Darei uma resposta provocadora.
No século IV a.C., em "Física", Aristóteles rascunha os princípios gerais da Ciência. Trata-se da confrontação dialética de hipóteses explicativas. Por isso toda investigação deve começar com o exame acurado das teorias vigentes.
Galileu, no século XVI, enfatizou a necessidade de matematizar experimentos.
Descartes, no século XVII, formula a metafísica moderna e sua heurística baseada em geometria analítica.
Mas pra mim quem foi mesmo o pai do método científico foi Abū al-Haytham[1].
Porque eu penso assim? Esse astrônomo árabe do século X foi o primeiro a escrever um livro com uma descrição pormenorizado de como fazer ciência natural por meio de experimentos.
Trata-se do Kitāb al-Manāẓir, ou "O Livro da Ótica".
Nesse tratado, dedicado a Allah, o astrônomo explica que de nada adianta criar engenhos mecânicos para observar as estrelas e descobrir coisas, se você não publicar os resultados com riqueza de detalhes de modo que outros astrônomos possam avaliar e tentar replicar as observações para verificar se estão certas.
Ainda defende que os astrônomos devem se encontrar regularmente no palácio do Sultão para compartilharem conhecimentos , técnicas e avaliarem as publicações uns dos outros.
Tudo para o crescimento da Ciência que, em última instância, era um dom de Allah para os homens e por isso deveria ser cultivada. Por sinal, Al-Haytham também defendia a liberdade religiosa e uma leitura mais tolerante do Islã para com o Ocidente.
Notas de rodapé
Nenhum comentário:
Postar um comentário