendo perdido no amor. Contos indicam que esses espíritos femininos são encantadores. Eles têm a reputação de serem relativamente benignos, mas, como qualquer espírito decente, eles têm um temperamento irritado quando cruzados.
Imagem - Undines.
Provavelmente as mais famosas ondinas foram as sereias mitológicas, com as quais os marinheiros anteriores povoavam os mares. A crença na existência dessas criaturas, a metade superior de seus corpos em forma humana e a metade inferior como peixes, pode ter sido inspirada por bandos de pinguins vistos a uma grande distância, ou possivelmente focas.
Nas descrições medievais das sereias, também se afirmava que seus cabelos eram verdes, como algas marinhas, e que usavam folhas retorcidas das flores de plantas subaquáticas e anêmonas marinhas.
Nomeados oreades, nereides, limoniades, naiades, sprites de água, donzelas do mar, sereias e potamidas, diz-se que os Undines se parecem muito com os humanos em tamanho e aparência.
Dizem que são emocionais (como o elemento sugere) e amigáveis, amam plantas e flores, e são devotados ao embelezamento da Terra.
Imagem- Undine
Eles vivem em qualquer coisa que contenha água, morando em cachoeiras, rios, pântanos e brejos, lagos de montanha e ondas do mar. Eles vivem em cavernas de coral no fundo do mar e sob lírios, bem como musgos sob a cachoeira. O governante deles é Necsa. Eles geralmente aparecem como mulheres bonitas. Homens desavisados seguem a bela voz do undine até onde ela mora, seja uma cachoeira, rio ou lago. Embora ela compartilhe essa característica com as sirenes da mitologia grega, a onda não afoga suas vítimas.
Em vez disso, a própria ondina parece ter sido projetada para desempenhar o papel de vítima, daí o fato de muitos autores da era romântica acharem sua história tão convincente.
Espero que goste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário