sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Origens Miticas.

 

Quais são as origens míticas da cidade de Roma?

As origens lendárias de Roma.

Rômulo e Remo, seis outros reis e suas ações ... uma época de lendas, leis e ordens não escritas, muitas das quais, no entanto, pertencem aos fundamentos da educação geral, embora a sua veracidade histórica seja, na melhor das hipóteses, duvidosa.

Este texto trata de um tema controverso, a saber, mitos e lendas romanas que tratam dos primórdios de Roma como cidade. De qualquer, até os próprios autores antigos, quanto mais os historiadores modernos, discordavam uns dos outros. Mas é uma verdade bem conhecida que todo mito, mito ou lenda tem um núcleo verdadeiro. No entanto, isso está envolto em uma camada muito mais espessa de episódios semi-verdadeiros, idealizados ou mesmo completamente fabricados, que tornam a história uma lenda. Portanto, vamos nos ater à afirmação de Tito Livio do final do século I. BC: "O privilégio da antiguidade é que é permitido misturar o humano com o divino, tornando assim o início das cidades mais sublime."

O prólogo de toda a história da fundação de uma cidade que um dia governará o mundo é a lenda de Homero sobre a queda de Tróia. Após a astuta destruição de Tróia pelas nações gregas, apenas um dos heróis, a sua família e seus servos foram poupados à destruição . Os outros heróis sobreviventes foram capturados. Este homem era filho do rei Dardan e da deusa Vênus, e sua linhagem remontava ao próprio Júpiter. Seu nome era Enéias e ele foi enviado por seu pai para ajudar a sitiada Tróia. Ele foi o segundo defensor mais corajoso da cidade, depois de Heitor. Seu heroísmo não conseguiu ajudar os troianos, mas ele próprio foi escolhido pelos deuses para transferir o legado de Tróia para o solo italiano e governar o povo de Tróia. Enéias chega à Itália

(Eneias carregando o seu pai – representação num vaso grego)

Então ele escapou da cidade em chamas e salvou seu pai e filho. Ele já havia voltado lá para sua esposa sem sucesso. Ele também queria reconstruir Troia, mas o deus Júpiter ordenou que ele encontrasse um novo lar na Itália. Ele disse um adeus ao seu país, pois não poderia desobedecer ao comando de um deus de tão alto escalão. Portanto, ele reuniu todos os refugiados da cidade, construiu vinte navios e navegou para o oeste. Ele navegou por sete anos nos mares Egeu, Jônico e Tirreno. Seguindo o exemplo da Odisséia de Homero, ele também experimentou muitas aventuras perigosas: em Creta ele quase foi vítima da peste, na Sicília ele caiu sob a invasão do Monte Etna e os terríveis Ciclopes gigantes de um olho só, conheceu as monstruosas Harpias e morreu durante sua longa jornada, evitou Skylle e escapou de Charybda. A tempestade o levou das costas italianas à costa do Norte da África. Lá, na cidade de Cartago, ele foi saudado por sua rainha Dido, que lhe ofereceu a mão e a coroa real. Mas ele teve que continuar sob o comando de Júpiter, causando-lhe tanta dor que a rainha suicidou-se, dando início à inimizade entre Cartago e Roma. Assim, ele voltou para a Sicília, onde as mulheres troianas incendiaram seus navios para forçá-lo a encerrar sua jornada sem fim. No entanto, ele conseguiu apagar o fogo com sucesso.

(Eneias e Dido)

No final, claro está, superou todos os obstáculos colocados no caminho pela deusa Juno, que odiava os troianos (porque Paris não a chamou de a mais bela das deusas), e com os demais passageiros ele chegou ao terreno designado por ele por Jupiter. No entanto, Eneias decidiu que deveria se estabelecer no lugar mais vantajoso da Itália, então ele foi até a adivinha Sibila, que em vez de responder a sua difícil pergunta o levou ao submundo para consultar seu pai. Ele recomendou a área certa para ele, e Enéias então, por conselho dele, navegou até a foz do rio Tibre e fundou sua cidade lá.

