sexta-feira, 9 de abril de 2021

Panico e cultura II.

 A implantação do Fantástico.

A Literatura,sobretudo,fala da enunciação do sobrenatural.,sem motivação preparatória para torna-lo inverossímil ;isto e´feito com enunciado duplo na economia textual,enquanto preparo do fantástico por vir e veracidade da voz narrativa,que se afasta e duvida da enunciação sobrenatural. 

Susto premeditado- O fantástico passa a compor o cenário do texto,a partir do sobrenatural.Não e´um texto feérico,e´um trabalho textual a partir da enunciação do sobrenatural de modo a coloca-lo fora da zona de exceção,onde sua existência aparece relacionada a gênero,penetrando de modo agudo no universo ficcional realista que a narrativa cria.Ardiloso,o texto fantástico capta a confiança do leitor para em momento de maior aproximação cravar-lhe impiedosamente a sensação singular que Freud definiu como :"O inquietante estranhamento". A tradição Literária perdura através de obras que atravessam os tempos:

"Frankenstein"-Mary Shelley,"Dracula"-Bram Stoker,Diversos contos de E.A.Poe,"Contos de Fantasmas"-D.Defoe.,"O Horla" e outros contos-Guy de Maupassant;alem de contos de Lovecraft e Hoffman."La Mort Amourese"-P.Merimee,Contos de Theofile Gautier"Aurelia"-G.Nerval,Manuscrito de Saragoza"-Jean Potoki,Misterios de Udolpho-H.Walpole.Alguns exemplos das singulares obras que a imaginação e os tormentos dos seculos passados produziram.A narrativa se desenvolve como maquina ,onde não ha lugar para o gratuito,não ha peças soltas,sem função.A energia e´concentrada para o ataque final ao leitor.

O prazer de ser enganado-O objetivo central da narrativa fantástica,seu prazer enquanto texto e´o de nos pregar uma mentira sem deixar nenhum sinal que possa trai-la.O da leitura e´de se deixar levar pelos meandros da geometria exata,onde o sentido parece vir de um mundo anterior ao enunciado discursivo.Prazer de ser enganado e,também,persuadir,ambos esquecidos pelo texto moderno.

M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário