quarta-feira, 19 de agosto de 2020

A Neobula.

."Pinta bem a tua aldeia e seras universal." Tolstoi.

Arquíloco de Paros. Seculo VII AC,talvez entre 680-645 AC.Considerado o criador da Poesia Lírica,e´equiparado a Homero.Escreveu em iambos,unidade rítmica do poema.Foi soldado,também.Arquíloco foi um lirico realista,verista;largou o escudo em meio a batalha,dizendo que podia comprar outro melhor.Ele s Safo influenciaram Horácio.Vida e lenda convivem sobre ele.Sua paixão  furiosa por Neòbula ,filha de Licambes foi rechaçada pelo candidato a sogro.Segundo a tradição,atormentou ambos ate´o suicídio...

Mordaz,parecia combinar :Heine,Camões e Oswald de Andrade.

.A Neobula,ausente.

Queria nas minhas as mãos de minha amiga

------------------------------------------------------

Pelos ombros,pelo dorso

E como amava trazer

um ramo de murta

e a bela flor da rosa!

Como sombra passeavam seus cabelos.


.Fragmentos.

.Seco de inspiração,mas não de sentimento

pelas tristezas que o comovem tanto

para assunto de poemas,o medíocre poeta

o seu estilete molha,preparando-se...


.Quantas vezes no turvo mar,

penteado pelas rajadas

como a desordem dos 

cabelos de uma mulher,

eu suspirei,

morto de saudade

pela doçura de regressar.


.De um trácio e´agora meu belo escudo.

Que havia eu de fazer?Perdi-o na floresta

Mas salvei minha pele,no aceso da luta.

Sei onde comprar um escudo novo.


.Desejo futuro

inimigo,

Musica:

Meu canto 

e uma flauta juntos.


.A mim o que me mata,

querido Efebo,digo-te

desejo sem prazer,

Versos sem graça ou ritmo,

e ceias só com chatos.


.Esta ilha engrinaldada 

Por agrestes bosques

jaz no mar

como espinhaço de burro.


M.




Nenhum comentário:

Postar um comentário