sexta-feira, 11 de junho de 2021

Aquemênidas.

 

Os persas aquemênidas governaram um império multiétnico. Suas cidades refletiam isso? Quem visitasse Susa ou Babilônia encontraria gregos, egípcios e indianos convivendo uns com os outros?

O período clássico não experimentou os grandes movimentos populacionais da era helenística.

No entanto, há evidências arqueológicas e históricas de que estrangeiros moravam nas grandes cidades da Mesopotâmia ou perto delas. Além de viajantes como Heródoto, que viajavam em busca de educação ou lazer (essas pessoas eram poucas, pois as viagens eram muito caras) e funcionários estrangeiros, havia mercadores estrangeiros.

O Império Persa tinha um extenso sistema de estradas e rotas comerciais, e as estradas eram mantidas pelo estado para estimular o comércio. Além do comércio por terra, os comerciantes do Império Persa davam grande atenção às oportunidades de comércio marítimo. Muitas rotas comerciais de outros países passavam pelo Império Persa, e as caravanas frequentemente transportavam mercadorias através da Pérsia. Joias e pedras preciosas e semipreciosas eram frequentemente trazidas para a Pérsia usando a Rota da Seda. As especiarias também eram uma mercadoria importante trazida para a Pérsia por comerciantes. O comércio era uma fonte imensa de riqueza imperial no Império Persa.

Um comerciante indiano traz ouro em pó da Índia para o rei persa. Foto: KW

Para quem quiser ler mais (em inglês) sobre o comércio no Império Persa Aquemênida:

Trade in the Persian Empire - Fertile Crescent Trade: Williams 8-3
Trade in the Persian Empire Trade was an immensely important part of the economy of the Persian Empire (Bivar).  By trading with other lands, the Persian Empire amassed a great imperial wealth (Bivar).  The Persian Empire had an extensive road system of trade routes, and the roads were maintained by the state to encourage trade (Bivar).  In addition to trading over land, the traders of the Persian Empire payed great attention to seaborne opportunities of trade (Bivar).  In order to search for more natural resources and new trade markets, the state invested in a great number of seafaring expeditions and voyages (Bivar).  One of the biggest accomplishments that the Persian Empire made in trade routes was a project started by the Egyptians that King Darius completed (Bivar).  King Darius managed to create a canal from the Nile River to the Red sea (Bivar).  King Darius did this to connect trade routes in the Arabian sea and the Persian Gulf to Egypt, and it was an extremely successful endeavor on his part (Bivar).  Many trade routes from other countries passed through the Persian Empire, and caravans often transported goods though Persia (Daryaee).  Precious and semi-precious jewels and gemstones were often brought to Persia by means of the Silk Route (Daryaee).  Spices were also an important commodity that was brought into Persia by traders (Daryaee).  Trade was an immense source of imperial wealth in the Persian Empire (Bivar).
Welcome to Encyclopaedia Iranica
The Encyclopaedia Iranica is a comprehensive research tool dedicated to the study of Iranian civilization in the Middle East, the Caucasus, Central Asia, and the Indian subcontinent

Soldados e mercenários. As fileiras do exército persa estavam cheias de soldados provenientes de diferentes satrapias (províncias). Esses poderiam ser gregos jônicos, egípcios, medos, fenícios, etc., e o exército persa era enorme! Após a Guerra do Peloponeso, mercenários gregos ofereceram seus serviços ao exército persa; Xenofonte, o ateniense, liderava 10.000 homens. Ancient Persian Warfare

Havia um outro grupo pequeno, mas muito importante: os artesãos. Os artesãos gregos trabalharam em projetos públicos reais e deixaram suas marcas; o grafite é um mau hábito, mas às vezes pode ser muito informativo: Pārseh (Persepolis) Relief fragment with Greek graffiti

Então, sim, mercadores do Oriente e do Ocidente, soldados de todas as satrapias, viajantes e artesãos devem ter sido comuns nas grandes cidades do Impéro Persa, não muito diferente do que acontece em qualquer metrópole moderna.

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário