segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Epidemia de dança.

 

Que famoso mistério até hoje permanece sem resposta?

A epidemia de dança de 1518 na França

Em julho de 1518 uma mulher chamada Frau Troffeau começou a dançar nas ruas de "Strasbourg" (França), aos poucos as pessoas que eram próximas começaram a se juntar a ela, até que aproximadamente 400 pessoas começaram a dançar loucamente e sem parar, Os dias se passaram, mas as pessoas continuavam dançando, ficavam sufocadas, vomitavam e ainda dançavam, as semanas se passaram e depois de um mês começaram a apresentar deficiências nas pernas, cansaço, a maioria começou a morrer de enfarte e derrame.

Documentos históricos, incluindo "notas de médicos, sermões, crônicas locais e regionais e até notas publicadas pelo município de Estrasburgo" são enfáticos porque as vítimas dançavam de forma desordenada e com a vista perdida.

Alguns historiadores acreditam que o que ocorreu foi um surto de insanidade coletiva causada por substâncias psicotrópicas de fungos ergotamínicos que crescem em grãos da família do trigo (como centeio e cevada).

O historiador britânico Jonh C Waller propôs em seu livro "Um tempo de dançar, um tempo de morrer" (hora de dançar, hora de morrer) outra teoria que diz que a fome extrema (característica da época) causava febres altas, que produziu delírios coletivos.

O certo é que esse caso parece saído de um filme, é algo realmente perturbador, mas ao mesmo tempo misterioso, nunca saberemos exatamente o que aconteceu, tem gente que acredita que a mulher que começou tudo foi uma bruxa.

Referências:

A estranha epidemia de danças que varreu as ruas de Estrasburgo 500 anos atrás

http://dsc.discovery.com/news/2008/08/01/dancing-death-mystery.html

4 comentários de André Moreira e mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário