sábado, 13 de novembro de 2021

Imperadores Romanos.

 

Quem sucedeu a Sétimo Severo no Trono Imperial Romano?

Os sucessores de Septímio Severo foram menos famosos do que Calígula e Nero, provavelmente porque viveram em uma época diferente. O terceiro século foi um declínio para Roma, e foram Caracala, Heliogábalo e Alexandre Severo que o iniciaram.

Passo a citar:

«Caracala (211-217)

Ele era um dos dois filhos do imperador Septímio Severo, um imperador que contribuiu para a estabilização militar e económica, embora temporária, do império. Caracala não seguiu o conselho de seu pai de ficar com seu irmão e mandou assassinar o irmão Geta logo após a morte de seu pai. Para não ser lembrado de sua memória, teve até seu nome apagado das placas dos prédios públicos. Ele era um homem cruel e violento. Seu próprio nome era Marco Aurélio Severo Antonino, apelidado de Caracala em homenagem ao nome da capa celta que ele usava. Os imperadores e líderes militares vitoriosos receberam apelidos honorários em homenagem às suas vitórias de acordo com as tribos e nações derrotadas ou conquistadas (Africanus, Germanicus, etc.). Diz-se que um senador usava esse costume para fazer a piada de que Caracala também deveria receber o título de Geticus - que, no entanto, poderia ser interpretado com um duplo sentido: como vencedor sobre a tribo dos Getas ou vencedor sobre o seu irmão Geta.

No entanto, o segundo conselho de Septímio Severo ao pai já havia caído em terreno fértil. O pai então disse aos filhos que cuidassem dos soldados. Caracala começou a cuidar dos soldados mais do que qualquer outro imperador antes, e até aumentou seus salários pela metade. Isso prejudicou gravemente a estabilidade do Tesouro, e Caracala, com esse aumento drástico nos gastos, lançou uma crise econômica que durou até seu fim do seu reinado.

Em 213, depois de promulgar seu governo e emitir um decreto crucial, a Constitutio Antoniniana (mais sobre isso abaixo), ele marchou sobre a Germánia, derrotou algumas tribos e subornou outras. Então ele foi para o leste contra os partos no desejo de se igualar a Alexandre, o Grande. Ele não teve sucesso no ataque à Armênia, mas conseguiu mover a fronteira entre a Mesopotâmia e invadir a Média. No meio do caminho entre Edessa e os Carras, ele desmontou em 11 de abril de 217 para aliviar as entranhas em fúria e foi perfurado pelo centurião, seu guarda-costas. O assassinato foi planeado pelo prefeito do imperador, Macrino (Marco Opélio Macrino), por medo de que Caracala estivesse a pensar executá-lo. Macrino se tornou sucessor de Caracala por um curto período de tempo.

(Termas de Caracala)

Noutras áreas, Caracala manifestou-se por ter concluído um imenso e magnífico balneário com muitas comodidades, que o seu pai tinha começado a construir e que leva o nome de Caracala porque ele os concluíra. Sob seu governo, o desenvolvimento da lei continuou. O imperador tomou uma medida importante nessa área: por decreto da Constitutio Antoniniana (212-13), concedeu o status de cidadão romano a praticamente todos os cidadãos livres do império. Até hoje, historiadores questionam se o principal motivo para este decreto de Caracala foi o efeito fiscal - aumentar o número daqueles que tiveram que pagar impostos indiretos sobre a herança e a libertação de escravos (obrigatório para cidadãos romanos), ou aumentar o tamanho do povo romano, para tentar elevar a cidadania romana, a autoconfiança e a coesão contra um mundo bárbaro em crescimento. Em qualquer caso, a cidadania romana não era mais tão atraente quanto antes, porque séculos antes, as diferenças entre cidadãos e não cidadãos foram se esbatendo. No entanto, este decreto tem o seu lugar no processo de romanização, pois desde então, os habitantes de todas as partes do império puderam reivindicar o Império Romano como seu lar.

Macrino (217 - 218)

Macrino assumiu o trono após o assassinato de Caracala, que ele planeou. Ficou famoso principalmente porque foi o primeiro imperador a não vir da classe senatorial, mas apenas da classe dos cavaleiros. Ele encerrou a Guerra da Pártia em termos menos favoráveis, depois reduziu os salários dos soldados, de modo que o exército se arrependeu do assassinato de seu antecessor. A cunhada síria de Severo, Júlia Mesa, acabou organizando uma rebelião na qual Macrino foi derrotado e morto. Após o intervalo de Macrino, a dinastia Severa continuou a governar Roma.

Júlia Mesa)

Heliogábalo (218-222)

O novo imperador tornou-se então o neto de Júlia Mesa, um miúdo com quatorze anos e um homossexual depravado. Depois de chegar a Roma, se dedicou exclusivamente a cultivar o culto de sua divindade oriental. Ele não fez nenhum esforço para adaptá-lo às instituições religiosas romanas, tornando-o fortemente hostil à classe senatorial. Ele era um sacerdote do deus do sol sírio El-Gabal, então ele era conhecido como Heliogábalo (Heliogabalus). Ele organizou orgias, atrocidades e modismos sem precedentes que mesmo os pretorianos mais duros não podiam suportar.

Herodiano afirma que “dançava em volta dos altares ao som dos mais diversos instrumentos musicais. Com ele também dançavam mulheres da sua terra natal, correndo pelos altares com chocalhos ou tambores nas mãos. Roma ficou maravilhada por quatro anos e então atirou com o seu vigésimo sétimo imperador no Tibre. Temendo pelo futuro e por toda a família, Júlia Mesa passou seu favor a outro neto, Severa Alexandre, filho de sua filha Júlia Mameia. Ambas as mulheres usaram um grande suborno para forçar os Pretorianos a assassinar Heliogábalo e sua mãe, Júlia Soémia.

Alexandre Severo (222-235)

Mesa morreu pouco depois, mas o período de "governo feminino" continuou, já que sob seu filho de dezasseis anos, Alexandre, Mameia realmente governou o império. Nos tempos de Severo, sírios influentes na corte imperial assumiram uma posição extraordinária, começando por Julia Domna, a segunda esposa de Septímio Severo. Eles vieram da cidade de Emesa, da família de Caio Júlio Bassiano, o sacerdote do deus sol local. Ela (Domna) era a filha mais nova do sumo-sacerdote Bassiano e sua irmã mais velha era Júlia Mesa, avó dos imperadores Heliogábalo e Alexandre Severo. Seus ancestrais eram os reis-sacerdotes do famoso templo de Heliogábalo. A respeito de Alexandre Severo, ele é considerado um dos melhores governantes da pró-historiografia romana. Estas família era caracterizado por uma abordagem enérgica dos problemas que estavam em seu caminho, mas Julia Domna e Julia Mameia também estavam interessadas em problemas espirituais, por exemplo, o conteúdo intelectual do Cristianismo despertou o interesse da Imperatriz Julia Domna. Na literatura histórica moderna, essas mulheres são chamadas de imperatrizes da Síria.

Posteriormente, foi dito que durante o reinado de Alexandre Severo, a influência do Senado foi revivida, mas isso é em grande parte ficção. Também é alegado que Alexandre Severo teria um retrato de Cristo em seu santuário. O falecido biógrafo antigo, alegando o testemunho do autor contemporâneo, afirma que quando os cristãos tomaram um local público e os donos da pousada alegaram que pertencia a eles, o imperador supostamente lhes enviou a resposta de que era melhor para Deus ser adorado lá do que haver um bar. Ele novamente enfatizou a declaração que tinha ouvido de judeus ou cristãos: "Tudo o que você não quiser que outros façam a você, não faça a eles!" A autenticidade destas informações não pode ser confirmada, mas sim pode haver manipulação dos dados históricos pelos cristãos. Devemos, portanto, discutir as informações sobre Alexandre Severo com cuidado, pois ele era muito bem visto pelos cristãos e círculos pró-senado que governavam a literatura romana. Na verdade, Alexandre era provavelmente um monarca dotado, mas mediano, além do mais, estava completamente à sombra de sua mãe.

Nos anos seguintes, Mameia teve que enfrentar uma ameaça de dois lados. As guerras frequentes com os romanos (especialmente a invasão de Septímio Severo) minaram o poder da dinastia parta, que acabou sendo derrubada em 223-26 DC pelo vice-rei persa Ardashir, senhor de uma grande área que se estendia do Golfo Pérsico a Isfahan, que fundou a dinastia sassânida (de acordo com o avô de Ardašír, Sasán).

Os sassânidas continuaram programaticamente a tradição aquemênida e seguiram uma política muito mais agressiva e expansionista do que os partas. O novo estado era muito mais forte e centralizado do que a Pártia e também era caracterizado por um intenso sentimento nacionalista.

O exército persa, que complementou a tradicional cavalaria blindada parta com novos nobres, era a força ofensiva mais moderna da época. Um rival desagradável surgiu em Roma, no leste, um perigo comparável à ameaça germânica no norte. Desde então, os romanos tiveram que lutar em duas frentes. Era necessário ter muitas legiões- e isso era muito dispendioso.

Em 231, Julia Mameia e seu filho foram para o leste para repelir a invasão persa na Mesopotâmia. Após duros conflitos com pesadas perdas de ambos os lados, os romanos finalmente recuperaram a província mesopotâmica. Alexandre apresentou essa vitória (pouco convincente) como um grande triunfo e a celebrou de acordo. Então Alexandre e Mameia tiveram que ir para o oeste para enfrentar a perigosa pressão dos germanos no Reno. Eles tentaram subornar os agressores, mas os oficiais romanos não gostaram, e o imperador e sua mãe perderam a vida em Mainz (em 235). Após a morte de Alexandre Severo e o fim da dinastia Severa, iniciou-se um período de anarquia e desintegração no império, que é conhecido como o período do governo dos imperadores militares.»

Antický svět
2. 4. 2015 Předchozí císař: Septimius Severus Caracalla (211 - 217) Byl jeden ze dvou synů císaře Septimia Severa , císaře který se zasloužil o vojenskou i hospodářskou, byť pouze dočasnou, stabilizaci říše. Radou otce, aby s bratrem drželi spolu, se Caracalla neřídil a nedlouho po otcově smrti dal bratra Getu zavraždit. Aby mu jeho památku nic nepřipomínalo, dal dokonce vyhladit jeho jméno z nápisů na veřejných stavbách. Byl to krutý a násilnický muž. Jeho vlastní jméno bylo Marcus Aurelius Severus Antoninus, přezdívku Caracalla dostal podle názvu keltského pláště, který s oblibou nosíval. Vítězní císařové a vojevůdci dostávali na počest svých vítězství čestná přízviska podle poražených, či podmaněných kmenů a národů (Africanus, Germanicus atd.). Traduje se, že kterýsi senátor tuto zvyklost využil k vtípku, že by Caracalla měl obdržet i titul Geticus - což se ovšem dalo vykládat jako vítěz nad kmenem Getů i jako vítěz nad Getou. Druhá rada Septimia Severa otci však už padla na úrodnou půdu. Otec tehdy synům řekl, že se mají starat o vojáky. Caracalla se skutečně začal o vojáky starat více než jiní císaři předtím a dokonce jim o polovinu zvednul žold. To těžce poškodilo stabilitu státní pokladny a Caracalla tímto razantním zvýšením výdajů zahájil ekonomickou krizi, která se říší táhla až do jejího zániku.. Roku 213, poté, co uzákonil svou vládu a vydal veledůležitý výnos Constitutio Antoniniana (o něm více níže), vytáhl do Germánie, některé kmeny porazil, některé uplatil. Pak se vydal na východ proti Parthům v touze vyrovnat se Alexandrovi Velikému . Útok na Arménii mu sice nevyšel, ale podařilo se mu posunout hranici Mezopotámie a vtrhnout do Médie. Když na půli cesty mezi Edessou a Karrhami slezl 11.dubna 217 z koně, aby ulevil bouřícím útrobám, byl proboden centurionem své osobní gardy. Vraždu zosnoval císařův prefekt Macrinus, ze strachu, že mu Caracalla usiluje o život. Na krátkou dobu se stal jeho nástupcem. V jiných oblastech se Caracalla projevil tím, že dal dostavět obrovské a nádherné lázně se spoustou vymožeností, jejichž stavbu zahájil jeho otec a které nesou Caracallovo jméno, protože je dokončil. Za jeho vlády pokračoval rozvoj práva. V této sféře učinil císař jedno závažné opatření: výnosem Constitutio Antoniniana (r. 212-13) udělil prakticky všem svobodným občanům říše statut římských občanů. Dodnes se historici přou, jestli hlavním motivem tohoto Caracallova výnosu byl fiskální efekt - zvýšit počet těch, kteří museli platit nepřímé daně z dědictví a propouštění otroků (povinné pro římské občany), či zamýšlel dovršit velikost římského lidu, pokusit se pozvednout na tradičním základě římského občanství sebevědomí a soudržnost proti sílícímu barbarskému světu. Každopádně římské občanství již nebylo lákavé tak jak kdysi, protože už století předtím se rozdíly mezi občany a neobčany stíraly. Nicméně tento výnos má své místo v procesu romanizace, protože od té doby se k římskému impériu jako svému domovu mohli hlásit obyvatelé ze všech

Tradutor: Eduardo Santos

Imagens: PINTEREST

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Dentista há 11 anos, com múltiplos outros interesses.
Gosto de História e Arqueologia
Apaixonado por História desde sempre
mora em Portugal
estudou História e Turismo
Bacharelado - SCL Ciência política & História Antiga do Oriente Médio, Faculdade Baruch (1988)
Adoro antiguidade clássica
Historiador em Universidad Jaime I (2013-até o momento)

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