segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Magnos.

 

Alexandre, o Grande se parecia com as suas estátuas?

Bem, não havia câmeras na Grécia Antiga, então não temos fotos. Assim, o melhor que se pode fazer é julgar as esculturas e a descrição de Alexandre por fontes antigas. Como relata Plutarco, com base nas fontes primárias de que dispunha:

Os melhores registros do aspeto físico de Alexandre são as estátuas que dele esculpiu Lisipo, de modo que Alexandre decidiu que só este artista era digno de retratá-lo. Sobretudo aqueles pormenores que, mais tarde, muitos dos seus sucessores e amigos pretenderam imitar, como a pose do pescoço ligeiramente inclinado para a esquerda e o brilho do olhar, tinham sido rigorosamente representados pelo artista.[1]

Esta é uma cópia romana de uma estátua feita por Lisipo:

Além disso, há outras obras como, por exemplo, no museu Getty, uma estatueta do século 2 a.C. que é considerada uma cópia em pequena escala de outra estátua de Lisipo.

Existe também uma estátua de Alexandre feita enquanto ele estava vivo. Claro que ele era mais jovem e o artista é Leocares, não por Lisipo, e é assim que Alexandre foi retratado:

E aqui, de lado:

Outras esculturas mais modernas não são precisas, porque são mais a imaginação do artista. É claro que estátuas de mármore, especialmente quando parcialmente quebradas e sem cores, não fornecem uma visão detalhada de como a aparência de Alexandre era de fato.

Notas de rodapé

Foto de perfil de Marco Antonio Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário