quinta-feira, 12 de agosto de 2021

5 POETAS.


.

1 - Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do Mundo

"Tenho apenas duas mãos

e o sentimento do mundo,

mas estou cheio escravos,

minhas lembranças escorrem

e o corpo transige

na confluência do amor.

[…]"

.

2 - Fernando Pessoa - Livro do Desassossego

"E não sei o que sinto, não sei o que quero sentir, não sei o que penso nem o que sou.
Verifico que, tantas vezes alegre, tantas vezes contente, estou sempre triste.
Não vejo, sem pensar.
Não há sossego - e, ai de mim!, nem sequer há desejo de o ter.

[…]"

.

3 - Manoel de Barros - Menino do Mato

"A gente não gostava de explicar as imagens porque explicar afasta as falas da imaginação."

.

4 - Manuel Bandeira - Estrela da Vida Inteira (Livro)

Chove em meu coração

"Como chove lá fora.

Que desconsolação

Me aperta o coração!

Oh a chuva do telhado

Batendo em doce ruído!

Para as horas de enfado,

Oh a chuva do telhado!

[…]"

.

5 - João Cabral de Melo Neto - Morte e vida Severina

"Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta. […]"

.

.

.

Poetas de outros idiomas

1- Pablo Neruda - Cem Sonetos de Amor

"Te amo sem saber como, nem quando, nem onde,
te amo diretamente sem problemas nem orgulho:
assim te amo porque não sei amar de outra maneira, […]"

.

2 - Charles Bukowski - O amor é um cão dos diabos

"há tamanha solidão no mundo

que você pode vê-la no movimento lento dos

braços de um relógio.

pessoas tão cansadas

mutiladas

tanto pelo amor como pelo desamor."

.

3 - Charles Baudelaire - As Flores do Mal

"A que está sempre alegre [...] certa vez, num belo jardim, ao arrastar minha atonia, senti, como cruel ironia, o sol erguer-se contra mim; e humilhado pela beleza da primavera ébria de cor, ali castiguei numa flor a insolência da Natureza.”

.

4 - Walt Whitman - Folhas da Relva

"Eu me planto no chão para crescer
com a relva que eu amo:
quando vocês de novo me quiserem,
é só me procurarem
debaixo das solas dos seus sapatos."

.

5 - Arthur Rimbaud - Uma Temporada no Inferno

"O poeta se faz vidente por meio de um longo, imenso e refletido desregramento de todos os sentidos. Todas as formas de amor, de sentimento, de loucura; ele procura ele mesmo, ele esgota nele todos os venenos, para só guardar as quintessências."

.

Obrigada por ler até aqui! Se gostou deixe seu voto positivo e até mais! 🧙‍♂️👍

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário