domingo, 16 de maio de 2021

Rei Leônidas.

 

Por que o rei de Esparta (Leônidas) decidiu trazer apenas 300 soldados para a Batalha das Termópilas em vez de milhares mais?

Ele não podia. A versão de Natal de Esparta, Carnea "o Festival de Outono", estava acontecendo na época. É considerado profano para um rei ou qualquer outra pessoa travar guerra durante este tempo, assim como é profano travar guerra contra seus companheiros gregos durante as Olimpíadas. Fazer qualquer uma dessas coisas constituiria morte por meios desonrosos.

Então ele usou um truque. Os 300 homens estavam entre sua Guarda de Honra pessoal. Então, sempre que ele está fora de Esparta, ele é obrigado a trazer alguns deles. Desta vez, ele trouxe todos para fazer uma viagem aos Portões Quentes (para lutar contra os persas).

Não é tecnicamente ilegal para ele fazer isso. Afinal, ele seria obrigado a lutar contra os persas se eles tentassem assassiná-lo ou atacar seus companheiros gregos. É por isso que no filme (o que também acontece no livro em que o filme é vagamente baseado, Portões de Fogo) ele disse o seguinte:

“Se Xerxes me assassinar, então toda Esparta irá para a guerra. Ore para que eles sejam tão estúpidos. ”

Isso teria irritado a população em geral o suficiente para que eles obrigassem as elites a desrespeitar a lei e ir para a guerra (exatamente o que fizeram).

Então o plano de Leonidas era morrer. Morra na batalha e dê à nação espartana e a toda a Grécia um grito de guerra para se unir e chutar o Hades para fora dos persas... que foi exatamente o que aconteceu.

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário