segunda-feira, 26 de abril de 2021

Audrey Hepburn.

 

Como as estrelas da era dourada como Kim Novak e Audrey Hepburn conseguiram sobreviver a Hollywood em contraste com estrelas como Marilyn Monroe ou Judy Garland, que foram destruídas por ela?

Não sei muito sobre Novak, mas Audrey Hepburn é um caso muito específico, e de forma alguma ele foi uma atriz comum de Hollywood.

Ela não passava muito tempo em Hollywood de qualquer maneira. Quando se casou com Mel Ferrer em 1954, ela já havia se mudado para a Suíça. Isso transparece em sua filmografia, que é muito limitada para uma estrela de sua posição; basta dar uma olhada em quantos filmes ela realmente estrelou. Não muitos!

Quando ela morava em Hollywood, ela nunca foi festeira e gostava de ficar em casa - isso limita as oportunidades de usar drogas, ficar bêbado e ter encontros ruins.

Audrey Hepburn lendo um roteiro.

Audrey Hepburn geralmente convivia com alguns diretores que ela conhecia, e provavelmente os apreciava como profissionais, como Billy Wilder ou Stanley Donen. Isso provavelmente a poupou do teste do sofá obrigatório de elenco, uma experiência muito prejudicial para homens e mulheres em Hollywood. Ela não foi conhecida por se valer de seus artifícios femininos para conseguir papéis e, dada sua proeminência, é quase certo que isso teria surgido em algum momento, se fosse o caso.

Audrey Hepburn e Billy Wilder no set de Sabrina.

A esse respeito, acho que outro elemento-chave é que Audrey Hepburn se tornou uma atriz de primeira linha quase desde o início, graças ao seu papel em Roman Holiday (A Princesa e o Plebeu, 1953) - seu primeiro filme americano, e que foi um imenso sucesso mundial, o que lhe valeu um oscar.

Ela tinha, portanto, uma reputação antes de vir para Hollywood - então não precisava dormir com ninguém ou obter favores para chegar a esse ponto. Quando ela estrelou Breakfast at Tiffany's (Bonequinha de Luxo, 1961), ela era a atriz mais bem paga por filme, então ela podia se dar ao luxo de ser exigente na seleção de seus papéis e não atuar em muitos filmes se assim desejasse - o que me traz de volta ao meu primeiro ponto sobre sua filmografia ser limitada.

Audrey Hepburn em Breakfast at Tiffany’s.

Ela conquistou um nicho na indústria, interpretando o mesmo tipo de ingênua nascida na Europa, e sua aparência geral, rara beleza, sotaque e classe a tornavam quase insubstituível para esse tipo de papel.

Foto de perfil de Marco Antonio Costa

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