Mas a área do Tibre não era um país livre "à venda", desocupado, pois era habitado pelos latinos, uma tribo governada pelo rei Latino. Como este rei aceitou Eneias, os autores antigos não concordaram. Segundo um relato, ele o recebeu com gentileza e amizade (o que não é muito adequado para os mitos romanos), segundo outro, ele permitiu que ele fundasse uma cidade somente após a luta em que foi derrotado. Em qualquer caso, ele mais tarde se casou com a filha Lavínia do rei Latino, em cuja homenagem Enéias chamou sua cidade de Lavínio. Mas ele também não podia se conformar com isso, porque os latinos relutavam muito em ver estrangeiros entrando e ocupando partes de seu território, e suas disputas eventualmente se transformaram em escaramuças armadas por Turnus, rei de uma tribo Rutul vizinha que planejava se casar com Lavinia, e assim anexar o Latium ao seu território. Os nativos insatisfeitos escolheram Rutul como seu líder e atacaram a cidade de Eneias. No entanto, a tripulação repeliu o ataque e então vieram em auxílio de Eneias os etruscos, sob a liderança de Euander, inimigo figadal de Turnus. A guerra que então estourou, terminou em um duelo entre os líderes de ambos os exércitos, no qual Enéias matou Turnus.

O herói vitorioso então completou sua cidade, uniu seu pequeno número de pessoas com os latinos e tornou-se seu rei. Não se sabe por quanto tempo ele governou em sua nova terra natal, as lendas concordam apenas que ele foi levado ao céu e elevado a deus. Seu filho Ascânio ou Julus (de quem, como um dos ancestrais, ele derivou a origem da família Julius, chefiada pelo divino César), então fundou a cidade de Alba Longa. Depois de Júlio, houve 11 reis pouco conhecidos em Alba Lonza. O décimo segundo era o rei Prokas, que tinha dois filhos: o Numitor mais velho e a mais jovem Amulio. Após sua morte, ele ascendeu ao trono sob a lei de Numitor. No entanto, Amulio o depôs e expulsou. Querendo se proteger contra seus próprios métodos de obter governo, ele executou todos os filhos de Numitor e forçou sua filha Reia Silvia a se tornar uma sacerdotisa da deusa Vesta, uma função com a promessa de virgindade eterna.

Mas Reia Silvia não resistiu às tentações do deus da guerra, Marte (o que era compreensível em sua bravura e força), e deu à luz gêmeos. Quando o rei soube do nascimento de potenciais candidatos ao trono, ele ordenou que Reia Silvia os atirasse ao rio. Os servos colocaram os dois meninos em uma cesta e os colocaram na superfície do Tibre, que acabara de ser inundado. Reia Silvia foi então salva do afogamento pelo deus do rio Tibre porque ele gostava dela, e a tomou como esposa em suas fontes. Depois que o cesto aonde estavam os gêmeos encalhou nas margens do rio, seus gritos atraíram a atenção de uma loba que vivia em uma floresta próxima no Monte Palatino. Ela correu até o rio e os levou para seu covil na caverna. Lá ela os amamentou com seu leite e aqueceu seu corpo. Assim, o pastor Faustulo os encontrou, e (quando a loba se afastou) os levou para sua casa, onde ele e sua esposa Aca Larentia os criaram junto com seus doze filhos, Rômulo e Remo.

(A loba capitolina, estátua que representa os gémeos)

O primeiro trabalho de Romulo e Remo (o leitor atento deve ter entendido há muito tempo o que os gêmeos faziam) foi proteger o rebanho de seu padrasto e a caça. Graças à amamentação dos lobos e a uma vida saudável na floresta, eles se tornaram jovens capazes, que nada sabiam sobre sua origem e viviam de maneira simples e contente. Como outros jovens, eles não evitaram lutas e escaramuças. Seu principal inimigo era um pastor rival que pastava rebanhos para Numitor no Aventino. No entanto, eles uma vez foram capturados e mostrados a Numitor durante sua expedição. Ele conheceu seus netos neles (não se sabe como). Lembre-se de que Numitor era o governante legítimo de Alba Longa, expulso por seu irmão mais novo Amulio. Ele os convenceu a corrigir a velha injustiça sem problemas, e eles juntaram os seus companheiros do Palatino e invadiram Alba Longa. Amulio foi morta e a cidade de Alba Longa devolvida a Numitor.

(Representação artistica dos gémeos, com equipamento militar da época)

Mas então surgiu um problema muito sério - Rômulo e Remo, cientes de suas origens reais, não tinham onde governar! Não querendo esperar que seu avô afrouxasse o trono após sua morte, eles decidiram estabelecer sua própria cidade. Eles realizaram sua intenção e, 300 anos após a fundação de Alba Longa, uma nova cidade apareceu no Monte Palatino. O local (Monte Palatino) foi facilmente aceito pelos irmãos, pois era um excelente local: protegido em três lados por íngremes encostas rochosas e do último pântano de ataques de animais selvagens e inimigos. Além disso, o Palatino ficava no meio de um belo terreno acima do rio - o Tibre - que nesses lugares já está muito próximo do mar; ao redor dele, outras seis colinas se erguiam ligeiramente em todos os lados. Na frente deles, já havia um povoado e uma fortaleza nesta localidade, na qual o herói Euander também se refugiou.

Quando Rômulo e Remo decidiram estabelecer sua cidade aqui, já havia cabanas de pastores e talvez os restos da cidade de Euander. Assim, de acordo com os costumes da época, os dois irmãos procederam às cerimônias de fundação da cidade: foram esperar os sinais auspiciosos dos deuses, e araram um sulco ao redor da próxima cidade com um arado com um touro atrelado e uma vaca. O sulco simbolizava um fosso defensivo, paredes de barro arado e a interrupção do portão da cidade. Em seguida, cavaram uma cova quadrada no meio da colina, onde colocaram um arado e colheitas para sacrifícios. Após os respetivos serviços, a cerimônia foi considerada concluída e a cidade foi fundada. Faltava apenas determinar o nome da nova cidade. Os dois irmãos queriam que a cidade recebesse o nome deles. Mas o problema é que ela não conseguia decidir a preferência tradicional do mais velho, simplesmente porque os dois irmãos tinham a mesma idade dos gêmeos. Então, no final, eles concordaram em aguardar os sinais dos deuses, observando os pássaros voando, o que era uma forma muito confiável de descobrir a vontade de Deus naquele momento.

Rômulo permaneceu no Palatino e Remo partiu para o Aventino, onde todos olhavam o céu em antecipação ao fenómeno profético. Assim que Remo tomou seu lugar, seis abutres apareceram e voaram sobre sua cabeça. Remo imediatamente relatou isso ao corpo de adivinhos e pediu a eles que recebessem a vitória. Pouco depois, porém, Rómulo mostrou doze abutres. Como eles não concordaram com as condições exatas de antemão, surgiu uma disputa sobre a vitória. Remo afirmou que tinha vencido, por ter avistado os abutres primeiro, Rómulo justificou a sua vitória por ter visto um número maior de abutres. Aqui, os rumores diferem em duas versões. De acordo com o primeiro, a cidade acabou recebendo o nome de Rômulo, que marcou a localização das futuras muralhas. No entanto, o amargo Remo zombou dele, dizendo que tais paredes não impediriam ninguém e ele pulou a vala para ofendê-lo. Então Rómulo o matou, dizendo: "Deixe todo aquele que ousar cruzar minhas paredes perecer." De acordo com a segunda versão, menos comum, uma luta eclodiu entre os irmãos e seus seguidores imediatamente após a profecia, durante a qual Remo foi morto.

De qualquer maneira, a cidade recebeu o nome de Rômulo, passando a chamar-se Roma. Remo foi basicamente esquecido, mas Rómulo deixou uma memória muito significativa. Ele construiu a primeira muralha de Roma, construiu muitos edifícios, criou Leis e, assim, lançou as bases para sua próxima glória. Primeiro, fortificou o Monte Palatino, depois acrescentou mais e mais território às paredes para ter espaço suficiente para a nova população. Seguindo o exemplo dos antigos fundadores das cidades, abriu asilo na cidade e acolheu sem distinção pessoas de baixa renda, livres e escravos. A maioria jovens de Lavinia e Alba Longa vinham para sua cidade. Acima de tudo, Rómulo precisava ganhar autoridade do novo povo para que a situação não saísse fora de controle. É por isso que ele anexou ao seu cargo de rei uma insígnia muito impressionante de poder e dignidade: uma capa roxa, uma tiara dourada com a águia de Jupíter, uma cadeira de marfim e doze guarda-costas que traziam como emblema seus fasces, feixes de varas com eixos entrelaçados. Estes permaneceram um símbolo de poder em Roma ao longo de sua história antiga.

Aí Rômulo teve que trazer ordem à cidade. Ele dividiu o povo em dois grupos. Aqueles que se destacavam na origem, eram famosos por seus feitos de coragem, eram ricos ou já tinham filhos, ele chamava de patrícios (da palavra patres - pais) e outros, pobres e insignificantes, ele chamava de plebeus (talvez da palavra pleo - quantidade, depois plebe - pessoas). Ele entregou os plebeus aos patrícios (para que os patrícios os protegessem por relações de clientela) e deixou que cada plebeu escolhesse seu protetor. Ele então chamou esse arranjo de patrocínio nobre. Ele impôs muitos direitos e obrigações a ambos os grupos, selando assim a divisão. Ele dividiu os patricios em três tribos, cada uma consistindo em dez cúrias. Todos os seus membros formavam a "nação romana", o populus Romanus, a quem foi concedido o direito de se reunir em assembleias para discutir os assuntos políticos, jurídicos e religiosos mais importantes da comunidade recém-formada. Como seu corpo consultivo, Rómulo estabeleceu um conselho de 100 membros - o senado (do latim senex, o velho).

Ele cuidou dos habitantes mais desfavorecidos alocando a cada meio hectare de terra como heredium (do latim herdeiro), que, como o nome sugere, foi herdado. As outras terras permaneceram indivisas, de propriedade coletiva, como ager publicus (terras públicas). Ele também lançou as bases para a posterior ascensão militar de Roma, estabelecendo o serviço militar, organizando um exército e fortificando a cidade com muralhas. Os mitos também atribuem muito mais crédito a Rómulo no facto de que a cidade não desapareceu, mas muito mais tarde tornou-se governante de quase todo o mundo conhecido.

Os primeiros habitantes de Roma eram homens da comitiva de Rômulo e imigrantes de assentamentos albaneses. Mas eles todos eram homens. Sem as mulheres, Roma não poderia ter se tornado uma cidade, muito menos suportar outros mil anos como uma potência mundial proeminente. Rômulo então enviou mensageiros às aldeias vizinhas com um pedido para que a população pudesse escolher esposas. No entanto, recusaram, porque a nova cidade, também habitada por tantas pessoas de origem duvidosa, não inspirava confiança suficiente para que os habitantes decidissem correr o risco de casar as suas filhas com aquela ralé. Por isso, Rómulo anunciou que estava preparando uma festa em homenagem ao deus Neptuno Conso e convidou todos os habitantes das aldeias vizinhas. Os convidados chegaram, um grande número deles, incluindo os Sabinos com suas esposas e filhas. Quando a diversão estava no auge, ao sinal de Rómulo, os romanos correram para as raparigas (moças) sabinas e as sequestraram. Eles também se certificaram imediatamente de que se tornariam suas esposas e mães de filhos.

No entanto, os pais que perderam suas filhas e os jovens que perderam suas noivas forçaram o rei Tito Tatius a vingá-los. Ele, portanto, declarou guerra a Rômulo, e os homens romanos, que atualmente olhavam mais para suas esposas do que lutando, não ficaram muito tempo no campo de batalha e se retiraram para trás das muralhas da cidade. Lá, no entanto, eles se defenderam bravamente. Os sabinos subornaram Tarpeia, a filha de Tarpeia, o comandante do castelo, com pulseiras de ouro e joias, e ela secretamente abriu o portão para eles à noite (após o qual a famosa rocha Tarpeia é nomeada, na qual as punições mais humilhantes foram posteriormente aplicadas , por exemplo, por alta traição). Rómulo teve que fugir com seus homens. No dia seguinte, ele tentou recapturar sua cidade, mas as sabinas finalmente entrou na situação. Eles correram para o exército inimigo e imploraram a todos os homens que não matassem seus pais e irmãos, bem como seus maridos. Os romanos e sabinos finalmente fizeram as pazes e, por estarem unidos por laços de sangue, acabaram por unir seu povo. Tito Tatius mudou-se para Roma e tornou-se co-governante de Rómulo. Quando Tito Tatius morreu mais tarde, Rómulo se tornou o único rei novamente.

Sobre a questão da morte de Rómulo, os rumores são novamente unânimes. Existem duas versões, uma plebéia e outra patrícia. De acordo com os patrícios, ele foi levado vivo no céu na carruagem de fogo do deus da guerra Marte em 17 de fevereiro, ano desconhecido, quando realizou um desfile militar nos pântanos dos Cárpatos (posteriormente Campo de Marte). Segundo os plebeus, Rómulo foi assassinado pelos próprios patrícios quando tentavam limitar o poder do Rei. No entanto, os dois concordam que ele se tornou um deus e protegeu seu povo com o nome de Quirino até o fim do mito romano.

Depois da morte de Rómulo, sucederam-lhe seis reis. Esses personagens, assim como suas ações, movem-se em algum lugar na fronteira entre as lendas e a história real. Segundo a habitual apresentação literária, o governo foi assumido depois de Rómulo por Numa Pompilio, de origem sabina, que criou as instituições de culto mais antigas e cuja biografia foi escrita por Plútarco. Outro rei foi Tulus Hostilio, durante cujo reinado houve uma guerra com Alba Longa, uma cidade à frente de colónias latinas autonomas. Este período é palco de outra lenda bem conhecida sobre a luta dos Horácios e Curiácios. Nesta guerra, seria decidido se Alba Longa se tornaria o senhor de Roma ou, inversamente, Roma controlaria Alba Longa. O rei de Alba Longa, em um esforço para salvar a vida dos homens, concordou com o rei romano que, em vez de exércitos, três irmãos, trigêmeos, se enfrentariam por cada lado, iguais em força, idade e bravura. Eles então lutarão na batalha e a vitória na guerra decidirá este duelo. Os mencionados Horácios foram escolhidos pelos romanos, os irmãos Curiácios por Alba Longa (deve-se notar aqui que na antiguidade não havia consenso sobre quem eram os romanos, mas no final foram reconhecidos pelos Horácios). Quando os irmãos concordaram, os reis determinaram o local e a hora da luta e fizeram um juramento solene de que a nação cujos representantes vencessem governaria a outra em paz e tranquilidade.

Então os irmãos lutaram no dia marcado. A princípio, parecia que os irmãos de Alba Longa iriam vencer a luta, já que dois Horácios morreram após o primeiro choque, enquanto do trio de Alba Longa apenas ficou um ferido. A situação ficou muito difícil para os romanos, por ter um, embora sem ferimentos, contra três. Além disso, o último Horácio, apesar do juramento de lutar até a última gota de sangue, fugiu. Os irmãos Curiácios começaram a persegui-lo quando Horácio repentinamente se vira, se joga na batalha com o perseguidor mais próximo e, aproveitando o facto de que ele ainda não foi ferido, o derrota e mata. O segundo irmão do Curiácio estava mais ferido do que o primeiro e não correu para Horácio até que seu irmão estivesse morto. É claro que não foi problema para Horácio dominá-lo também, e para o terceiro Curiácio, mais ferido, que ficou para trás, acabou correndo e o matou também.

Graças à inteligência e astúcia deste homem, Roma venceu e se tornou a cidade que dominava Alba Longa. Claro, a vitória e seu arquiteto foram comemorados. No Portão de entrada em Roma, no entanto, o grito de uma mulher se misturou ao tumulto da alegria geral. Pertencia à irmã de Horácio, que era noiva de um dos Curiácios e que agora viu sua capa sobre os ombros de seu irmão, de onde percebeu que ele havia morrido. No entanto, seu lamento irritou Horácio. Ele desembainhou a espada, esfaqueou a irmã e gritou: "Que toda mulher romana morra no futuro, derramando lágrimas sobre o túmulo do inimigo!"

Ele foi, é claro, levado à justiça por esse ato. Seu próprio pai assumiu sua defesa, com um discurso no qual perguntava aos juízes se eles queriam mandar à morte o herói que acabara de obter uma vitória tão grande para Roma. Horácio foi absolvido. Apesar de ter sido libertado pelos comovidos romanos, seu pai infligiu uma punição simbólica a ele. Horácio teve que andar sob o jugo, forçando-o a baixar a cabeça orgulhosa.

O próximo rei romano foi Anco Marcio, tradicionalmente considerado o fundador do porto de Óstia. Outro foi Tarquínio Prisco, de origem etrusca (os etruscos, como sabemos, tiveram grande influência nos primórdios de Roma e, portanto, os rumores sobre reis etruscos no trono romano provavelmente têm um núcleo histórico). Outro foi Servio Tullio, talvez filho de uma escrava, a quem a divisão da população em cinco classes de acordo com a propriedade foi atribuída. O último rei foi o cruel Tarquínio Soberbo - filho de Tarquínio Prisco - que foi expulso de Roma apenas segundo a tradição, não temos outra fonte histórica, em 510 aC. Temos noticias de uma república estabelecida. Eventos recentes como a dominação etrusca de Roma, a desintegração do estabelecimento inicialmente comum - o estabelecimento serviliano e a transição para a república já são eventos históricos reais

Após a expulsão do último rei romano, o rei etrusco Lars Porsenna tentou devolver o controle da cidade às mãos dos etruscos, por isso organizou um exercito e marchou contra Roma. Naquela época, o único caminho para a cidade era por meio de uma ponte de madeira sobre o rio Tibre. Um dia Horácio Cocles vigiou esta ponte com outros soldados (cocles significa zarolho, segundo uma versão ele já foi afetado assim desde o nascimento, segundo a outra ele perdeu o olho em batalha). De repente, o inimigo emergiu e correu em direção à ponte. Os outros homens largaram as armas horrorizados e fugiram, mas Horácio levantou-se com o inimigo com uma espada na mão e vários atacantes caíram, criando uma parede à frente do herói que repeliu o ataque, dando aos seus companheiros tempo para escapar. Porém, a ponte não aguentou o peso de todos os lutadores que estavam atacando e caiu, encerrando a luta. Horácio então nadou com armadura completa até a praia.

(Rei Lars Porsenna comandando um exército etrusco; ao fundo vê-se a cidade de Roma)

No entanto, Lars Porsenna montou um cerco e a fome estourou em Roma. Um jovem patrício chamado Mucio decidiu se infiltrar no acampamento inimigo e matar o Rei estrusco. Ele escondeu a adaga sob as roupas e rastejou até a tenda real. Os soldos estavam a ser pagos naquele dia, e o rei e seu ajudante supervisionavam sua emissão. Múcio, sem saber qual deles, matou um dos dois; no entanto, matou um assessor, não rei. Ele tentou escapar, mas logo foi capturado e levado perante o rei. Múcio disse seu nome e admitiu que queria matá-lo. Acrescentou que não estava sozinho com tais intenções e que havia outras trezentas pessoas em Roma, como ele, prontas para tentar o mesmo. O amedrontado rei ameaçou torturá-lo com fogo se ele não traísse seus cúmplices, mas Múcio colocou sua mão direita no fogo e a fez queimar sem um único sinal de dor. Oprimido por sua bravura, o rei o soltou e, horrorizado por ter que enfrentar tantos outros assassinos como este, dos quais ele também escapou por puro acaso, imediatamente iniciou as negociações. Graças a Mucio, o cerco acabou. O próprio herói foi apelidado de Scaevola, que significa Canhoto.

Do site

Stručné dějiny Říma I.

Tradutor: Eduardo Santos

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


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