sábado, 29 de agosto de 2020

Marina Tzvetaieva.

"Conheço Baudelaire e Rimbaud,mas amo Rostand e Napoleão."Marina.

.Marina Tzvetaieva. 8\10\1892.Moscou.-31\8\1941. Tartarastan.

Poetisa russa,vida aventuresca,viagens a Londres E Paris.Matou-se em 1941.Escritora Possessa,apaixonada,tem por temáticas: Mitos ,tragedia grega e folclore Russo. Possíveis influencias:Hugo,Rostand,Rilke,Napoleão.Femme Fatale despertou paixão em Boris Pasternack .De criatividade insólita,desprezo pelas convenções,revisão do papel da mulher nas relações amorosas,inadequadas a seu tempo. Características marcantes.A russa Letal!


Dois sois congelam,tende piedade Deus!

Um no teu céu,outro no peito meu.

Como esses sois-algum dia terei cura ?

Como esses dois sois levam-me a loucura!

E ambos congelam e seu raio não doí!

E o que gela primeiro e´o mais quente dos dois.


5\10\1915.

Negra como a pupila,como pupila sugando

Luz--amo-te ,noite aguçada.

Da-me voz para cantar-te ,promatre

as canções ,em cuja palma esta a brida dos 4 ventos.

Chamando-te,glorificando-te,sou apenas

Uma concha,onde ainda não calou o oceano.

Noite! Eu ja gastei meus olhos nas pupilas do homem!

Incinera-me ,negro sol -noite!

9\8\1916.

Cada verso e´filho do amor,

Ilegitimo e desventurado,

Primeiro--de uma rodada

A merce dos ventos--colocado.

Para o coração-inferno e altar,

Para o coração--Infâmia e paraíso.

Quem e´o pai ? Sera um Czar ?

Talvez Czar,talvez ladrão.


14\8\1918.

Mocidade minha!Minha estranha.

Mocidade!Minha bota sem par!

Apertando os olhos inflamados,

Arrancam assim as folhas-calendário.Nada de tua presa

Quis a musa pensativa.

Mocidade,de volta não te chamo,

Foste meu peso e meu engano.

A noite passavas o pente,

A noite afiavas as flechas,

Engasgando com tuas dadivas,seixos,

Pagavas por pecados alheios.

O cetro te devolvo em tempo

Antes que acabe o pasto,

Minha mocidade! Minha zombadora

Mocidade!Minha fitinha cor de sangue!

Obs. Possivelmente morta a mando se Stalin;oficialmente cometeu Suicídio...

M.




Nenhum comentário:

Postar um comentário