domingo, 18 de abril de 2021

Reconquista Portuguesa.

 

Por que Portugal terminou a sua reconquista muito tempo antes de Espanha?

Naquela época não havia Espanha, não havia França, não havia Itália etc etc, isso eram todos condados diferentes, com diferentes línguas e culturas, até que um dia se juntaram séculos mais tarde e alguns só se juntaram mesmo no século 19, formando os atuais países como os conhecemos hoje, ora Portugal fez isso tudo muito mais cedo, tornou-se um reino independente, e escorraçou os Muçulmanos, e não demorou muito até ter a sua forma atual de hoje em dia.

Continuando.

No ano de 868, foi criado o condado Portucalense, que tinha esta dimensão aqui.

Depois existiu uma mulher que queria oferecer o condado, e assim o condado perdia a sua independência, era a mãe de D. Afonso Henriques, com a batalha de S. Mamede, D. Afonso Henriques não só venceu a batalha, mas também conquistou mais território e conquistou territórios que até aquela época pertencia aos Mouros, alargou as fronteiras conquistou tudo até lisboa, e deu um novo nome ao país, que se iria chamar Portugal no ano de 1147, no entanto D. Afonso Henriques decidiu invadir o condado da Galiza e ainda os condados de Leão e Castela, tudo para ter o acordo de paz entre os povos, e assegurar a independência de Portugal como nação independente.

E aqui está a grande figura histórica, estátua construída no século que nasceu D. Afonso Henriques, atualmente encontra-se no Museu Arqueológico do Carmo, em Lisboa.

A estátua diz o seguinte:

EL REI DO Aº ANRIQZ QVE ESTA VILA TOMOV AOS MOVROS EM DIA DE S. MIGVEL 8 DE MAIO 1147

Depois o bisneto de D. Afonso Henriques o D. Afonso III de Portugal, conquistou tudo até ao Algarve, apelidado de Bolonhês por seu casamento com Matilde II, Condessa de Bolonha, foi o Rei de Portugal de 1248 até sua morte, e também o primeiro monarca português a utilizar definitivamente o título de Rei do Algarve. Além disso, ele foi Conde de Bolonha de 1238 até 1253 em direito de sua esposa, ele saiu de Portugal para ir viver e reinar em um condado na atual região da França, e para ser conde de Bolonha que era um condado de uma região na atual França, no entanto voltou a Portugal tornou-se Rei de Portugal e contribuiu muito para a independência e formação de Portugal.

Neste reinado foi conquistado definitivamente o Algarve em 1249 e realizadas cortes com representantes dos concelhos pela primeira vez, em 1254.

Com o trono seguro e a situação interna pacificada, D. Afonso voltou sua atenção para os propósitos da Reconquista do Sul da Península Ibérica às comunidades muçulmanas. Durante o seu reinado, Faro foi tomada com sucesso em 1249 e o Algarve incorporado no reino de Portugal.[10] Passa a usar o título de Rei de Portugal e do Algarve.

É nesta época que a bandeira de Portugal, passa a usar faixa com os castelos, para se distinguir da bandeira real. A bandeira de D. Afonso passou a ser a nova bandeira real.[5]

E ainda cunhou as novas moedas do reino, Moedas cunhadas com a efigie do Rei D. Afonso III de Portugal.

E assim se formou Portugal.

Foto de perfil de Marco Antonio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário