Porque a capital foi movida do oeste, cada vez mais instável, para o leste ainda próspero e mais rico.
A metade oriental sempre foi mais rica do que a metade ocidental.
Mas no final do Império Romano, essa discrepância de Riqueza foi exacerbada pelo fato das minas na metade ocidental do império começarem a esgotar, e essas minas, em seu auge durante a Pax Romana, reduziram um pouco a discrepância de riqueza entre as metades oriental e ocidental do império.
Além disso, o ocidente também se tornou muito mais instável por causa do aperfeiçoamento da tecnologia bárbara devido a séculos de contato com os Romanos.
Do primeiro ao quarto século, os germânicos deixaram de ser simples tribos florestais da Idade do Ferro com muito poucos assentamentos permanentes, com os romanos marchando 8 dias seguidos sem ver nada além da floresta,
para bárbaros sofisticados quase tão avançados quanto os da Gália e iguais a Roma em muitas maneiras após séculos de comércio com Roma.
Já nas Guerras marcomanas em 170 d.C., os romanos sabiam o quão difícil era derrotar os germânicos uma vez que avançassem, e no século 4, o problema era ainda maior. E no 5º, o problema se provou ser fatal para a metade ocidental do império.
Então, todos esses fatores significavam que fazia muito mais sentido mudar a capital para o leste, mais rico e estável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário