quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Marxismo e Psicanalise.

 ." O passado histórico deve ser pensado e vivido como o sonho

     e a infância pelo adulto."   Walter Benjamin.

Balzac foi o primeiro a denunciar as ruínas burguesas...O desenvolvimento das forças produtivas arruinaram os símbolos do seculo anterior,antes da queda dos monumentos que representavam a velha ordem.A arquitetura vira Engenharia,a foto captura a natureza.A imaginação caminha para a publicidade,todos com perfil de mercadoria.Interiores e galerias,como que resistem,relíquias de sonhos...Pensando dialeticamente,ha´um despertar Histórico.Cada época sonha a seguinte e ao acordar,se esforça em acordar.Carrega em si mesma seu próprio fim-Hegel.Benjamin no estudo sobre Baudelaire lança mão de elementos de Freud:"Para alem do principio do prazer."No que tange a interpretação de Sonhos e jogos infantis.Na pratica,os homens despertam e crescem.Cada época se esforça por despertar,a historia recente e´o sonho que acabamos de esquecer.

Não despertamos dos sonhos,se não despertarmos para eles.Benjamin pensa como Freud.A infância entendida como "infância Histórica",o olhar infantil como olhar Histórico.A observação da criança Benjamin,nas paradas de Sedan. Analise ,do grego: ana-lysis-quebra,dissolução.Parente da Anatomia-que corta em pedaços.O analista se vê perseguido pela duvida,com verdades e inverdades sobre a importância da analise.A analise conduz a técnica,habilidade de construir. Ars.Latim;arte,de raiz indo-europeia-ar-conectar ou combinar.Uma desmistificação.Conforme Adorno:A analise e´uma forma,como a critica,que permite a obra desenvolver...Obra de arte como forma de conhecimento?

Obedece,assim,as leis de aparato ideológico...analise da poética a politica...Adorno escolhe Beethoven,por representar a musica clássica;profunda,intangível,humana.Mar de lagrimas acima das estrelas.Sua musica oferece uma tapeçaria de temas e motivos.Produção de sons com silencio.Profissão,inteligencia,múltiplas figuras de linguagem.Compositor critico.Para Adorno,musica como teoria,a inteligibilidade,postura germânica furiosa;como Kant.A beleza para Adorno e´manipulação,mas,sacrifício filosófico.Pensar Beethoven e sua obra e´filosofar e a leitura ,uma arte...A musica nos deixa ouvir o conhecimento como a própria produção do objeto do conhecimento.Adorno cai em um"' circulo Hermenêutico",objetiva e´a lente do fotografo,neutra e´a rede bancaria suíça,como fazer analise sem palavras?Ha ´uma tabula rasa de conhecimento,de pesquisa,na estética de Adorno,a musica de Beethoven e´a musica do artificio...Marca social,espontânea,consciente de si,que se analisou.Adorno faz uma politização da analise.


M.

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