domingo, 25 de abril de 2021

El-Raisuli.

 .Sidi Mohhamed bin abdallah el-Raisuli  ou Mulay Ahmed Mohammed El -Raisuli,o magnifico;

Xerife Berbere,líder dos piratas do deserto,defensor dos fieis,instrumento de Ala, .sultão do Riffi.\Marrocos,xerife( descendente do Profeta) do islã.\Paxa de Tanger,governador de Zebala.

( 1871.Zinat-4\1925.Adjir. Marrocos.). Estudou Teologia e Direito Islâmico. Traído e preso em mogador por 4 anos.Acabou anistiado,passando a combater o sultão abdel aziz,e sua subserviência aos europeus.Alem dos ataques piratas no mar,utilizou o rapto para resgate de europeus.Foi o responsável pelo episodio Pendekaris,em 1904,explorado politicamente por ted Roosevelt ,então em campanha para re eleição Presidencial.Com alternância nas relações com Espanhóis e Franceses,doente,acabou morto pelos seguidores de Abdel Krim.( a serviço dos europeus).

"The Wind and the Lyon.".75.John Millius.\Sean Connery.

Em 15\10\1904,Sid El-Raisuli sequestra Sr.Pendekaris e seus 2 filhos.Apos inúmeras aventuras e confrontos -com Europeus-ele liberta os norte-americanos.

.Citações:

.As tribos se unirão a mim em uma Jihad para abolir a pestilencia estrangeira.

.Homens preferem lutar com espadas para se olharem nos olhos.

.Onde ha dinheiro,os Europeus vem atras.

.Baraka estava comigo.

.Sou instrumento do Profeta,seu sangue corre em mim.

.Imortais (crianças),temidos no Inferno,a coragem deles agita as portas douradas do Paraíso.

.I fear only God.

.Que as espadas derramem o sangue dos infiéis.\Jihad....Comeremos carneiro no paraíso.

.Voltarei a vê-la sr a. Pendekaris ,quando formos como nuvens de ouro ao vento.*

.Carta a Roosevelt:

Você e´como o vento e eu como o leão. Você forma a tempestade,as areias ferem-me os olhos,e o chão agita-se.Rujo em desafio,mas você não me ouve.

Mas ha´uma diferença entre nós;eu,como o leão ,devo permanecer no meu lugar.Enquanto você,como o vento,nunca saberá qual e´o seu. 

Mulay Ahmed Mohammed El-Raisuli,o magnifico;senhor do Riffi,Sultão dos berberes.


.O rifle e´a alma do berbere.

.As vezes os inimigos são mais admiráveis que os amigos.O caminho da grandeza oferece esta escolha.

O caminho de um grande homem e´solitário e só´admite outros grandes homens;as vezes,nossos inimigos.Caminho longo e sombrio.

Ted Roosevelt.

.M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário