sábado, 1 de agosto de 2020

Canção.

.Jaufre´Rudel. Seculo XII-príncipe de biaia ,foi um dos primeiros poetas-músicos do trovadorismo Provençal.A tradição aponta a beleza de suas melodias e simplicidade das palavras de seus versos.
Consta que apaixonou-se pela condessa de Trípoli,sem nunca te-la visto,com base nos relatos dos Cruzados vindos  de Antioquia,que a louvavam.Para vê-la tornou-se Cruzado e embarcou para o oriente.\Segunda Cruzada.
Enfermo,foi levado a Trípoli,sendo visitado pela condessa no albergue,já´moribundo.
Agradeceu a Deus por vê-la e expirou nos braços do "amor de longe".A condessa mandou enterra-lo conforme sua condição e ,no mesmo dia,entrou para um convento.
A cidade de Antioquia rendeu-se aos Francos-Conforme relato de Guilherme de Tiro.*

Quando os dias são longos em maio,
belo e´o canto das aves de longe.
Quando me vou saudoso de la´,
relembro-me de um amor de longe ;
com animo abatido e sombrio,
nem o canto,nem flor de albespinho,
não me praz mais que inverno gelado.

Bendito seja o Senhor,Cruzado
Deus,por quem verei o amor de longe;
mas por um bem que me seja dado,
sofro 2 males-distante e´o longe.
Se la eu fosse um peregrino,
cuja capa e bordão andarilho
fossem por seus olhos remirados!

Que alegria,quando conquistado,
por amor de DEUS,o amor de longe.
E se a ela aprouver,albergado
perto de si,embora longe
seja,serei.E direi os ditos
corteses que no canto cultivo,
pra seu coração ver alegrado.

Mágoa e gaudio me irão misturados
se eu vejo a que eu desejo de longe.
Não sei quando a terei admirado,
pois nossas terras distam de longe:
separam-nas passos e caminhos
que não posso prever.O destino
seja como de DEUS e´o agrado!

Jamais de amor terei gozado
se não gozar desse amor de longe,
que gentil nem melhor e´encontrado
em parte alguma de perto ou de longe.
Tanto e´seu valor,veraz e fino,
que em seu reino sarraceno cativo
seu eu seja por ela aclamado!

Deus que fez o presente e o passado,
e deu forma a esse amor de longe ,
permita que eu veja encorajado
o sonho de ter o amor de longe
presente,seja onde for.Seu abrigo,
seja sala,jardim ou postigo,
brilhara qual palácio encantado.

E´verdade que eu vou apressado
e desejoso do amor de longe.
Nenhum outro gozo me e´tão grato
como a alegria do amor de longe.
So´que eu quero o que me e´interdito,
pois que,quando nasci,meu padrinho
quis que eu amasse e não fosse amado.

So´o que eu quero e´que seja maldito
o padrinho que pôs feitiço
que me enfadou de não ser amado!

M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário