Quem conhece um pouco de mitologia greco-romana, sabe que Hércules é o nome dado pelos antigos romanos ao herói grego Herácles, filho de Zeus (Júpiter para os romanos). Mas seria possível que Hércules (grego) e Herácles (romano) fossem personagens distintos, que eventualmente foram convergidos em um só pelo passar do tempo?
Hércules e Herácles são (e não são) a mesma pessoa
A diferença entre todos os deuses gregos e romanos tornou-se tão turva com o passar dos séculos, que as vezes é difícil diferenciar um do outro. O que deveria ser colocado como comparação entre as divindades, foi posto como equivalência de uma cultura para a outra.
O mito de Herácles fala que ele era filho de Zeus e Alcmena (uma mortal), seu nome tem como significado “Glória de Hera” ou “Aquele que luta pela glória da deusa“, ou seja, foi batizado em homenagem a deusa Hera, irmã e esposa de Zeus. No entanto a narrativa dos doze trabalhos de Herácles e o seriado de televisão Hércules e Xena (porque não?), apresenta uma relação que nada tem haver com “defesa da glória de Hera”, e sim um conflito eterno entre os dois.
Uma explicação para isto é a existência de (pelo menos) dois Herácles na Grécia antiga, que são confundidos como o mesmo personagem, e isto ocorreu antes mesmo da incorporação do mito pelos romanos.
Primeiro Herácles (Alciedes)
O primeiro Herácles do mito grego, é um tebano (originário de Tebas) também conhecido como Alciedes. Foi gerado quando Zeus assumiu a aparência de Anfitrião e engravidou sua esposa Alcmena, que deu a luz ao semi-deus, ele é o popular Herácles dos doze trabalhos.
12 Trabalhos de Hércules (Fonte: Internet)
Como dito, seu verdadeiro nome era Alciedes dado em homenagem ao seu avô Alceu (pai de Anfitrião). O nome alternativo de Herácles foi uma tentativa de apaziguar o ódio de Hera pela infidelidade do marido (Zeus). As histórias atuais mais populares sobre Hércules (filmes, séries e desenhos animados) narram fatos protagonizados na mitologia grega por Alcides.
Segundo Herácles
O segundo Herácles, é o verdadeiro protetor de Hera, é um personagem cretense (originário da ilha de Creta) que se juntou aos Argonautas liderados pelo herói Jasão, conforme as narrativas poéticas de Apolônio de Rodes.
Hercules: Thracian Wars #4 (Por Admira Wijaya of Imaginery Friends Studios)
Os cretenses possuíam um sistema sócio-político matriarcal, onde a mulher era a chefe da tribo. Elas também dominavam os assuntos religiosos, políticos e sociais. Não por acaso, o Grande Deus cretense é uma deusa, mas precisamente Deméter a “deusa mãe”.
Deméter era vista como uma deusa tríade, ou seja, formada por três distintas representações associadas às fases da Lua, que por sua vez estavam associadas a fases femininas:
- VIRGINDADE — Representada por Athena
- MATURIDADE — Representada por Afrodite
- ANCIÃ — representada por Hera
Mudanças na sociedade fizeram as sacerdotisas tradicionais serem substituídas por sacerdotes, e é neste período que Herácles aparece, ele teria sido um dos primeiros sacerdotes de Hera, junto com Jasão. Herácles representava toda a glória e sabedoria da Deusa Mãe.
Com o passar do tempo, o sistema político-social passou de matriarcal para patriarcal, tendo Zeus como o supremo-chefe do Olimpo e Hera “rebaixada” a esposa e companheira fiel.
Herácles, que iniciou suas ações como sacerdote de Hera, foi convertido em grande herói e conquistador e em cada região que o mito progredia seus feitos eram ampliados (e ou modificados), foi neste período que provavelmente começou a se confundido com o mito de Alciedes.
Hércules
Quando os romanos “importaram” Herácles (Alcides + Herácles), ele fizeram um sincretismo religioso com um mito próprio de Roma, que contava a história de um antigo pastor chamado Recaranus (ou Garanus), o “Recuperador”, famoso por sua força física e bravura.
Estatua de Hércules (Fonte: Internet)
Conta a lenda que um dia Recaranus, teve oito cabeças de gabo roubadas pelo gigante Cacus. Recaranus partiu ao encontro do gigante, onde lutou e reconquistou seus bens, tornando-se um simbolo de coragem e esperança.
Hércules, que neste momento é muito mais que apenas uma cópia e sim uma figura cheia de referências heroicas (Alciedes + Herácles + Recaranus), tornou-se um dos personagens mais populares da cultura romana, sendo retratado como um homem justo, altruísta e defensor dos fracos.
Fontes: Greek Mythology; Latrobe Univesity; Perseus
Nenhum comentário:
Postar um comentário