quinta-feira, 13 de maio de 2021

Us x Mex.

 O que impediu os Estados Unidos de tomar o México por inteiro, uma vez que lhe subtraiu mais da metade do seu território no século 19?

Nota: Estou traduzindo a ideia geral (tentando manter o máximo de neutralidade com relação às questões ideológicas) de diversas respostas para essa pergunta no Quora em inglês, vide: https://www.quora.com/Why-did-the-US-not-annex-Mexico-after-the-Mexican-American-war?

Até se queria, mas não aconteceu por dois motivos principais:

  1. A opinião pública era contra: muitos americanos entendiam que os ideais republicanos de sua nação eram incompatíveis com uma política impearialista e, portanto, não deveriam dominar outras nações, mas também haviam vozes que, por motivos raciais, não queriam um grande influxo de mexicanos no país; e,
  2. A parte sul do México, não anexada, era densamente povoada, enquanto o norte, anexado, era quase que desabitado. Fora a questão racial mencionada acima, havia a importante questão prática de como os EUA poderiam estabelecer um domínio eficaz sobre as áreas mais populosas do México.

Um breve contexto para situar o leitor. Quando o México se tornou independente da Espanha, em 1824, surgiu o desafio de como povoar as áreas menos habitadas do país, a fim de concretizar suas reivindicações territoriais (algo parecido ocorreu com todas demais ex-colônias europeias, inclusive o Brasil). Uma das ideias, péssima, em retrospectiva, foi trazer colonos dos EUA para o que hoje é o Texas.

Em 1835, quando a região já era mais americana do que mexicana, o presidente do México, o controverso Antonio López de Santa Anna, não sendo particularmente adepto do federalismo, entrou em choque com as lideranças texanas que buscavam mais autonomia, até que estas se revoltaram e obtiveram a independência. Dez anos mais tarde, a agora República do Texas foi pacificamente anexada aos EUA, mas isso não agradou nem um pouco os mexicanos, que ainda viam o território como seu.

No ano seguinte, estouraria uma guerra de quase dois anos que acabou com a derrota completa do México e, no Tratado de Guadalupe Hidalgo, em função dos motivos acima mencionados, os EUA acabaram por exigir "apenas" um território que correspondia a praticamente toda a metade norte do México: além do Texas, os atuais estados americanos da Califórnia, Nevada, Arizona, Utah e Novo México, além de parte do Wyoming, Colorado e Kansas. Mapa a seguir.

Mapa das concessões territoriais mexicanas, cortesia Wikipedia. A parte em marrom corresponde a um território que foi posteriormente comprado do México.

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário