quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Hunos.

 

Na história antiga, qual país teve o exército mais agressivo?

Sem dúvida os Hunos: Os mais temidos de todos os povos bárbaros.

Os Hunos eram um povo de raça amarela originários do centro asiático.

São considerados os principais responsáveis pela Queda do Império Romano do Ocidente, pois empurrou para dentro do Império Romano, as tribos germânicas que quebraram a unidade política de Roma.

Viviam como nômades que se dedicavam a atividade pastoril. Moravam em barracas e carroças. No entanto, eles não se limitavam apenas a criação de pasto e cavalos, eram exímios guerreiros. Os hunos montados em seus cavalos, conseguiam manejar facilmente armas como lanças e arcos. O arco composto fabricado por eles, foi revolucionário para a época.

Entravam em qualquer guerra que lhes trouxessem grandes recompensas. O saque dos povos conquistados passou a ser a principal atividade econômica exercida por eles.

Quando atacavam vilas e cidades, deixavam uma enorme pilha de crânios para mostrar que haviam passado por lá.

Os guerreiros tinham o costume de cortar seus rostos, para parecerem mais assustadores para seus oponentes.

Inicialmente os hunos tentaram dominar o extremo asiático mas, foram freados pela Muralha da China. Com o aumento da população tártara mongol, migraram para oeste asiático até chegarem na Europa Oriental.

Quando chegaram a Europa, os hunos passaram a disputar as regiões habitadas pelos bárbaros germânicos e eslavos. Acuados, os bárbaros do ocidente fugiram para dentro do território romano.

Com a morte do Khan Rugila em 434dc, a liderança dos Hunos passou a ser disputada pelos seus dois sobrinhos, Bleda e Átila.

Em 445dc Bleda morreu deixando para o seu irmão, Átila, a liderança total das tribos hunas. Átila que ficou conhecido pela historia como o Flagelo de Deus, aspirava ser o Rei dos Reis. Em seu reinado, Átila buscou a consolidação dos domínios hunos desejando ainda a conquista do Império Romano, fonte de inúmeras riquezas.

O primeiro alvo dos hunos foi a capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla. A capital romana do Oriente só não caiu diante da ferocidade dos hunos, porque o Imperador Bizantino, Teodósio II, concordou com o pagamento de um grande tributo em ouro para Átila.

Achando pouca a pilhagem adquirida em Constantinopla, Átila rumou com seus guerreiros em direção ao coração do Império Romano do Ocidente, Roma.

Na Europa ocidental os hunos enfrentaram uma coligação romana-germânica sendo derrotados na Batalha de Chanlons. Mesmo derrotados nesta batalha, os Hunos continuaram a marchar sobre a Europa chegando ao seu destino na Península Itálica.

Roma só não foi destruída porque o Papa Leão propôs a Átila um pagamento em ouro semelhante ao que os bizantinos de Constantinopla lhe propuseram.

Alguns historiadores acreditam que na verdade, Átila estava com suas tropas enfraquecidas em decorrência de pestes e doenças e por isso não continuou com o sítio à Roma.

Em 453dc, Átila morreu repentinamente, desaparecendo junto com ele seu Império.

Alguns hunos se estabeleceram em território europeu, outros voltaram para as estepes da Ásia. Ainda hoje, muitos europeus, trazem em seu DNA, uma herança genética dos Hunos.


Perguntas para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário