quarta-feira, 24 de março de 2021

Churchill-V de Vitoria.

 

Os alemães teriam vencido a Segunda Guerra Mundial se tivessem assassinado Churchill em 1941?

Não, a morte de Churchill em 1941 não teria mudado o resultado final. A principal contribuição de Churchill e o momento em que ele era “Sr. Indispensável ”para a Grã-Bretanha foi 1940, quando ele estimulou os britânicos após os desastres da derrota na França, a Batalha da Grã-Bretanha e os temores de uma invasão iminente.

Se houve um momento em que a Grã-Bretanha entrou em pânico e pediu a paz com um líder diferente, foi em 1940 - a hora mais negra daquele país. Em 1941, no entanto, a Grã-Bretanha saiu intacta. Embora o futuro parecesse incerto, os britânicos e seu governo estavam razoavelmente certos de que sobreviveriam ao pior e que, não importa o que acontecesse, as coisas nunca mais ficariam tão ruins quanto o que já haviam sobrevivido.

De fato, no final de 1941, com a URSS e os Estados Unidos tendo entrado na guerra ao seu lado, os britânicos teriam certeza de que acabariam ganhando a guerra - apenas as questões sendo os detalhes e o custo final.

Em suma, em 1941, Churchill já havia dado à Grã-Bretanha sua maior contribuição, de modo que sua morte naquele ano ou em qualquer época posterior não teria mudado muito as coisas.

Agora, se ele tivesse sido morto em 1940 , digamos logo após a derrota na França e no início da Batalha da Grã-Bretanha, quando a Grã-Bretanha estava mais desesperada, isso poderia ter feito uma enorme diferença. É possível que durante esse período crítico, sem sua determinação de aço e capacidade de colocar aço na espinha de seus colegas de governo e do público em geral, a Grã-Bretanha tenha pedido a paz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário