domingo, 9 de agosto de 2020

Conto.3 a 3.

.Um dos sonhos da minha adolescência era ser jogador de futebol! Na época,o esquema tático era 4-3-3,as vezes;4-4-2.A concepção de então. década de 70 do seculo passado;era de que jogador do meio para a frente tinha que ser habilidoso,não era meu caso.Era determinado sim,diriam hoje Resiliente,mas não tinha talento.Sobrava a defesa.Invariavelmente a lateral esquerda.O técnico ,certa feita,perguntou-me se eu estava estudando.Disse que sim,ele retrucou dizendo que continuasse...Apesar de minhas limitações,me entregava ao máximo durante as partidas que disputava.Certa feita,tive que marcar um neguinho ,ponta direita liso,hábil e sacana.Tinha um repertorio inesgotável...Tomei lambreta,gaucha,caneta,etc 

O pior e´que cada jogada que ele ganhava de mim,resultava em perigo ou em gol.Ele deitou e rolou,como se dizia a época.Fim do primeiro tempo,3 a 0 para os caras.Fora a canseira.Foi ,então,que o ponta adversário cometeu a maior tolice de sua vida.Ao sairmos para o intervalo-campo de várzea- ele tripudiou:"Aí, segundo tempo vou acabar com você! Vou de dar tantas fintas que você vai pedir para sair..."Respondi,resoluto,"você e´mais habilidoso que eu,não precisa humilhar.""Vai se acostumando",disse ele;injuriado avisei:"Se fizer palhaçada o aço vai comer !"Ele me olhou com desprezo e riu.

Segundo tempo,algumas substituições deram mais consistência ao nosso time.Não fui substituído,o técnico só me disse :"Não deixe esse moleque abusar.Mostre a ele que Futebol e´para macho!'Logo no inicio do segundo tempo,la veio ele ,com riso maroto,tentou me driblar;entrei de carrinho e fomos parar fora do campo,atingindo o garoto que vendia pasteis a beira do gramado.a marca das minhas chuteiras abriu sulcos no campo,as britas que serviam de marcação no campo,misturaram-se com a poeira levantada...

Para infortúnio do meu algoz,cai sobre ele,e sem a minima piedade desci o cotovelo com força na cara dele,com  raiva! Com o nariz ensanguentado,pediu substituição;eu lasquei a perna,mas continuei em campo.O substituto dele não apareceu na ponta,parece que nem entrou em campo...o arbitro nada viu da confusão...

Nosso ataque fez 3 gols e acabamos empatando o jogo.Ao final da partida,o nosso técnico não conseguia esconder sua satisfação;ate´porque como empatamos e eramos visitantes conquistamos um troféu;que foi para a galeria do treinador.Elogiou a equipe no ônibus,e passou a me escalar com mais frequência.Essa partida ficou gravada em minha memoria,não que jogasse bem,ou porque dei porrada;mas,porque nesse dia aprendi que nenhuma batalha esta perdida se você de fato,lutar. Você pode vencer ou perder,mas a real vitoria e´o espirito de luta!


M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário