sexta-feira, 16 de abril de 2021

Anglicismos.

 

Como identificar anglicismos?

O anglicismo é o hábito de usar palavras da língua inglesa em qualquer tipo de comunicação.

Por exemplo, os brasileiros são adeptos do anglicismo de uma maneira feroz. Nas grandes cidades não se usa mais a expressão liquidação. Em seu lugar, fala-se "sale".

São também muito usadas as palavras diet, cookie, delivery, drag queen, fast food, hit, hot dog, kit, internet, ketchup, know-how, laser, light, milk shake, motocross, okay, shopping center, short, show, site, skate, stereo, slogan, check-up, check-in, check-out.

O uso indiscriminado do anglicismo levou à construção de palavras aportuguesadas, cujo sentido às vezes, foge ao significado original da palavra. Exemplos clássicos são:

  1. Pudding (sobremesa) virou pudim.
  2. Beef (carne) virou bife.
  3. Delete (apagar) virou deletar.
  4. Shampoo virou xampu.
  5. Stand virou estande.
  6. Black out virou blecaute.

Olha só as possibilidades:

Fiz um check-up essa semana e o doctor me disse que eu tinha que controlar minha diet, dai me proibiu de comer hot-dog com ketchup, tomar milkshake e diet coke no office e me mandou deletar todos os que e causavam stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário