terça-feira, 24 de agosto de 2021

Àrtemis.

 


Pode ser uma imagem de 1 pessoa
Ártemis a Senhora das feras selvagens
Ártemis era a mais popular das deusas do panteão grego, filha de Zeus e Leto, a irmã gêmea de Apolo, Ártemis é a Lua, tem a pele branca e os cabelos negros, enquanto Apolo é o Sol, e é dourado.
Assim que soube que mais uma rival sua daria à luz a filhos de Zeus, Hera enviou uma serpente gigante a Píton, para que perseguisse a ninfa e lhe devorasse os filhos, Leto andou de cidade em cidade fugindo dessa serpente, mas ao final da gestação ela já não mais conseguia correr.
Penalizada com a situação Eileithyia (a deusa dos partos e gestantes na mitologia grega protetora das mães durante seus períodos de gestação) resolveu ajudar Leto, a primeira a nascer foi Ártemis, e já ajudou no parto do irmão Apolo.
Ela e o irmão são os deuses arqueiros e Seu pai, presenteou-a com arco e flechas de prata, além de uma lira do mesmo material e a seu irmão Apolo ganhou os mesmos presentes, só que de ouro, e são muito bons nisso, mas Ártemis também é era considerada como deusa da vegetação e da fertilidade
Senhora dos bosques e dos animais Sem dúvida ela é o símbolo maior do feminino, de sua liberdade e autonomia. Ela sempre está acompanhada por animais selvagens e também possui uma corte de ninfas, que são chamadas de Ursas.
Apesar do título de deusa casta, Ártemis já se apaixonou, por Órion, mas como passava tempo demais com ele Apolo se sentiu enciumado, e enganou a deusa para que esta matasse o pobre Órion.
Era muito severa também com os mortais que ousavam desafiá-la. Certa vez, como de costume banhava-se nas águas das fontes cristalinas; quando foi surpreendida pelo caçador Acteon que ali se dirigiu para saciar a sede. A vê-lo transformou-o em um veado e tornou-o vítima da sua própria matilha que o estraçalhou. Depois que Agamêmnon matou um cervo em um bosque consagrado a deusa, exigiu do grego o sacrifício de sua filha, Ifigênia, para que os ventos voltassem a soprar e permitissem a partida da frota grega para Tróia. Posteriormente, teve pena da jovem e não deixou que ela fosse sacrificada e levou-a consigo até seu santuário e ali Ifigênia tornou-se sacerdotisa.
Foi frequentemente confundida com Selene ou Hécate, também deusas lunares e é conhecida como Cíntia, devido ao seu local de nascimento, e foi ao longo dos tempos uma fonte inesgotável da inspiração dos artistas.
Na Itália eles comemoravam sua festa no dia 13 de agosto, quando os cães de caça tinham seu momento de glória e os animais ferozes eram deixados à vontade.
todasasdeusasdomundo
Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário