Alguns pesquisadores lingüísticos americanos compilaram uma lista de 15 palavras que consideram antigas na história da humanidade... algumas delas, estima-se que foram inventadas pelo homem há mais de 15.000 anos em línguas que hoje estão extintas, porém, essas palavras são insubstituíveis, e permanecem em uso ainda nos dias atuais!
Deve-se considerar que essas palavras foram compiladas pelo fato de serem cognatas, ou seja, tem a mesma origem, em mais de oito línguas diferentes. Por isso foram escolhidos, por exemplo, a palavra "Pai", é Papá em espanhol, você diz papà em italiano, diz-se papa em francês, pater em latim e em inglês, é father.
Para optar pelas palavras mais antigas, depois de verificar sua afinidade linguística, fizeram uma lista das seguintes palavras...
1 - Mamãe
2 - Papai
3 - Tu
4 - Eu
5 - Homem
6 - Fogo
7 - Mão
8 - Não
9 - Sim
10 - Velho
11 - Preto
12 - Cinza
13 - Cuspe
14 - Latir
15 - Verme
Vale dizer que foi muito difícil coletá-los, já que o consenso geral dos linguistas é que nenhuma língua sobrevive mais de 8.000 anos e é muito comum que as línguas se misturem, ou desapareçam e as palavras sejam substituídas por novas, copiadas ou inventadas. No entanto, essas palavras sobreviveram ao longo da história humana por milhares de anos.
O mais curioso foi que dessas palavras, algumas, entende-se, devido à necessidade de comunicação entre as pessoas, são comuns em toda a humanidade, como mãe, pai, fogo, etc. O que surpreendeu foram palavras como verme e cuspe... cuja origem os pesquisadores confundiram muito...
Obrigado pela leitura e agradeço também pelo seu tempo. Se você achou interessante, me dê seu voto positivo ;D
Abração, Deorgenes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário