O período clássico não experimentou os grandes movimentos populacionais da era helenística.
No entanto, há evidências arqueológicas e históricas de que estrangeiros moravam nas grandes cidades da Mesopotâmia ou perto delas. Além de viajantes como Heródoto, que viajavam em busca de educação ou lazer (essas pessoas eram poucas, pois as viagens eram muito caras) e funcionários estrangeiros, havia mercadores estrangeiros.
O Império Persa tinha um extenso sistema de estradas e rotas comerciais, e as estradas eram mantidas pelo estado para estimular o comércio. Além do comércio por terra, os comerciantes do Império Persa davam grande atenção às oportunidades de comércio marítimo. Muitas rotas comerciais de outros países passavam pelo Império Persa, e as caravanas frequentemente transportavam mercadorias através da Pérsia. Joias e pedras preciosas e semipreciosas eram frequentemente trazidas para a Pérsia usando a Rota da Seda. As especiarias também eram uma mercadoria importante trazida para a Pérsia por comerciantes. O comércio era uma fonte imensa de riqueza imperial no Império Persa.
Um comerciante indiano traz ouro em pó da Índia para o rei persa. Foto: KW
Para quem quiser ler mais (em inglês) sobre o comércio no Império Persa Aquemênida:
Soldados e mercenários. As fileiras do exército persa estavam cheias de soldados provenientes de diferentes satrapias (províncias). Esses poderiam ser gregos jônicos, egípcios, medos, fenícios, etc., e o exército persa era enorme! Após a Guerra do Peloponeso, mercenários gregos ofereceram seus serviços ao exército persa; Xenofonte, o ateniense, liderava 10.000 homens. Ancient Persian Warfare
Havia um outro grupo pequeno, mas muito importante: os artesãos. Os artesãos gregos trabalharam em projetos públicos reais e deixaram suas marcas; o grafite é um mau hábito, mas às vezes pode ser muito informativo: Pārseh (Persepolis) Relief fragment with Greek graffiti
Então, sim, mercadores do Oriente e do Ocidente, soldados de todas as satrapias, viajantes e artesãos devem ter sido comuns nas grandes cidades do Impéro Persa, não muito diferente do que acontece em qualquer metrópole moderna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário