segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Roma x Cartago.

 

Como os romanos conseguiram derrotar Cartago?

Demorou três guerras púnicas de 264 a 146 aC para Roma prevalecer. Antes dessa, Cartago, uma colônia fenícia de 800 aC havia se desenvolvido em um império marítimo que comercializava no Mediterrâneo Ocidental nas costas do norte da África e do sul da Península Ibérica e nas ilhas da Sicília, Sardenha e Córsega. Antes do início das guerras, Cartago e Roma tinham boas relações e fizeram vários tratados ao longo dos séculos anteriores definindo suas esferas de influência e relações comerciais.

No entanto, assim que Roma conquistou a península italiana e seus povos, aproveitou a oportunidade para apoiar um levante na Sicília que quebrou o último tratado e desencadeou a primeira Guerra Púnica.

O principal motivo da vitória de Roma, por mais prolongada que fosse, foi o aumento da mão de obra. Cartago dependia de um exército e marinha mercenários. Roma tinha soldados cidadãos e auxiliares arrecadados como forma de tributo das tribos latinas da Itália. Acho que essa foi a diferença crucial.

Os cartagineses nativos não podiam aumentar sua população na mesma proporção que os romanos. Seu exército mercenário e sua marinha não puderam ser pagos quando Cartago perdeu suas minas de prata na Península Ibérica e o território da Sardenha, Córsega e Sicília. Depois que Roma fez a engenharia reversa de um navio de guerra cartaginense capturado, ela deveria construir uma marinha que pudesse dominar o Mediterrâneo.

Após a derrota de Aníbal na batalha de Zama em 202 aC, Cartago deixou de ser uma ameaça para Roma. No entanto, Roma ainda precisava ser vingada e planejou que Cartago violasse o tratado de 201 aC e devastasse a cidade e sua população em 146 aC após um cerco de três anos que encerrou a Terceira Guerra Púnica.

Para concluir, correndo o risco de simplificação excessiva, os recursos superiores de mão de obra de Roma significavam que ela poderia reconstruir seu exército e sua marinha, apesar das perdas, em maior extensão do que Cartago. O soldado romano era cidadão ou auxiliar e lutou por Roma. A maioria dos militares de Cartago lutou por salários. Em minha opinião, foi assim que os romanos conseguiram derrotar Cartago.




Nenhum comentário:

Postar um comentário