Diógenes. 404 AC,Sinope-323 AC,Corinto.Filosofo Cínico.Foi exilado de sua cidade (colonia grega na asia),indo para Atenas,tornou- se discípulo de Antístenes (fundador da Escola Cínica),vivendo como mendigo.Entendia que a pobreza extrema era virtude.Depois se estabeleceu em Corinto,onde continuou a busca por um ideal cínico de autossuficiência,sem depender da civilização,segundo ele,corrupta.
Dizia:"Sou um ser do Cosmos,e não de um estado ou Polis."-Cosmopolitismo.Celebre o episodio com Alexandre da Macedônia!A temática do cão-Diógenes dizia que os humanos podiam aprender com os cães;Comem qualquer coisa,realizam funções naturais em publico,dormem em qualquer lugar,vivem o presente,sem ansiedade ou pretensões.Cinismo e Cínico,em grego-Kynicos(Knon),Cão.
Conforme a tradição e relatos de Diógenes Laércio:
Ele vivia como um cão,desprezava a opinião publica,vivia em um barril e possui apenas um cajado e uma túnica,Defendia a liberdade sexual total,indiferença a sepultura,igualdade entre homens e mulheres,negação do sagrado,supressão das armas e da moeda,repudio as leis e arrecadações para a cidade.,a antropofagia ;considerava a sociedade hipócrita.Entendia que o amor era um absurdo:pois não se deve apegar a ninguém.
Foi um precursor do Anarquismo no período Clássico.
M.
Nenhum comentário:
Postar um comentário