sexta-feira, 16 de abril de 2021

Vendetta.

 Inicio dos anos 70,várzea.Eu jogava de lateral esquerdo,unica vaga que tinha no Alterosa,time la do bairro.Uniforme todo branco,esquema 4-2-4;lateral não podia passar do meio campo,era só ´marcação,os pontas iam a linha de fundo.Se o jogo estivesse resolvido,tipo 4 a 0 para nosso time,ai  podia fazer uma graça -o técnico deixava-atacar,cobrar escanteio ou bater para o gol.Certa feita,fomos enfrentar um adversário de um bairro vizinho,"domingo de sol,dia de futebol";a idade dos jogadores variava entre 16-17 anos.Não eramos o time adulto,embora alguns entre nos pudessem jogar com os mais velhos,pela habilidade.No time adversário havia um ponta direita de baixa estatura,que se revelou meu tormento;já que cabia a mim marca-lo.O garoto de origem afro,era veloz e habilidoso.No primeiro lance me deu uma caneta (passou a bola entre as minhas pernas) e cruzou para a área,o chute foi para fora.E assim ,em lances sucessivos,jogavam a bola para o ponta arisco que passava por mim ,com repertorio variado.Ate´que em uma destas jogadas ,do cruzamento dele saiu o gol do rival.Fim do primeiro tempo.Na saída,conjunta,o pontinha resolveu tripudiar:"Ai,branquelo.Acabei contigo!"-"Você joga bem",respondi humilde;"Você ainda não viu nada,no segundo tempo,eu vou tirar você de campo de tanto te humilhar!"-Respondi:"Você passou dos limites,moleque.Me aguarde!"

Inicio do segundo tempo,voltaram a enfiar bola para o moleque,na primeira bola que ele recebeu ,partiu para cima de mim,tentou me dar uma gaucha-jogar de um lado e pegar do outro-e eu entrei de carrinho,deixando as marcas das chuteiras no campo,fazendo uma especie de canal...embolamos os dois e caímos fora do campo,atingindo os torcedores que assistiam ao jogo de pé.O campo era demarcado com pedras de cascalho que com o impacto dos nossos corpos ,voaram por todo lado;o garoto com balaio de pastel-que a mãe fizera em casa-viu seus quitutes voarem junto com o balaio,poeira levantou alta;para azar do falastrão cai em cima dele!Dei-lhe uma cotovelada no nariz,começou a sangrar.O arbitro não viu a cena direito,alem do que eu estava todo ralado,cotovelos e joelhos com sangue.

Como o adversário não podia ficar em campo sangrando,foi substituído.Eu recebi umas faixas,"água milagrosa" e voltei.O substituto do ponta não apareceu na minha região .Ate hoje me pergunto por que?

Nosso time tinha um meia muito bom e em jogada individual ,ele empatou.Como era costume,então,o visitante(nós) levou o troféu,devidamente recolhido pelo técnico.Que apos o jogo,para meu espanto,teceu elogios a "meu espirito combativo".No final das contas,quem saiu foi o veloz,não eu...

M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário