segunda-feira, 31 de maio de 2021

Poesias.

 .Ao menino JESUS de N.Senhora das maravilhas ,a quem infiéis despedaçaram achando-se a parte do peyto.

Entre as partes do todo a melhor parte

Foi a parte,em que Deus pôs o amor todo

Se na parte do peito o quis por todo,

O peito foi do todo a melhor parte.


Parta-se pois de Deus o corpo em parte ,

Que a parte ,em que Deus fiou o amor todo

Por mais partes,que façam deste todo,

De todo fica intacta essa só parte.


O peito ja foi parte entre as do todo.

Que tudo mais rasgaram parte a parte;

Hoje partem-se as partes deste todo:


Sem que do peito todo rasguem parte,

Que la´quis dar por partes o amor todo,

E agora o quis dar todo nesta parte.   Gregório de Matos.\Barroco.


.XIV.

Quem deixa o trato pastoril,amado,

Pela ingrata,civil correspondência,

Ou desconhece o rosto da violência,

Ou do retiro a paz não tem provado.


Que bem e´ver nos campos ,trasladado

No gênio do Pastor,o da inocência!

E que mal ha´no trato ,e na aparência

Ver sempre o cortesão dissimulado!


Ali respira Amor sinceridade;

Aqui sempre a traição seu rosto encobre;

Um só´trata a mentira,outro a verdade.


Ali não ha´fortuna que soçobre;

Aqui enquanto se observa e´variedade:

Oh! Ventura do rico!Oh!Bem do pobre.Claudio Manoel da Costa.\Arcádico.


Soneto.


Oh!Paginas da vida que eu amava,

Rompei-vos!nunca mais!tão desgraçado!

Ardei,lembranças doces do passado!

Quero rir-me de tudo que eu amava!


E que doudo que eu fui!como eu pensava

Em mãe,amor de irmã!em sossegado

Adormecer na vida acalantado

Pelos lábios que eu tímido beijava!


Embora-e´meu destino.Em treva densa

Dentro do peito a existência finda...

Pressinto a morte na fatal doença...


A mim a solidão da noite infinda!]

Possa dormir o trovador sem crença

Perdoa,minha mãe,eu te amo ainda.  Alvares de Azevedo.\Romantismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário