quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Cara de Tacho.

 

O que é Cara de tacho:

Cara de tacho é uma expressão popular da língua portuguesa que significa ficar sem graça ou constrangido após ter passado por alguma situação.

Ela é uma expressão facial feita no momento em que alguém passa por uma inconveniência ou indiscrição. Normalmente, esta expressão é dita quando alguém que passou por algum tipo de vergonha, humilhação ou desilusão.

Exemplo: "O zé mané do meu trampo ficou com cara de tacho quando viu meu bom trabalho de carpintaria!"

Exemplo: "Eu fiquei mais de duas horas esperando pelos meus amigos, mas depois fui embora com a típica cara de tacho".

Exemplo: "Rita ficou com cara de tacho depois de dizer que sabia fazer aquela questão e não conseguiu"

A expressão faz referência ao tacho, que é uma panela de barro, largo e pouco fundo, geralmente com asas.

Ela pode ser substituída por sinônimos como cara de bobo, exibicionismo, desmedido, vergonha, entre outros.

Veja também o significado de Quebrar a cara.





Nenhum comentário:

Postar um comentário