segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Descendentes.

 

Existem descendentes vivos de Julio Cesar?

A única descendente de Júlio César nascida dentro dos limites de um casamento legal foi sua filha Julia Caesaris Filia, nascida por volta de 76 aC. Ela era filha de Júlio César e de sua primeira esposa, Cornélia.

Ela se casou com um aliado e amigo íntimo de César, o general romano Pompeius Magnus (ou seja, "Pompeu, o Grande") em abril de 59 AC. Ela acabou engravidando de um filho de Pompeu, neto de César. Ela e a criança morreram tragicamente no parto em agosto de 54 AC, deixando César sem descendentes. Sua morte é tradicionalmente considerada como o início do fim da amizade entre César e Pompeu.

Ainda que ilegítimo, César acabou por ter com Cleópatra VII Philopator (ou seja, "Cleópatra", rainha do Egito), um outro filho biológico conhecido, Cesarião, nascido a 23 de junho de 47 AC. Cesarião foi assassinado sob as ordens do sobrinho-neto e filho adotivo de Júlio César, Otávio César (mais tarde conhecido como Augusto César), em 23 de agosto de 30 AC. As muitas histórias populares que circularam na antiguidade, alegando que Cesarião conseguiu sobreviver secretamente e fugir para o leste, dificilmente seriam verdadeiras.

ACIMA: cabeça egípcia estilizada de Cesarião, filho de Júlio César e Cleopatra VII Philopator, assassinado em 30 AC sob as ordens de Augusto César

Após a morte de Cesarião, a última das linhas biológicas conhecidas de Júlio César foi totalmente extinta. É possível que Júlio César possa ter tido outros filhos ilegítimos cujos nomes foram perdidos para a história, já que ele teria sido um sedutor em sua juventude mas, se ele tivesse algum, nenhum registro de sua existência teria sobrevivido.

Pode haver, no entanto, descendentes sobreviventes de Augusto César, que era sobrinho-neto de Júlio César, filho adotivo e único herdeiro. Augustus era moralmente correto quando se tratava de questões de fidelidade conjugal e só teve um filha conhecida: Julia, a Velha, que era filha de Augustus e de sua segunda esposa, Escribônia.

Julia, a Velha casou-se três vezes com nobres romanos e ficou famosa por seus muitos casos extraconjugais. Ela é conhecida por ter tido pelo menos seis filhos. Os imperadores Calígula e Nero estão entre seus muitos descendentes. Há provavelmente pessoas que vivem hoje descendentes dela e, através dela, de Augusto.

ACIMA: a cabeça de Julia, a Velha em mármore romano, única filha de Augusto Cesar, que era o filho adotivo e herdeiro de Julio Cesar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário