domingo, 18 de abril de 2021

Brando.

 

Por que Marlon Brando foi considerado um gênio?

Se você olhar para a atuação até o momento em que Brando entrou em cena, o objetivo do ofício era entreter as pessoas. Isso significava ter boa dicção, entrega clara e movimentos exagerados.

Em outras palavras, a maioria dos personagens no palco e na tela eram estereótipos exagerados. Era óbvio que eles estavam agindo.

Brando, e muitos outros atores quase ao mesmo tempo, começaram a estudar com Stella Adler, que promulgava uma abordagem diferente chamada sistema Stanislavki, desenvolvida por um diretor de teatro russo. Nessa abordagem, o ator utiliza sua própria experiência para internalizar os sentimentos dos personagens na performance para tentar dar uma performance onde sua caracterização seja crível.

Brando acertou em cheio em "A Streetcar Named Desire", onde interpreta Stanley Kowalski, um homem da classe trabalhadora de Nova Orleans que pensa que atingiu o grande momento quando sua bela esposa sulista recebe a visita de sua irmã com a notícia de que seus pais faleceram.

Stanley é, como sua esposa diz, um “bruto” (embora ela o faça como um elogio). No entanto, Stanley não é como os, caras durões dos filmes dos anos 1930. Ele mal fala. Ele é violento, mas não com muita frequência. Ele é inculto, mas não é estúpido. Ele é ... bem ... um cara da classe trabalhadora de Nova Orleans que espera que sua esposa tenha dinheiro.

O personagem não é um estereótipo nem uma caricatura. De alguma forma, esse jovem ator sensível do meio-oeste “se torna” Stanley Kowalski.

E quando você fala com outros atores que trabalharam com ele, eles ficam surpresos como o cara amigável e falante que eles conheciam no set se transforma no personagem bem na frente deles.

Brando estava na casa dos quarenta quando interpretou Don Corleone nos sessenta em “O Poderoso Chefão”. Colocar algodão nas bochechas foi ideia dele para parecer mais velho. Nessa cena, o diretor teve a ideia de despistar Brando dando-lhe o gatinho. Em vez disso. Brando se torna Don Corleone acariciando um gatinho feliz enquanto conversa com as pessoas ao seu redor. O gato ronronava tão alto que estava deixando os engenheiros de som malucos, mas não incomodou Brando em nada.

Ao longo do filme, Don Corleone, um gangster assassino cruel, faz seus discursos com uma quantidade incrível de contenção. Quando está com raiva ou chateado, ele se acalma. Ele obtém respeito por meio de sua postura, não por meio de ameaças vazias.

Talvez sua melhor cena seja aquela com o agente funerário. No início do filme, Corleone “paga adiante” ao fazer com que os homens que estupraram a filha do agente funerário sejam espancados, mas deixa claro que espera ser reembolsado algum dia. É óbvio no início da cena que Don Corleone vai agora cobrar a dívida, agora que Corleone está enterrando seu filho assassinado, Sonny. O agente funerário está apavorado. Em vez disso, toda a mágoa que Corleone sente pela perda de seu filho flui através de Brando quando ele pede ao homem que faça o possível para deixar Sonny apresentável para uma cerimônia de caixão aberto. Você sente pena de Corleone, ao mesmo tempo que sente alívio pelo agente funerário, e isso se deve ao desempenho de Brando.

Foto de perfil de Marco Antonio Costa



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