Pirâmides
São imensos edifícios cujo objetivo era ser usado como uma sepultura. As pirâmides eram o lugar onde o faraó teria descanso eterno, e geralmente ao lado dele estavam enterradas as pessoas com quem ele compartilhava laços mais estreitos.
A razão de sua imensidão e sua forma era simbolizar o caminho do faraó para o céu e depois para seu descanso eterno após sua morte.
Irrigação
Os egípcios eram grandes agricultores, todos os anos eles se beneficiavam da elevação e queda do nível da água do rio Nilo, que tornava a terra muito fértil, porém eles precisavam irrigar suas plantações.
Para isso, criaram sistemas de canais que percorriam todas as plantações, trazendo água para as lavouras permanentemente, aumentando bastante a produtividade.
Papiros
Papiro é basicamente o que conhecemos hoje como papel e, portanto, certamente uma das invenções mais importantes da história da humanidade.
Se pensarmos nisso, usamos papel para tudo. Para fazer isso, os egípcios usavam as fibras de uma planta que crescia em abundância ao redor das lagoas da região, essa planta é chamada de papiro e, portanto, o nome que deram à sua invenção.
As hastes foram cortadas em folhas finas, depois entrelaçadas e prensadas, quando secas e finalizadas o processo, a folha era obtida, semelhante ao papel atual, e utilizada para o mesmo fim.
Pasta de dente
Os egípcios tinham um grande respeito pela estética e sua saúde, e dentro disso devemos incluir cuidados com a higiene dental.
Existem estudos científicos que mostraram que os egípcios inventaram creme dental há cerca de 5000 anos (Lippert 2013). Nestes tempos, a pasta de dentes que eles usavam continha materiais como cinzas, mirra, pedra-pomes e poderia até conter casca de ovo.
Todos esses ingredientes geraram uma pasta corrosiva que, esfregando-a contra os dentes, eliminava as impurezas.
Maquiagem
Estamos acostumados a ver imagens de faraós com olhos pintados, e realmente era. A maquiagem foi inventada pelos egípcios e usada por homens e mulheres.
Foi usado por uma razão estética, mas eles também acreditavam que poderia curar doenças. A maquiagem era geralmente aplicada como delineador e em tons de preto. Mesmo assim, eles são representados em pinturas e esculturas.
Calendário solar
Seus conhecimentos de astronomia lhes permitiram criar um método muito preciso de medição do tempo. Parecido com o nosso atual, o calendário egípcio dividia o ano em 12 meses de 30 dias, com 5 dias extras no final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário