sábado, 9 de janeiro de 2021

Literatura de Língua Espanhola II.

 .Lope de Vega.(Dom Lope Felix de Vega Carpio).25\11\1562.Madrid-27\8\1635.Madrid.

Poeta e dramaturgo Espanhol.Renascimento\Barroco.Seus contemporaneos chamavam-no "monstro da natureza", (conforme Cervantes),pois escreveu mais de 1500 peças,mais de 40 mil poemas.Autor mais prolifico?.Uniu comedia e tragedia-Sombrio e Solar:" A vida imita a arte";influenciou Shakespeare. \M.O.:Arcadia.1598,Amarilis.1632. Estudou na universidade de Salamanca,serviu na invencível armada-1588,foi secretario do duque de Alba.\.Esteve exilado.Tornou-se padre apos viuvez.\Expressão maior do teatro Barroco Espanhol junto de :Tirso de Molina e Calderon de la barca.\SIGLO Di ORO.|

.Citações:

.Odeio o mau que diz que e´bom.\Os sábios quando cometem tolices são terríveis.\

.A verdade de nada se envergonha senão de estar oculta.*\

.Amizade quer dizer paciência.*\A virtude a tudo encerra e tudo falta a quem não a tem.\

.Somos o que pensamos ser.*\Na vida o riso e o pranto se misturam.*\

.O apaixonado tímido nunca e´feliz,a audácia e´o preço da felicidade.\

.Na guerra o homem precisa de motivação para viver e voltar para casa.(mulher).\    

.Os tempos mudam.\Atores tendem a exageros*\

.Eu quero tudo!\Se só´tenho o presente,não vou perder um instante.\

.Deus nos livre da inimizade dos amigos.\A quem trata com Deus,nada falta.\

.O homem e´pólvora,a mulher e´centelha.\Uma casa sem mulher não tem tormentos,nem gloria.*\

.Não ha no mundo palavras tão convincentes como as lagrimas.*\

.O verdadeiro amor só conhece a igualdade.\Nas mulheres a resolução e´difícil,a execução fácil.\

.Lagrimas de filhos são setas nos corações dos pais.*\

.Os magistrados, como as leis,devem castigar com equidade ,não com ira.\O amor e´como as mulheres,todas dizem mal e todas desejam.\

.A poesia e´a pintura dos ouvidos.Assim como a pintura e´a poesia dos olhos.*\

.Enquanto houver suspeita amorosa,o amor aumenta;quando razões fundamentam suspeita,amor e´expulso.\

.A maior vingança de quem e´prudente e´esquecer a causa da desconsideração.\O vinho quanto mais envelhece,mais calor ganha.A nossa natureza quanto mais vive,mais esfria.\

.O amor não tem escolha.\A harmonia e´puro amor,pois amor e´total concordância.\

.O amor tem entrada fácil e saída difícil.\Sempre tem o norte errado quem tem o amor por guia.\

.Os Ciumes são filhos do amor,bastardos.*\Suspiros,meias vozes da alma.\

.A ninguem se deu veneno pelo riso.\A unica razão do gosto e´o gosto.\

.A honra e´cristal puro que com um sopro se quebra.\Em amor e´sempre mais vencedor,o vencido.\

.Elena.

Os olhos de tal graça e formosura

que dão inveja ao sol e cor ao céu

e se as safiras e´natural o gelo

como incendeiam com luz pura?

Porque da modesta compostura

com que as adorna um véu de recato

nasce um desejo que derrube ao solo

o que o amor platônico procura ?

Olhais sem temor,olhos traidores

mantendo distantes os temores

com seu veneno profundo.

Matais de amor

sem saberes de amores

cheios de veneno

mais tirânicos que Nero

pois abrasais o mundo.


Isabel.

A pena e a língua,

respondendo em coro

querem ascender ao céu esplendido

onde estão os espíritos mais puros.

Que entre tais riquezas

e tesouros,nenhuma lagrima,

nem versos,nem suspiros.


Isabel.

Cobri Madrid de versos dedicados a você...


Não sei o que o amor tem 

a ver com você

Mas não posso me afastar

Quando lhe dou a alma,

prisioneiro do meu corpo fico.


Acrostico -Dom Perrenote.

Procedo a refutar cada palavra

E tendo ocasião de defender-me

Raro seria não atrever-me

Reivindicando minha fama que se lavra

Em cada verso que faço

Não me vendo sob os candeeiros

Obraria talvez não tão ligeiro

Tomem de cada linha a primeira letra

E digam se os trago decorados.


Filis\elena de osorio.

Doce Filis

se me esperas

faças o favor de ir mudando

poie e´muito se estas brincando

a muito pouco para deveras

se fias nos meus amores

aplaca as tuas chamas

e se desdenhar do meu fogo

não o atice com favores

Não e´justo que abrasar-me queiras

sem um favor de quando em quando 

poie e´muito se estas brincando

e muito pouco para deveras.


Contemplando estava Filis 

a meia-noite ,sozinha

uma vela cujo lume 

costurara uma touca

pois voejava em torno dela

uma branca mariposa.

Tomou-a em suas alvas mãos

e disse,invejosa:

o que atrai sem olhos 

e a seduz nessa luz ?

A boca com que a beijas

eo gosto com que a provas?


Elena.

Uma dama que se vende 

a quem a queira 

esta sendo leiloada 

quer compra-la?

Seu pai e´quem a vende

ainda que se cale.

Pede 20 ducados

e uma saia de tafetá

seda ou marfim.


Soneto a Isabel.

Nunca na vida 

me vi em tal aperto 

14 versos

dizem que e´soneto

brinca brincando

vão-se 3 adiante.

Pensei que nada

acharia de interessante

e estou na metade 

deste quarteto.

Mas se me desejo

no 1 terceto

nada ha nos quartetos

que me espante.

Pelo 1 terceto vou entrando

e parece que entrei

com o pê direito

pois fim,com este verso,

lhe vou dando.

Estou no segundo e ate suspeito

que vou aos 13 versos acabando

Contei senão 14,

e ja esta feito.


Isabel.

Desde que surge

a rosada aurora

ate que o velho Atlas esconda o dia.

Choram meus olhos com igual temor

como o claro sol que outros

mantenhas doura.

E desde que do Caos onde mora

sai a noite indolente e fria

ate que Vênus

outra vez a envia

volto a chamar vosso rigor,senhora

então,vem a noite e me socorre

nem o dia ma sonega e entretem

e fico no meio de extremos

tão estranhos

minha vida voa

o tempo corre

e ainda que minha esperança

em vos se mantenha

calados passam,velozmente,os anos.


Isabel.

Desmaiar-se

atrever-se ,estar furioso,

aspero,terno,liberal,esquivo,

alentado,mortal,defunto,vivo,

leal,traidor,covarde e teimoso.Não achar,fora do bom,

centro e repouso.

Mostrar-se alegre,

triste,humilde,altivo,

enojado,violento,fugitivo,

satisfeito,ofendido,receoso,

fingir o rosto

ao claro desengano,

beber veneno

por licor suave

esquecer o proveito,

amor o dono.

Crer que um ceu

no inferno cabe,

dar a vida e aalma

a um desengano,

isto e´amor.

Quem o provou o sabe.

M.







Nenhum comentário:

Postar um comentário