terça-feira, 27 de abril de 2021

Etruscos.

 

O que os romanos assimilaram dos etruscos?

«De facto, julga-se que Roma derive de Rumon, em etrusco quer dizer “rio”. E se isto for verdade, temos de deduzir que a primeira população da urbe não foi formada apenas por latinos e sabinos, povos do mesmo sangue e da mesma cepa, como a história do famoso “rapto” nos permite crer, mas também por Etruscos, gente de raça, língua e religião completamente diferentes. Mais, segundo alguns historiadores, o próprio Rómulo teria sido etrusco. Seja como for, não há dúvida que foi com um rito etrusco que ele fundou a cidade, escavando o sulco com um arado puxado por um touro e uma novilha, ambos brancos, depois de doze pássaros de bom augúrio lhe terem volteado sobre a cabeça. » (1)

Os Etruscos construíram uma das civilizações da antiguidade que se localizava na península itálica a partir do século IX a.C., antes dos Romanos. Eles desenvolveram uma cultura original, e, para a época estavam muito evoluídos em relação à arte (artesanato, arquitetura, escultura) e engenharia. Exerceram grande influência sobre a sociedade romana, desde cultura, artes, rituais e padrões sociais.

Ainda antes de Roma ser Roma, os etruscos já tinham planeamento urbano e sistemas de esgotos. Ah, e adaptaram o alfabeto grego às suas necessidades e ensinaram aos romanos a ler e escrever. Foram grandes comerciantes e abriram rotas de comércio em todo o norte da atual Itália, introduziram a moeda metálica como meio de pagamento. Lembram-se daquela peça de vestuário típico de Roma, a toga? Adivinha só quem inventou? Sim, os etruscos.

Também um conjunto de práticas religiosas, como por exemplo os arúspices (adivinhos) foram novidades que vieram da Etruria.

De facto, a influência cultural etrusca na Roma Arcaica é enorme.

Basicamente os etruscos ensinaram os romanos a ser civilizados…

Adenda

«Tudo isto foi reconstituído, à custa de induções, a partir de restos da arte etrusca que chegaram até nós e que constituem a única herança que aquele povo nos deixou. Compõe-se, principalmente, de vasos e de bronzes. Entre os vasos, há alguns belos, como o “Apolo de Veios”, também chamado “Apolo que caminha”, de terracota polícroma (…)

(os romanos) Dela (Etrúria) copiaram tudo aquilo que lhes convinha. Mandaram os seus filhos para as escolas de Veios e Tarquínia, para se instruíssem, particularmente em medicina e engenharia. Imitaram a toga. Adotaram o uso de moeda. E, provavelmente, também deles receberam como empréstimo a organização política, que no entanto os etruscos tiveram em comum com todos os outros povos da antiguidade e que passou, também entre eles, de um regime monárquico para um republicano, dirigido por um lucumone (Magistrado supremo), um magistrado eleito e, por fim, para uma forma de democracia dominada pelas classes abastadas.» (2)

(Apolo de Veios)

(Arúspice etrusco)

(Lucumone etrusco)

(Pinturas de um festival)

(Hoplitas etruscos)

(1)História de Roma, Da fundação à queda do Império, de Indro Montanelli, pag. 21-22

(2) Ob. Cit. pág. 21

Ligações

Eduardo Santos · Respondido 14 de abril
As origens lendárias de Roma. Rômulo e Remo, seis outros reis e suas ações ... uma época de lendas, leis e ordens não escritas, muitas das quais, no entanto, pertencem aos fundamentos da educação geral, embora a sua veracidade histórica seja, na melhor das hipóteses, duvidosa. Este texto trata de um t
Eduardo Santos · Respondido 14 de abril
As origens da República Romana Após a queda do Tarquinios e consequente expulsão, Roma passou por sérias dificuldades. A ameaça etrusca retrocedeu por algum tempo, mas a jovem república ainda era limitada por um grande número de inimigos, ansiosos para tirar partido do seu enfraquecimento. Como resul

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário