sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Touro de Bronze.

 

Para que serve o touro de bronze?

O Touro de Bronze (também conhecido como 'Touro de Phalaris ', 'Touro de Bronze' ou 'Touro Siciliano') era um tipo de tortura e dispositivo de execução da Grécia antiga.

A história do Touro de Bronze está conectada com Phalaris, o tirano de Acragas (conhecido hoje como Agrigento, na costa sul da Sicília), e Perillos (às vezes soletrado como Perilaüs), um trabalhador do bronze ático. O Touro de Bronze foi um instrumento extremamente cruel, e sua história é um renomado exemplo de invenção que causou a morte de seu inventor.

Origem

A história do Touro de Bronze parece ter sido bem conhecida no mundo antigo, como foi mencionada por escritores como Luciano de Samosata, Píndaro, “e inúmeros além deles”. Uma versão da história pode ser encontrada na Biblioteca de História de Diodorus Siculus.

Segundo este antigo historiador, o Touro de Bronze foi inventado por um homem chamado Perillos, que era um “conhecido trabalhador ático em bronze”. Diodoro indica que Perillos trouxe o Touro de Bronze para Phalaris como um presente. Phalaris era conhecido no mundo antigo por sua crueldade, e talvez o trabalhador do bronze estivesse esperando uma recompensa do tirano por sua engenhosidade.

Tortura no Torso

Como o próprio nome sugere, o Touro de Bronze era um objeto de bronze em forma de touro. Este animal metálico era oco por dentro e tinha uma porta na lateral do corpo, através da qual uma pessoa podia ser colocada no animal. Assim que a vítima fosse fechada no Touro de Bronze, uma fogueira seria acesa sob sua barriga. Isso aqueceria o dispositivo, transformando-o em um forno e assando a vítima dentro dele.

O aspecto mais cruel desse dispositivo, no entanto, é que ele funciona como uma espécie de dispositivo musical para o "entretenimento" dos espectadores.

Enquanto o metal aquecido queima a carne da vítima, faz com que ela grite de agonia. Esses gritos são canalizados para “pequenos tubos sonoros nas narinas” do touro, o que resulta em um som de urro sendo emitido do dispositivo.

No relato de Diodoro, afirma-se que Perillos disse ao tirano "seus gritos de dor lhe darão prazer, enquanto saem dos canos nas narinas".

Fonte de pesquisa/tradução e adaptação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário