sábado, 27 de novembro de 2021

Minta.

 


Pode ser arte de 1 pessoa
🌱 Na mitologia grega existem ninfas que se associam a diversos aspectos da natureza: rios, mares, rochedos, cavernas, árvores e montanhas. E também havia ninfas associadas aos rios infernais, que corriam pelo reino de Hades.
Essa é a história de uma delas...
🍃 Minta (ou Menta) era uma das ninfas do rio Cocito, o conhecido "rio das Lamentações" do Hades.
👉 Conta Ovídio que a moça era a principal amante e concubina do deus Hades, rei do Mundo Inferior. Contudo, quando este casou-se com Perséfone e tornou-a rainha dos mortos, o relacionamento com a ninfa foi interrompido. O deus só tinha olhos para sua esposa.
"Pois ela havia dito que era mais nobre de forma e mais excelente em beleza do que a Perséfone de olhos negros, e gabou-se que Aidoneus [Hades] voltaria para ela e baniria os demais de seus salões". — Kerenyi, Karl (1967).
🍂 Invejosa e furiosa, Minta passou a se vangloriar pelos Infernos dizendo-se a mais bela do Mundo Inferior. Deméter, mãe de Perséfone e deusa dos grãos, enraivecida com a ousadia da ninfa, decidiu puni-la. Transformou Minta na planta de mesmo nome ("menta").
A planta cresceu perto de Pylos, em uma montanha a leste. O mito se encerra com a vingada Perséfone pisoteando a planta que um dia fora sua rival.
🌾 A menta é uma planta usada nos ritos funerários gregos, junto do alecrim e da murta.
.
.
Você e outras 3 pessoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário