Existem algumas respostas possíveis.
1). Os Gathas
Os Gathas são considerados os textos originais que criaram as bases para a religião zoroastriana, supostamente escritos pelo próprio profeta Zoroastro por volta de 1.000 AC. Eles são uma coleção de hinos, alguns dos quais descrevem o processo de Zoroastro de espalhar sua verdade. Claro, isso está longe de ser um documento histórico e é improvável que esses relatos sejam factualmente precisos.
2). A Estela Mesha / Pedra Moabita
Uma inscrição do Reino de Moabe no Levante, escrita por volta de 840 AC. Nele, o rei Mesa descreve como os moabitas se livraram do jugo de seus senhores, o Reino de Israel, recuperando sua independência. Este é certamente mais histórico por natureza do que os Gathas, e o possuímos em sua cópia original. Foi erguido por motivos de propaganda / comemoração real, por isso leve isso em consideração ao avaliar a sua veracidade.
3). A Biblioteca de Assurbanipal
A biblioteca mais antiga do mundo, datada de 600s AC, coletada pelo homônimo Rei do Império Neo-Assírio. Existem mais de 30.000 tabuinhas de escrita cuneiforme, várias das quais registram eventos históricos.
4). Histórias de Heródoto
Heródoto é conhecido como o Pai da História, mas também o Pai das Mentiras. É claro que este texto, escrito por volta de 440 AC, pretende ser de natureza histórica, mas não sabemos quanto dele é realmente verdadeiro, e sabemos que pelo menos parte dele é patentemente falso.
5). Guerra do Peloponeso Tucídides
Tucídides, é considerado o pai da História
moderna , superando Heródoto no compromisso com as explicações naturalistas e não míticas dos eventos e na exatidão. Seu relato da Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta foi escrito entre 430 e 400 AC.
6). O Zuo Zhuan
Escrito na Dinastia Ming, China, em algum momento do início do século 4 aC. Atribuído (com incerteza) a Zuo Qiuming, um contemporâneo de Confúcio. Esta é considerada uma das primeiras histórias narrativas verdadeiras, sendo escrita no estilo moderno.
Em minha opinião, a Pedra Moabita é o primeiro relato de um evento histórico, e a obra de Tucídides é a primeira obra da história real como a conhecemos hoje. A Pedra e as tabuinhas de Assurpabanipal são os únicos itens da lista que possuímos em suas cópias originais, devido ao material em que foram escritas. Todo o resto foi transcrito repetidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário