quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Forum Romano.

 


😲😲😲😲😲
Pode ser uma imagem de ao ar livre e monumento
ARQUITETURA E HISTÓRIA DAS RELIGIÕES:
Uma visão alternativa para o surgimento do Cristianismo, no primeiro dos Evangelhos, o de Marcos. Para criar dois Deuses ...O Deus Pai e o Deus Filho. O terceiro Deus, chamado de Espírito Santo seria ROMA.
Estes fatos em um relato de campanha militar da primeira guerra romano judaica entre 66 a 73 D.C, que deu as bases para a substituição do culto imperial romano em uma nova religião: o cristianismo.
A linda foto é do FÓRUM ROMANO de outrora e nos dias atuais.
O problema todo é que vemos as obras que são belíssimas no Fórum Romano, mas não " enxergamos " o contexto histórico daquilo que é mostrado na foto, que diga-se ficou ótima a comparação do que seria o Fórum Romano no passado.
Acontece que o Templo de Vespasiano e por alguns historiadores, também é considerado o Templo de Titus Flávius , seu filho.
O que restou do templo está na foto de baixo, quando mostra os dois últimos pilares em pé, e que ficava entre o Templo da Concórdia e o Templo de Saturno, lá no fundo da foto.
Vespasiano e Titus Flávius, tiveram um culto imperial aos moldes do Imperador romano Júlio César e de seu filho adotivo Augusto.
Os dois, Vespasiano e Titus Flávius, foram considerados DIVUS ( Divinos e Deuses ), pelo Senado Romano, na época da gens flávia dos Imperadores Vespasiano, Titus Flávius e Domiciano, entre 69 a 96 D.C.
O imperador Júlio César foi elevado após sua morte trágica ao status de Deus - DIVUS do império: DIVUS IULIUS CAESAR, pelo culto imperial romano ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Culto_imperial_na_Roma_Antiga ).
Seu filho adotivo e sucessor o Imperador Augusto, também foi considerado DIVUS, após sua deificação pelo Senado Romano ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto ) , e ambos Júlio César e Augusto tiveram culto imperial romano, considerados DIVUS - Deus e FILIUS DIVUS - Filho de Deus.
O culto de ambos ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Sodais_augustais ) desaparece quando o Cristianismo surge, já no século I, com o advento dos três Imperadores Romanos Vespasiano ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Vespasiano ) , Titus Flávius ( https://en.wikipedia.org/wiki/Titus ) e Domiciano ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Domiciano ), da gens flávia ( https://en.wikipedia.org/wiki/Flavia_gens ), vitoriosos na primeira guerra romana judaica ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_guerra_judaico-romana ) , temos enfim o Templo de Vespasiano e Titus Flávius.
Poucos historiadores mencionam a existência do culto imperial a Divus Iulius e Filius Divus Augustus o que desta forma permanece sem estudos profundos.
O Deus Jesus Cristo, filho de outro Deus Pai aparece no primeiro século e como este Deus, aparece também o Deus Pai Vespasiano e Titus Flávius - DEUS E DEUS FILHO ( DIVUS E DIVUS FILIUS ), novamente deificados pelo Senado Romano, ambos da ordem equestre das legiões romanas e de origem humilde, e que foram comandar as tropas romanas na primeira guerra romana judaica de 66 a 73 D.C.
Jesus Cristo aparece universalmente e definitivamente em 325 D.C, com sua religião através de Constantino ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Constantino ), no Concílio de Nicéia ( https://pt.wikipedia.org/.../Primeiro_Conc%C3%ADlio_de...... ), reafirmado pelo Imperador Teodósio ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Teod%C3%B3sio ), com o Édito de Tessalônica, em 380 D.C ( https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dito_de_Tessal%C3%B4nica ), que institui a religião estatal romana, com o cristianismo.
Antes de chegar a temática do post, temos que lembrar as semelhanças do primeiro Imperador Júlio César com Jesus Cristo.
A ascensão de Júlio César começa na Gália, a de Jesus na Galiléia. Júlio César, vindo da Gália , atravessa o Rubicão e chega à Corfínio https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerco_de_Corf%C3%ADnio; JESUS, vindo da Galiléia , cruza o Jordão e chega a Cafarnaum (também Cafernaum - https://pt.wikipedia.org/wiki/Cafarnaum). Gália e Galiléia são os respectivos países vizinhos no norte.
Ambos têm que cruzar rios fronteiriços: o Rubicão separou a Gália da Itália, enquanto o Jordão na verdade separou a Galiléia da Decápolis e da Gaulanitis, mas os evangelistas escrevem como se a Judéia estivesse localizada imediatamente do outro lado do rio.
Os mares tempestuosos que são atravessados ​​por César e Jesus também atuam como fronteiras: do outro lado do Mar Jônico fica Jônia, como a Grécia era e é chamada no Oriente; do outro lado do mar da Galiléia novamente estão Decápolis e Gaulanitis, mas para o evangelista é novamente a Judéia.
Os mesmos atributos e propriedades aparecem dentro das mesmas estruturas dos dois personagens.
Agora, se tentarmos estender essa sequência, descobriremos que Júlio César expulsa o comandante do inimigo que ocupava a cidade de Corfínio e Jesus expulsa o espírito impuro de um homem possesso. ( https://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/1 ).
Em Marcos 1: 21 - 26, temos os fatos:
" Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas. E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou, Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele."
O espírito imundo poderia ser a vontade dos judeus na revolta na primeira guerra romano judaica de 66 a 73 D.C.
Portanto, a sequência pode ser estendida: Gália + rio de fronteira que é o rio RUBICÃO+ Corfínio https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerco_de_Corf%C3%ADnio + comandante ocupante + expulsão = JÚLIO CÉSAR e Galiléia + rio de fronteira que é o rio JORDÃO + Carfanaum https://pt.wikipedia.org/wiki/Cafarnaum + homem possuído + expulsão = JESUS.
Ao comparar Júlio César e Jesus, verificamos a existência de requisitos semelhantes dentro de estruturas e sequências análogas.
Será que houve uma adaptação teológica do culto imperial de Júlio César ( DIVUS IULIS CAESAR ), e de seu filho adotivo AUGUSTO, que foi DIVUS FILIUS, com o culto imperial dos novos Imperadores Vespasiano de 69 a 79 , Titus Flávius de 79 a 81 e Domiciano de 81 a 96 D.C ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Domiciano). ?
Os relatos da Guerra Judaica de Flávius Josephus relatando a primeira guerra romano judaica de 66 a 73 D.C , tem muitas coincidências com o primeiro dos Evangelhos ...o Evangelho de MARCOS, e poderia ter aglutinado o culto imperial do DIVUS IULIUS, e de seu filho adotado AUGUSTO, como DIVUS FILIUS, que foi, na nova religião, mas com outros DEUSES.... Vespasiano DIVUS - Deus e seu filho Titus Flávius - FILIUS DIVUS- Filho de Deus.
Nesta época Vespasiano foi considerado DIVUS ( DEUS ) pelo Senado Romano e seu filho Titus Flávius foi considerado FILIUS DIVUS ( Filho de Deus ) , também pelo Senado Romano, mas a pedido de seu irmão, o Imperador Domiciano ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Domiciano ).
Não temos na história os documentos da CONSECRATIO ( https://es.wikipedia.org/wiki/Consecratio ) e APOTEOSE ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Apoteose ) feito pelo Senado Romano do Imperador Vespasiano e de seu filho Titus Flávius que foi considerado FILIUS DIVUS, filho de Deus .
Júlio César também foi considerado DIVUS, pelo Senado Romano e seu filho adotivo AUGUSTO, foi considerado DIVUS FILIUS - DEUS FILHO. Desta forma , vemos que o culto imperial romano travestido de nova religião pode ter sido feito quando Domiciano foi Imperador de 81 a 96 D.C, em substituição ao culto imperial de Júlio César, que era DIVUS IULIUS CAESAR - DEUS JÚLIO CÉSAR e AUGUSTO que era FILIUS DIVUS - FILHO DE DEUS.
Na época existia os jogos capitolinos ( https://en.wikipedia.org/wiki/Capitoline_Games ), instituídos por Domiciano em 86 D.C, inspirados nos Jogos Olímpicos da Grécia.
Muitos jogos capitolinos foram realizados no Campo de Marte ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_de_Marte_(Roma) ), em setor separado dos jogos físicos, para serem realizadas as disputas intelectuais, o que pode ser o local dos primeiros escritos do Evangelho de Marcos, ou o relato da campanha militar da primeira guerra romano judaica entre os anos 66 a 73 D.C, com a substituição dos nomes dos personagens principais, Titus Flávius para Jesus.
A cada cinco anos, no início do verão, os competidores vinham de várias nações para participar de vários eventos. Recompensas e coroas eram concedidas na competição de trabalhos escritos de poetas e na produção de textos, mostrando façanhas romanas .
O símbolo da Vitória era colocada na cabeça dos autores vencedores, pelo próprio Imperador Domiciano.
Esses jogos tornaram-se tão celebrados que a maneira de contabilizar o tempo por lustres (períodos de cinco anos) mudou, e eles começaram a contar por jogos capitolinos, como os gregos antigos faziam por Olimpíadas, mas com uma diferença: os jogos capitolinos eram pró intelectualidade na produção de poemas e relatos pró Roma, enquanto os gregos eram pró força física com as Olimpíadas.
Domiciano, estudou muito a governança de outro Imperador Romano de nome TIBÉRIO ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Tib%C3%A9rio ), justamente o Imperador reinante no ministério de Jesus Cristo, pois governou Roma entre 18 de setembro do ano 14 D.C. até à sua morte, a 16 de março de 37 D.C.
PÁPIAS , fala no ano 125 D.C, sobre o Evangelho de Marcos . PÁPIAS ( https://pt.m.wikipedia.org/.../P%C3%A1pias_de_Hier%C3... ), se refere a Marcos como alguém que NÃO FOI apóstolo e que ouviu de SÃO PEDRO (o nome judeu verdadeiro de PEDRO é SIMON BAR JONAS ).
Semelhante ao nome do líder rebelde que guerreou contra os romanos no Templo de Jerusalém, na guerra romano judaica de 66 a 73 D.C, SIMON BAR GIORA https://en.wikipedia.org/wiki/Simon_bar_Giora ).
Em agosto de 70 D.C, cinco meses após o início do cerco, Jerusalém caiu nas mãos de Titus Flávius, o futuro DIVUS FILIUS ( DEUS FILHO ), SIMON BAR GIORA, foi preso e levado para Roma, para ser executado após a procissão triunfal onde desfilou acorrentado.
Também desfilou acorrentado outro líder judeu que protegia o Templo de Jerusalém, seu nome era JOÃO DE GISCALA ( https://en.wikipedia.org/wiki/John_of_Giscala ), que não teve a pena capital de morte e foi condenado à prisão perpétua.
Ambos SIMON BAR GIORA e JOÃO DE GISCALA, tem nomes semelhantes de dois apóstolos de Jesus: PEDRO e JOÃO. Os destinos são praticamente idênticos: PEDRO foi morto e colocado de cabeça para baixo e alguns historiadores retratam a morte em uma cruz de cabeça para baixo, como um forma de expressão contrária a figura da morte de Jesus
Mas que demonstra também as idéias contrárias de SIMON BAR GIORA, contra o domínio romano, quando lutava na batalha do Templo de Jerusalém e JOÃO, após um tempo foi exilado na ilha de PATMOS ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Patmos ), conforme o Livro do Apocalipse, é espelho de JOÃO DE GISCALA, que foi condenado à prisão perpétua e pode ter sido exilado.
SIMON BAR GIORA ( semelhante ao nome de SÃO PEDRO que era SIMON BAR JONAS ), foi um dos principais líderes judeus da revolta na primeira guerra romano judaica de 66 a 73 D.C, e especificamente no ano 70 D.C, já sabendo a derrota iminente, escapou para as passagens subterrâneas do Monte do Templo, no ataque romano.
Por meio de cortadores de pedra, e ele mesmo cortando PEDRA, cavou um caminho para a liberdade, mas ficou sem comida antes que pudesse terminar.
Retratado como vestido com as vestes de um Rei da Judéia, por Flávius Josephus, ele se levantou do solo no mesmo lugar onde o Templo estivera, e foi feito prisioneiro dos romanos e levado para Roma, onde foi encarcerado na Prisão Mamertinum e depois executado ao final da procissão da vitória de Titus Flávius, que invadiu e destruiu Jerusalém no ano 70 D.C.
Veja a lápide com o nome SIMON BAR GIORA, na prisão MAMERTINUM em Roma. https://upload.wikimedia.org/.../170px-Campitelli...
No Evangelho de Marcos, temos :
" Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão BarJonas, porque tu não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela "
Mateus 16:15-18
Desta forma, SIMON BAR GIORA É SIMÃO BAR JONAS, e depois PEDRO. Aqui temos a assinatura flaviana da construção do Evangelho de Marcos, que o próprio evangelho é o relato da campanha militar da primeira guerra romano judaica entre 66 a 73 D.C e temos também uma SÁTIRA ROMANA, ao mostrar que aquele SIMON BAR GIORA, foi o apóstolo que negou 3 vezes a Jesus e ao mesmo tempo sobre ele ( PEDRO - PEDRA ), foi construída a Igreja Romana.
Lembremos da frase célebre dita por ( Titus Flávius ): "Pois também eu te digo que tu és PEDRO, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela "
Domiciano era filho de Vespasiano e irmão de Titus Flavius e propagou os feitos de sua família, a gens flávia, para criar novas figuras de DIVUS, em substituição ao culto de DIVUS IULIUS e DIVUS FILIUS de AUGUSTO.
O próprio Imperador Domiciano se assemelha muito a terceira divindade, O Espírito Santo , mas do Genius Populis Romanus e do Senado Romano ( https://pt.wikipedia.org/wiki/SPQR ) , pois vemos que o ESPÍRITO SANTO, é o GENIUS POPULIS ROMANUS e do SENADO ROMANO , que representa ROMA , com seu domínio imperial.
O único pecado SEM PERDÃO, é PECAR CONTRA O ESPÍRITO SANTO, ou contra ROMA, que se mostra a figura de uma SÁTIRA ROMANA, na primeira guerra romano judaica entre 66 a 73 D.C, onde os judeus se rebelaram contra a dominação de Roma.
Está escrito no Evangelho de Mateus:
"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens."
Mateus 12:31
Domiciano teve DAMNATIO MEMORIAE ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Damnatio_memoriae ), mas o Espírito Santo é ROMA .
E com base final na construção literária através de Estoicismo Romano com Sátira Romana , temos como ver o ESTOICISMO ROMANO, pois no Livro de ATOS , se fala em GAIO/GÁLIO ( Lúcio Júnio Gálio Aneano ) que era um senador romano e tinha poderes no julgamento de Paulo pelos romanos ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Atos_18 ).
GAIO/GÁLIO era irmão do filósofo estóico SÊNECA ( https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9neca ) Lúcio Aneu Séneca Corduba, ca. 4 a.C. — Roma, 65 D.C, foi um filósofo estóico e um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano.
Na época do procônsul GAIO/GÁLIO na Acaia, os judeus da região se revoltaram e levaram PAULO a julgamento perante ele, que os dispensou afirmando que não era juiz da Lei e que PAULO não cometera nenhum crime contra os romanos, mas notamos que o pensamento do Estoicismo Romano está presente na construção do texto, na homenagem a SÊNECA, irmão de GAIO/GÁLIO.
O estoicismo romano aparece em vários evangelhos. Exemplo é
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
Mateus 6:34
Para um estóico, as coisas que acontecem ao redor dele não depende dele, e não se consegue controlar. Mas o pensamento estóico da frase é mais profundo e vemos o dever de aceitar o dia a dia. Mas esta frase é para os judeus, que diga-se não eram estóicos e não queriam a dominação romana em Jerusalém. Conceito de Estoicismo ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Estoicismo )
QUINTILIANO ( Marco Fábio Quintiliano , em latim: Marcus Fabius Quintilianus; 35 - 95 D.C) , foi um orador e professor de retórica romano. Nascido em Calagurris (Calahorra, atual Espanha), estava na corte do Imperador Domiciano de 81 a 96 D.C.
E com seu livro ORATÓRIA, no capítulo DOS RISOS ( SÁTIRA ) https://penelope.uchicago.edu/.../Institutio.../6C*.html... , nos mostra muitas semelhanças como uma SÁTIRA, pode ser interposta com a vitória romana na primeira guerra romana Judaica de 66 a 73 D.C ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_guerra_judaico-romana ) com o final da queda de MASSADA ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Massada ).
A SÁTIRA ROMANA, pode estar nas construção do Evangelho de Marcos, pois o próprio ministério, fatos sobre Jesus e os locais onde esteve, são iguais aos locais da campanha militar de Titus Flávius, na guerra romana judaica de 66 a 73 D.C , tudo para suplantar o culto do DIVUS IULIUS CAESAR ( O imperador Deus Júlio César ) e de seu filho AUGUSTO, como FILIUS DIVUS - FILHO DE DEUS, mas agora na figura de dois novos DEUSES: Vespasiano e Titus Flávius.
Exemplo de uma SÁTIRA ROMANA, é o que está escrito no Evangelho de Marcos, onde Jesus no personagem do Deus Filho , Titus Flávius, na primeira guerra romano judaica, precisamente no ano 70 D.C, fala da profecia da destruição de Jerusalém 40 anos ( uma geração ), após o ano 33 de nossa era:
"E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!
E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada."
Marcos 13:1,2
Jesus Cristo aqui é retratado fazendo uma profecia de um acontecimento futuro, só que este fato já tinha acontecido sob o julgo de Titus Flávius , o Filho de Deus - FILIUS DIVUS, no ano 70 D.C. O que demonstra que houve uma SÁTIRA ROMANA, de um fato que já tinha acontecido: a destruição de Jerusalém, não ficando pedra sobre pedra.
Para determinarmos a autoria da pena de quem escreveu o Evangelho de Marcos ( quem sabe um texto nos jogos capitolinos que existia na época para reafirmar a vitória romana sobre os judeus na guerra ) , vemos muitas semelhanças na crítica textual com a forma de escrever de PLUTARCO ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Plutarco ) Lúcio Méstrio Plutarco, em latim: Lucius Mestrius Plutarchus.
Plutarco nasceu em Queroneia, 46 d.C. – Delfos, 120 d.C., e foi um historiador, biógrafo, ensaísta e filósofo platônico grego, conhecido principalmente por suas obras Vidas Paralelas e Morália, que também estava em todo o período em Roma durante os três Imperadores do ano de 69 a 96 D.C ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_flaviana ).
E que basta ler o livro deste de nome EUMENES DE CÁRDIA ( http://www.consciencia.org/eumenes-de-cardia-por-plutarco , ) e comparar com o Evangelho ( boa novas militares ) de Marcos e vermos as semelhanças na forma direta de escrever com concordância verbo nominal quase idêntica na construção dos dois textos.
Tudo isto baseado no livro " A Guerra Judaica https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Guerra_dos_Judeus"de Flávius Josephus ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A1vio_Josefo ).
Um fato que chama atenção é que a grande maioria dos historiadores e até teólogos cristãos alegam é que o Evangelho de Marcos, foi redigido entre os anos 75 e 85 D.C, justamente após a primeira guerra romano judaica entre os anos 66 a 73 D.C, e quase ao mesmo tempo em que foi feito o relato por Flávius Josephus nos escritos da Guerra dos Judeus.
Por isso , as " coincidências ", justamente quando houve os Imperadores da gens flávia: Vespasiano de 69 a 79 D.C, Titus Flávius de 79 a 81 D.C e Domiciano entre 81 a 96 D.C.
Coincidentemente Titus Flávius ( Jesus ), teve um ministério em 3 anos, entre 79 a 81 D.C, como Imperador.
O ARCO DE TITO ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_de_Tito ) foi construído após a primeira guerra romana judaica entre 66 a 73 D.C. Os romanos trouxeram para Roma os despojos de Jerusalém, com a MENORÁ e os livros sagrados e fizeram esculpir em sua pilastra, visível até os dias atuais, a vitória romana. Na inscrição, em letras maiúsculas quadradas romanas, se lê:
“ SENATVS
POPVLVSQVE·ROMANVS
DIVO·TITO·DIVI·VESPASIANI·F(ILIO)
VESPASIANO·AVGVSTO ”
Que significa "O Senado e o Povo Romano [dedicam este arco] ao Divino Tito Vespasiano Augusto, filho do Divino Vespasiano".
Trazendo os livros sagrados para Roma, os escribas romanos puderam fazer a construção literária e criar a figura do MASSIACH - MESSIAS, na figura de Jesus Cristo , através da TIPOLOGIA BÍBLICA ( TIPOLOGIA BÍBLICA é a relação entre o que chamamos de Antigo Testamento nas profecias previstas e estes relatos, previsões serem cumpridos com o advento de Jesus Cristo no Novo Testamento, como o MASSIACH - MESSIAS, em Jesus Cristo )
Vemos assim, a relação entre o que chamamos de Antigo Testamento que não tinha esse nome pois eram os livros sagrados dos judeus, na época ESCRITURAS HEBRAICAS ( com o passar do tempo, esses relatos sagrados foram reunidos em coleções conhecidas por a Lei, os Profetas e os Escritos ) nas profecias previstas e relatos serem cumpridos com o advento de Jesus Cristo no Novo Testamento, como o MASSIACH - MESSIAS, em Jesus Cristo
.
Para os que queiram se aprofundar .... https://multiversalflaviana.com.br/
Um documentário no youtube é bem interessante, sobre o livro O MESSIAS DE CÉSAR, de Joseph Atwill... https://www.youtube.com/watch?v=PE5I4hKVCzg&t=1393s
Imperador VESPASIANO, DIVUS...DEUS, visto por escritores romanos:
Tácito ( nasceu em 56 e faleceu em 120 D.C ), História, livro V, capitulo 13:
"A maioria estava convencida que as antigas escrituras dos seus sacerdotes referiam-se ao presente precisamente o tempo em que o Oriente triunfaria e da Judeia surgiriam homens destinados a governar o mundo. Esta misteriosa profecia referia-se a Vespasiano e Tito, mas o povo comum, fiel às egoístas ambições da humanidade, pensaram que este alto destino estava reservado para eles, e nem as suas calamidades lhes abriram os olhos para a verdade." ( https://penelope.uchicago.edu/.../Tacitus/Histories/4D*.html )
Suetónio ( nasceu em 69 e faleceu em 141 D.C ), Vidas dos Doze Césares, livro X, Vida de Vespasiano, IV:
" Uma antiga superstição era comum no Oriente: que da Judeia viriam os governantes do mundo. Esta previsão, como mais tarde se provou, dizia respeito aos dois imperadores romanos, Vespasiano e Tito, mas os rebeldes Judeus, que a leram como se referindo a eles próprios, assassinaram o Procurador, eliminaram o legado consular da Síria, que veio para ajudá-lo, e arrebataram uma águia. " ( https://penelope.uchicago.edu/.../12Caesars/Vespasian*.html )
Do Templo de Vespasiano e Titus Flávius ficaram somente as duas colunas/pilares em pé no fundo, vistas na segunda foto, no meio, entre o Templo da Concórdia e o Templo de Saturno.
Separe 1 hora e meia e veja como foi criado o cristianismo sob a ótica do livro O MESSIAS DE CÉSAR, de Joseph Atwill... Que fala sobre a história dos Imperadores Romanos que criaram o cristianismo. https://www.youtube.com/watch?v=PE5I4hKVCzg&t=1393s
Você pode estar cultuando na verdade como Filho de Deus , o Imperador Titus Flávius na figura de Jesus Cristo e o Imperador Vespasiano na figura de Deus Pai.
O Imperador Constantino em 325 DC, sabia que o cristianismo primitivo foi um culto imperial romano e somente criou no Concílio de Nicéia, a figura de 3 Deuses em 1 só Deus na figura de Deus Pai - o Imperador Vespasiano, Deus Filho - o Imperador Titus Flávius e o Deus Espírito Santo - Roma .
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário