terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Segundo Reich.

 

O que tornou o Império Alemão tão poderoso?

O Império Alemão, também conhecido como Segundo Reich, existiu por quase 47 anos, entre 1871 e 1918. Foi uma confederação dos estados alemães formada em torno da Prússia após a Guerra Franco-Prussiana. Na época, o Império Alemão era o estado mais poderoso da Europa continental. Em 1914, seu exército terrestre era o mais poderoso do mundo e sua economia era superada apenas pela economia de todo o Império Britânico e dos Estados Unidos. As razões para as ascensões alemãs são variadas:

  • O Império Alemão era o estado mais populoso da Europa depois do Império Russo. Em 1914, a Alemanha tinha uma população de 65.860.000 pessoas. A Rússia tinha cerca de 166 milhões, a França tinha 41.630.000, a Grã-Bretanha tinha cerca de 43 milhões e o Austro-Hungria tinha 52 milhões. Certa vez, ouvi uma citação provavelmente apócrifa de George Clemenceau, o primeiro-ministro francês durante a Primeira Guerra Mundial. Ele disse durante as negociações para o Tratado de Versalhes: Há 20 milhões de alemães demais!

Um cartograma da população mundial em 1900

  • Havia recursos significativos de carvão e minério de ferro no território da Alemanha, especialmente na região do Ruhr. Em 1914, o Império Alemão era o terceiro do Mundo na produção de carvão, atrás do Reino Unido e dos EUA, mas era o primeiro na extração de minério de ferro. Isso permitiu aos alemães desenvolver uma indústria pesada muito poderosa.
  • Em sua época, o Império Alemão era uma potência científica. Tem um dos melhores sistemas de educação e faculdades do mundo. Entre 1901 e 1918, os alemães ganharam 4 prêmios nobres de medicina, 6 prêmios de física, 7 prêmios de química e 3 prêmios de literatura. Pessoas de todo o continente vieram estudar na Alemanha. Tecnologicamente, eles têm uma vantagem sobre todos.
  • Por 19 anos, o Chanceler do Império Alemão foi Otto von Bismarck, um estadista altamente competente e inteligente. Grande parte do sucesso da Alemanha se deve a esse homem. Soube manter o equilíbrio de forças nas relações externas e no plano interno tomou as decisões acertadas para estimular a economia. Bismarck também foi quem criou o primeiro estado de bem-estar moderno. Ele introduziu medidas de assistência social a fim de ganhar o apoio da classe trabalhadora e impedir o crescimento dos movimentos socialistas e a emigração para as Américas.
  • Finalmente, os alemães sempre desfrutaram de uma posição estratégica no mapa da Europa. Eles estão no meio do continente, um ponto de encontro entre o Ocidente e o Oriente. Isso pode ser uma desvantagem se você quiser começar uma guerra, porque você pode encontrar a situação de lutar em duas frentes. No entanto, em tempos de paz, este local pode ajudá-lo a desenvolver sua economia.













Nenhum comentário:

Postar um comentário