sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

SHAKESPEARE E A CONDIÇÃO FEMININA.

 

.Shakespeare e a condição feminina.

Article.

This paper wants  to show how The Poet, Shakespeare faces the women condition in his time. Your female characters are different, strong , with many personalities.

Artigo.

Este texto pretende mostrar como o poeta, Shakespeare observou a condição feminina, em seu tempo. Suas personagens femininas são diferentes, fortes, mostrando personalidades diversas.

 

“A natureza criou as mulheres para domesticar os homens.”

François- Marie Arouet, Vulgo Voltaire.

 

William Shakespeare (23\4\1564-23\4\1616. Stratford-Upon-Avon),viveu no período Elizabetano e depois sob James I. Escreveu 37 peças, 154 sonetos, além de outros poemas, nos séculos XVI e XVII, textos povoados por mulheres inúmeras. A sociedade de então era totalmente patriarcal, submetendo a identidade feminina ao sexo. Por dar voz às personagens femininas,  muitos o consideram um precursor do Feminismo. Cabe lembrar que ele retratou mulheres e homens com a mesma argucia. Os papeis femininos eram representados por atores! Herança Clássica ou recurso de disfarce para confundir identidades, subvertendo a visão dominante da mulher na ocasião, sugerindo igualdade entre sexos e rompendo a limitação dos papeis femininos.

Papel feminino:

O poeta parece sugerir que a identidade social da mulher e ‘criação cultural, portanto, comportamentos  adequados à socialização que estabelece atribuições especificas, como oriundas da natureza. Essa condição e ‘revisitada pelo autor, por diversas vezes; mostrando personagens frágeis, mas, sobretudo, fortes, determinadas, inteligentes, independentes, ousadas e fluentes. Erudito e conhecedor de Literatura e Historia, Shakespeare serviu-se de fatos e textos anteriores, mudando-lhes o fulcro. A intertextualidade –“ Referencia explicita ou implícita de texto pré-existente, que o toma como modelo ou ponto de partida;” um texto que cita outro texto com o qual estabelece um dialogo”.(Julia Kristeva).

.Comedias:

Considerados textos menores por especialistas, e ‘nas comedias que o papel feminino ganha realce.

“Bem esta o que bem acaba”1623;”A comedia dos erros”1594;”O mercador de Veneza”1598;”Sonhos de uma noite de verão.”1590;”Muito barulho por nada”1598;”A megera domada.”1596;”A tempestade.”1610.;entre outras.Com humor ,o autor discute: Transgressão, Conformismo, submissão, ousadia; enfim um mosaico multifacetado para uma época em que as mulheres não tinham voz e nem ao palco podiam subir. Do enigmático ao cômico, do casto ao trágico; Modelos Romanos e Italianos.

.Históricas:

Estilo Renascentista- “Romeu e Julieta”1595;”Julio Cesar”1599;”Ricardo III “1593;”Antonio e Cleopatra”1607;entre outras. Advinda da Itália, com: Dante, Petrarca e Maquiavel; a literatura renascentista se estendeu pela Europa do Século XIV ao XVIII. Inspirado nos valores Clássicos (Greco-Romanos), e nas transformações econômicas o” Ressorgimento” deu origem a idade moderna, superando os valores medievais. Pode-se destacar aqui:

.Romeu e Julieta:

Julieta Capuleto desafia a sociedade e a própria família ao se envolver com um membro da família rival, na Verona Medieval; Romeu Montequio. Arquétipo de amor juvenil, a tradição de romances trágicos vem da antiguidade. E aqui caminha para desfecho trágico; as famílias se reconciliam, após as mortes. Mas o sentimento dos jovens permanece inalterado. Só quem ama ou já amou, sabe o que significa isto...

Júlio Cesar e Antônio e Cleópatra:

Cleópatra VII, rainha do alto e baixo Egito; ao que consta não tinha beleza física; mas sabia: Astronomia, Politica, filosofia, literatura e possivelmente de 6 a 8 idiomas, fora dialetos. Foi a única governante Ptolomaica, a se dar ao trabalho de aprender a língua de seus súditos, os Egípcios. De origem Grega, conquistou os dois Romanos mais importantes do período: Cesar e Antônio.

Possível que quisesse refazer o império de seu ancestral, Alexandre Magno. Derrotada, matou-se, segundo a tradição. Estas duas mulheres mostram: Determinação, coragem, astucia e resiliência.

.Ricardo III:

Este rei Inglês utilizou de todos os meios possíveis para atingir o trono. Conspirou, matou crianças, traiu irmãos; a peça trata de sua Ascenção sanguinária e sua vertiginosa queda. As mulheres para Ricardo III, são peças em um imenso tabuleiro...

Tragédias:

Ponto alto da arte do poeta-Período sombrio: 1600-1610.

Momento das grandes tragédias e comedias amargas;

.Hamlet-1601;narra a trajetória do angustiado príncipe dinamarquês Hamlet, suas duvidas e tormentos .Sua amada, Ofélia, enlouquece e se mata. Vários subtemas atravessam a obra: Incesto, moral, traição e vingança.

.Macbeth.1606;relato de ambição e cobiça, no qual lorde Macbeth assassina seu primo, o rei para tomar a coroa. E ‘estimulado por lady Macbeth ,que enlouquece. O local e ‘a Escócia, há ‘participação de bruxas no processo-Herança medieval...

.Rei Lear.1605;originado de antigas lendas Britânicas, um velho rei enlouquece ,após legar seu reino as 3 filhas, duas das quais o perseguem e desprezam.

.Coriolanus.1608;Caio Marcio após vencer os volscos, passa a ser chamado Coriolanus.(Tomou a cidade de Corioli);por não aceitar as determinações do Romano ,os patrícios ,temendo a plebe, expulsam-no. Herói sem pátria, se junta ao ex –inimigo ,rei Aufidio para invadir Roma. E ‘convencido pela mãe-Volumnia e pela mulher-Vergilia a desistir do intento. Retorna aos Volscos e se deixa matar pela turba que o considera um traidor.

.Otelo, o mouro de Veneza. 1603; Transita por amor, ciúme, traição e racismo. Otelo, um mouro (norte da África), esta a serviço do reino de Veneza, pela posse de Chipre contra os Turcos. No processo contrai núpcias com Desdemona, Iago um oficial subalterno, por inveja, inventa que Cassio tinha algo com a esposa do mouro, comandante geral. Um lenço e ‘usado como argumento e acaba por convencer o Mouro de que ele era traído. Ensandecido, o mouro estrangula a esposa inocente. Emília, esposa de Iago revela tudo aos demais oficiais, sendo morta por Iago. Otelo se mata, quedando ao lado da amada. Iago e ‘capturado para julgamento (e execução) e Cassio assume o lugar de Otelo.

 

Enfim, ao ler e estudar o “Bardo” fica claro que um horizonte vasto se descortina mostrando uma riqueza Psicológica e Existencial. Influenciou pensadores e escritores posteriores, como:

Arthur Schopenhauer, Sigmund Freud, Johan Goethe e Machado de Assis, para citar alguns. A dramaturgia criada pelo Inglês e ‘equiparada, muitas vezes, aos clássicos Gregos.

“Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.” Shakespeare.

.Bibliografia:

Obras completas de Shakespeare-Kindle.

.Referencia:

Anonymous-Roland Emmerich-2011. O filme discute a identidade de Shakespeare.

Autor: Marco Antônio Eustáquio Da Costa.

Graduado e pós-graduado em Psicologia.

 Mestrado em Literatura.

 Michigan and Toeffel –English.

Atualmente estudante de Direito na Universidade Universo.

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário