quarta-feira, 12 de agosto de 2020

C.G. III.

.Alvares de Azevedo.(1831-1852).Romantismo.Impossibilidade de confluírem em sua obra os dois impulsos do sentimento amoroso - o sexual e o afetivo. O sono na obra de Alvares busca preservar o espiritual do contato físico dentro do sentimento amoroso.Conforme Mario de Andrade,o Erotismo,foi o elo entre os Românticos: Gonçalves dias,Cassimiro de Abreu e Alvares de Azevedo.;o medo de amar.

Caracteristicas:Excessivo respeito a figura feminina,idealização assexuada,temática da mulher decaída,prostituta-fobia do amor.Virgens de 15 anos,prostitutas;intangíveis ou desprezíveis.O poeta e´obcecado pelo tema do regresso ao seio materno,com repetidas imagens de maternidade.A mais inventiva invenção do lirismo:o sono.Exemplos de sobra,em que o poeta ou a amada,ou ambos,adormecem ou são retratados dormindo.O sonho não e´uma metáfora da relação sexual,e´sono mesmo.

Destaque-se o motivo da amada adormecida:que o poeta\herói pode contemplar,beijar,amar,sem medo.O sono tem papel destacado na obra de Alvares,o ato de dormir merece maior atenção na compreensão de sua poesia amorosa.O sono e´uma duvida,um modo de evitar que o desejo emergente encontre a realização carnal.Temos ,a virgem idealizada,do universo da mãe e da irmã.Ou o poeta adormece junto da amada.O oposto e´o desejo febril,onde sujeito a "sina fatal","naufraga na solidão do crime" de um bordel."Lupanar de um peito","Buscar a convulsão no seio da perdida","mancebo exausto"...

"Se ele poeta nodoou seus lábios

E´que lhe fervia um coração de fogo,

E da matéria a convulsão impura

A voz do coração emudecia."

Passada a "convulsão da matéria",o poeta liberto do desejo,dorme ao relento,fora do prostíbulo,e um anjo ,nuvem irreal,desmaterializada ,junta-se a ele:

"E o corpo adormecia e repousava,

Na serena relva da campina,

e as aves da manhã em torno dele,

Os sonhos do poeta acalentavam."

A insonia,junto da meretriz e o sexo pertencem ao universo do desejo;o sono , a figura feminina idealizada e o amor maternal são do mundo da afeição."A condição normal do adolescente burgues,dificuldade de conciliar a ideia de amor com a posse física."\Antonio Cândido.

Talvez a precoce decrepitude sentimental do poeta,sua impossibilidade de conciliar esses lados,tenham contribuído para sua prematura morte.

O sono e´uma reação que visa manter separados os 2 domínios do sentimento amoroso,o espiritual e o contato físico.

"C...

Sim-coroemos as noites

com as rosas do Himeneu,

Entre flores de laranja

Seras minha,serei teu!

Sim,quero em leito de flores,

Tuas mãos dentro das minhas...

Mas os círios dos amores

Sejam só´estrelinhas.

Por incenso os teus perfumes

Suspiros por oração

E por lagrimas somente

As lagrimas da Paixão.!

Dos véus da noiva só´tenhas

Dos cílios o negro véu;

Basta do colo o cetim

Para as Madonas do Céu.

Eu soltarte-ei os cabelos...

quero teu colo sonhar!

Hei de embalar-te... do leito

Seja lampada ou luar.

Sim,coroemos as noites

da laranjeira coá flor

Adormeçamos em um templo

Mas que seja o templo do amor.

E´doce amar como os anjos

Da ventura do Himeneu:

Minha noiva ou minha amante

Vem dormir no peito meu!

Da-me um beijo-abre teus olhos

Por entre esse úmido véu,

Se na terra es minha amante,

Es minha alma no Céu."

Sensualidade,Nudez ligado a mãe,erotismo,infantilização,santificação.Angelitude.

"Morena".

Mas não cores!

Se queres fogo

No meu seio fogoso anelar!

Calarei meus suspiros de fogo."

.Desejo concretizado.

"Virgem morta".

" o minha amante,minha doce virgem,

Eu não te profanei e dormes pura:

No sono do mistério ,qual na vida,

Podes sonhar apenas na ventura."

.Sono,morte-Degradação-Desejo sexual,material e impuro.O jovem que dorme ou morre no colo de uma prostituta.

Figuras Femininas:2 matizes:Prostituta,Mãe.A mãe pode ser a virgem ideal ou a decaída.

A figura da mãe e´erotizada.

"Gloria Moribunda"

" E quando a aurora

Nos ceus de nacar acordava o dia,

E nas nuvens azuiso ceu purpureo

Se embalava no eflúvio de ventura,

Das flores que se abriam,dos perfumes.

Da brisa morna que tremia as folhas,

Macilenta a mulher no chão da rua,

Sentada,a fronte curva,sobre os seios,

Embalava cantando aquele morto.

.Impulsos amorosos.

"Poema do frade".

"Escutai-me leitor,minha historia,

E´fantasia sim,porem,amei-a

Sonhei-a em sua palidez marmórea

Como a ninfa move-se na areia

Com os lindos seios nus..."

.Versos sexualizados.

"Canto segundo".

"Dorme !Ao colo do amor ,palido amante.

Repousa,sonhador,nos labios dela,

Qual em seio febril,

Infante!"

.A copula e o repouso dos amantes satisfeitos.

"Adeus,meus sonhos."

Miserrimo!Votei meus pobres dias

A sina louca de um amor sem fruto

E minha alma na treva,agora dorme

Como um olhar que a morte envolve em luto."


.Pasárgada de Alvares.


M.






Nenhum comentário:

Postar um comentário