Esses são os três menores.
Vaticano
Com 0,44 km² de superfície e mil habitantes, o Vaticano é o menor país do mundo. O seu território se localiza dentro de Roma e compreende, entre outros, a Catedral e Praça de São Pedro, os Museus do Vaticano, palácios e jardins. Segundo a Constituição da Santa Sé, o papa Francisco é o chefe de Estado da Cidade do Vaticano, detendo os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Mônaco
A segunda posição entre os menores países do mundo é ocupada por Mônaco. Com 2,02 km² de área e 38 mil habitantes, a micronação tem a densidade populacional mais alta do mundo. O chefe de Estado da monarquia constitucional localizada no sul da França e a 12 quilômetros da fronteira italiana é o príncipe Albert 2°. Além dos monegascos, vivem nesse enclave pessoas de 123 nações.
Nauru
Com cerca de 9,5 mil habitantes e 21,3 km², Nauru é a menor república do planeta. A ilha situada no sul do Pacífico, próxima à linha do Equador, tornou-se independente da Austrália em 1968. No ano passado, o Estado insular recebeu mais de mil refugiados. Organizações de direitos humanos reportaram, no entanto, ataques regulares contra os migrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário