quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Castro Alves.

 ."Eu já´não tenho mais vida,

   Tu já não tens mais amor!

   Tu vives para o riso,

    eu só vivo para dor."


".O Navio Negreiro.

Senhor Deus dos desgraçados!

Dizei-me vos,Senhor Deus,

Se e´loucura...se e´verdade

Tanto horror perante os céus ?!

Ò mar por que não apagas

Co ´á a esponja das tuas vagas

De teu manto este borrão ?

Astros!Noites!Tempestades!

Rolai das imensidades!

Varrei os mares,tufão!"


."São duas flores unidas 

são duas rosas nascidas 

talvez do mesmo arrebol,

vivendo no mesmo galho,

Da mesma gota de orvalho,

Do mesmo raio de sol."


."Bendito o que semeia 

livros,livros,a mancheia,

e manda o povo pensar."


."A poesia deve ser 

o arauto da liberdade ,

brando,ardente contra

os usurpadores.

dos direitos do povo."


."A praça!A praça e´do povo

como o céu e´do condor

E´o antro onde a liberdade

cria águias em seu calor.

Senhor? pois quereis a praça?

Desgraçada a populaça

só´tem a rua de seu...

Ninguem  vos rouba os castelos

Tendes palácios tão belos...

Deixai a terra ao Anteu."


."O livro caindo na alma,

e´germe que faz a palma,

e´chuva que faz o mar.''


"Vai,poeta...rompe os ares

Cruza a serra,o vale,os mares,

Deus ao chão não te amarrou."


."Aqui...alem ...mais longe,em toda parte

Meu pensamento segue o passo teu.

Tu es a minha luz-sou tua sombra,

Eu sou teu lago-se tu es meu céu."


M.






Nenhum comentário:

Postar um comentário